Jogos de ação

Por Caique Barsil, para o TechTudo


Além do modo Battle Royale, Fortnite é conhecido pelas danças dentro do jogo. As animações são inspiradas em coreografias famosas e podem ser usadas para provocar inimigos ou completar desafios. Em 2018 a Epic Games foi acusada de roubar alguns passos de celebridades, como Alfonso Ribeiro (o Carlton Banks da série Um Maluco no Pedaço) e o rapper 2 Milly. Ambos iniciaram uma disputa legal com a empresa por terem suas coreografias reproduzidas no game sem consentimento. Porém, eles não foram os únicos a se manifestarem sobre o caso. Veja, a seguir, outros famosos que criaram polêmicas pelas danças do jogo.

Fortnite é um jogo disponível no PC, PS4, Xbox One, Nintendo Switch e, na versão Fortnite Mobile para download em celulares Android e iPhone (iOS).

Fortnite - confira o gameplay do jogo

Fortnite - confira o gameplay do jogo

Donald Faison

A coreografia criada por Donald Faison é reproduzida fielmente em Fortnite — Foto: Reprodução/YouTube Robbie2k

Conhecido por seu papel como Christopher Turk na série Scrubs, Donald Faison expressou em seu Twitter sua insatisfação pelo emote 'Dance Moves', coreografia parecida com a que o ator faz em um dos episódios da série. “Querido Fortnite… Estou lisonjeado? Apesar de parte de mim pensar que eu deveria falar com um advogado”, disse.

Durante um encontro do elenco em novembro de 2018, o público pediu que o ator fizesse a sua dança, mas Faison negou dizendo que, se quisessem vê-la, deveriam jogar Fortnite, já que, segundo o ator, eles a roubaram.

Chance the Rapper

Chance the Rapper entrou em defesa dos artistas negros — Foto: Reprodução/YouTube Chance the Rapper

O rapper, cantor e compositor não é autor de coreografias presentes no jogo, mas foi ao Twitter dar sua opinião a respeito das danças criadas por artistas negros sendo utilizadas pela Epic Games sem nenhuma compensação. Segundo ele, Fortnite deveria colocar as respectivas músicas de rap por trás das danças que tanto lucram como emotes. "Artistas negros criaram e popularizaram essas danças, mas nunca as monetizaram. Nada seria mais justo do que esse dinheiro ser compartilhado com quem as fizeram", comenta.

BlocBoy JB

A dança de BlocBoy JB é outra que se tornou popular, em especial entre o público infanto-juvenil — Foto: Reprodução/YouTube ZaeHD

Outro rapper decidiu processar a Epic Games foi BlocBoy JB. O emote chamado Hype é parecido com a dança criada para o clipe da música Shoot. A coreografia também foi reproduzida por Drake no clipe de Look Alive em parceria com o rapper. O autor declarou em seu Twitter que considera espantoso quando dão créditos apenas a Fortnite por algo que não foi criado pelo jogo.

Marlon Webb

Marlon Webb é autor de um dos emotes mais populares de Fortnite, baseado em seu vídeo viral — Foto: Reprodução/YouTube The Marlon Webb Show

O comediante Marlon Webb comentou em seu canal no YouTube sobre o emote 'Best Mates', que parece com uma dança feita em um vídeo dele. “Eu estou sendo roubado. É ótimo que essa corrida seja parte de um dos maiores jogos que já foram criados. A parte errada é que eu sequer foi notificado pelo Fortnite… Esse é o meu trabalho, eu vivo disso. No fim, tudo que eu quero é um pouco de respeito por algo que eu criei”, desabafa.

Drake

Drake quis o oposto do outros exemplos citados — Foto: Reprodução/YouTube What's Trending

Nem tudo é negativo quando se trata das danças de Fortnite. Ao contrário dos exemplos anteriores, o cantor e rapper Drake declarou durante gameplay com o streamer Tyler “Ninja” Blevins na Twitch TV que tinha interesse em adicionar termos e gírias de Fortnite em suas próximas canções, sob a condição de que a Epic Games adicionasse um emote de Hotline Bling ao jogo. Hotline Bling é uma das músicas mais famosas do cantor e Drake aparece dançando em seu clipe.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Mais do TechTudo