Produtividade

Por Adriano Ferreira, para o TechTudo


Aplicativos podem ser aliados para ajudar a parar de fumar. Disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS), os serviços grátis prometem ajudar na mudança do estilo de vida com recursos para facilitar o abandono do cigarro. As ferramentas informam as vantagens de largar o tabaco, oferecem comunidades online para compartilhar as experiências, fazem estimativas de economia com o abandono do vício e trazem textos motivacionais. Além disso, é possível acompanhar o progresso ao longo do tempo.

Os interessados em parar de fumar encontram diversas alternativas no mercado como, chiclete, spray, adesivo, remédio, pastilha e chá caseiro antitabagismo. As plataformas digitais para os sistema do Google e da Apple servem como um reforço ao tratamento e não dispensam acompanhamento médico. Apesar isso, elas aplicam técnicas baseadas em estudos científicos contra recaídas. Confira na lista abaixo, preparada pelo TechTudo, algumas opções de aplicativos para deixar de fumar, como os QuitNow!, Meu último cigarro e Stop Smoking Cigarettes, por exemplo.

QuitNow! ajuda os interessados em parar de fumar — Foto: Eduardo Manhães/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. QuitNow! Quit smoking

O aplicativo grátis QuitNow! Quit smoking incentiva o usuário a abandonar o vício em cigarro ao exibir dados sobre os efeitos benéficos no corpo com a interrupção do uso da droga. Além disso, a plataforma também calcula o valor economizado ao não comprar o produto e informa quais são as substâncias tóxicas que são eliminadas ao decorrer do tempo. As primeiras mudanças podem ser sentidas na pressão arterial, frequência de pulso e temperatura das mãos e pés, que voltam a se normalizar.

O serviço está disponível para os sistemas Android, iOS e Windows Phone. Para os interessados em compartilhar as experiências do processo, o QuitNow! oferece uma comunidade interativa na qual é possível trocar informações e sugestões da nova trajetória. Os indicadores usados no processo de melhoria do app se baseiam da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Conquistas e o nível de saúde são exibidas no app Quitnow! Quit smoking — Foto: Reprodução/Adriano Ferreira

2 . Quit Smoking

Para os fumantes que sofrem com a dependência química no abandono repentino do cigarro, o Quit Smoking – para celulares Android – oferece um sistema de avanço progressivo, a fim de reduzir os possíveis efeitos colaterais ao deixar o vício. O próprio usuário indica a quantidade de cigarros consumidos no dia e, então, um limite de unidade será recomendado. A quantia de dinheiro economizado e o período de tempo mais recente sem usar a droga lícita também são exibidos. A plataforma só tem versão em inglês.

Quit Smoking faz perguntas para definir o perfil do usuário e elabora estatística das mudanças do hábito de fumar — Foto: Reprodução/Adriano Ferreira

3. Meu último cigarro

O aplicativo Meu último cigarro mostra o nível de nicotina no corpo, gráficos com dados de circulação sanguínea, saúde pulmonar e a medição de monóxido de carbono presente – gás tóxico resultante da queima do cigarro. O período de tempo sem uso também é monitorado pelo aplicativo, da mesma forma uma estimativa da economia com os gastos também é exibida. A ferramenta está disponível para o sistema operacional da Apple.

As estatísticas apresentadas se baseiam em informações científicas e trazem uma leitura sobre crises de ânsia e nicotina. No aplicativo, há diariamente exemplos motivacionais e dados médicos. Além disso, o sistema estabelece uma relação que prevê o risco de ataque cardíaco e câncer de pulmão com o aumento de expectativa de vida com o hábito de fumar.

Abandono do tabagismo pode ser incentivado por informações e estatísticas do usuário no app Meu último cigarro — Foto: Divulgação/Meu último cigarro

4. Stop Smoking Cigarettes

O registro diário contra o vício pode ser feito no aplicativo Stop Smoking Cigarettes, disponível para iOS. Na plataforma é possível fazer anotações como "Estou com vontade" e "Fumei", que servem de parâmetro para quando não foi possível resistir à dependência. O cálculo da economia com o abandono do vício é apresentado, assim como informações sobre os níveis de saúde.

Os interessados no aplicativo ainda encontram textos motivacionais e uma seção interativa, onde os usuários podem compartilhar as próprias experiências com o objetivo de aumentar o apoio no combate ao tabagismo. A plataforma oferece apenas versão em inglês.

Botões "Estou com vontade" e "Fumei" auxiliam na elaboração de um relatório para largar o tabagismo — Foto: Divulgação/Stop Smoking Cigarettes

5. Zero Cigarro

O destaque do app Zero Cigarro está em oferecer um serviço com dois perfis de usuário: "Cuidador", pessoas interessadas em ajudar dependentes a pararem de fumar e "Tabagista", aqueles que enfrentam o processo de largar o cigarro. Dessa forma, a plataforma cria uma rede de apoio, que amigos e familiares também podem fazer parte.

As funções do Zero Cigarro são baseadas em estudos internacionais sobre mCessation, importante métodos contra o tabagismo e a dependência química, com respaldo de especialistas no ramo. Além disso, na ferramenta há uma comunidade de especialistas aptos para auxiliar o processo de abandonar o vício. Para isso, é feita uma preparação com foco em prevenir recaídas por meio de mensagens motivacionais, educativas e práticas, assim como orientações para emergências e feedbacks personalizados, conforme o progresso do usuário. O app pode ser baixado nas lojas Google Play e App Store.

Zero Cigarro propicia que amigos possam usar o app para ajudar o fumante a acabar com vício — Foto: Reprodução/Adriano Ferreira

Qual é o melhor app que você tem no seu celular? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Como saber quantas calorias tem cada alimento com app grátis

Como saber quantas calorias tem cada alimento com app grátis

Mais do TechTudo