Por Flávia Magalhães, para o TechTudo


Os celulares com alta resistência são atraentes para pessoas estabanadas e para profissionais que trabalham em ambientes de risco, em que é comum ficar preocupado com a integridade do aparelho. Modelos com certificação militar prometem mais durabilidade. É o caso de produtos com a inscrição MIL-STD-810G na caixa: eles passam por quase 30 testes laboratoriais.

Nas linhas a seguir, conheça alguns dos smartphones mais resistentes do mercado. Nem todos estão à venda no Brasil, mas continuam sendo uma opção para quem tem viagem marcada ao exterior.

Samsung Galaxy S8 Active

A versão mais robusta do Galaxy S8, que leva o nome de Active, apresenta uma tela de 5,8 polegadas, câmera de 12 MP com capacidade de gravação de vídeos em 4K, câmera frontal de 8 megapixels, 64 GB de armazenamento, além de uma bateria de 4.000 mAh.

O modelo da Samsung sobrevive a altas temperaturas, poeira, vibrações, impacto e grandes variações de altitude.

Além da resistência, o modelo oferece uma bateria de 4.000 mAh — Foto: Divulgação/Samsung Além da resistência, o modelo oferece uma bateria de 4.000 mAh — Foto: Divulgação/Samsung

Além da resistência, o modelo oferece uma bateria de 4.000 mAh — Foto: Divulgação/Samsung

Motorola Moto Z2 Force

A Motorola tem em seu catálogo o Moto Z2 Force, lançado em 2017. Com tela de 5,5 polegadas, ele também conta com armazenamento de 64 GB, RAM de 6 GB, câmera dupla traseira de 12 megapixels com gravação de vídeos em 4K e frontal de 5 megapixels.

O impressionante do modelo são seus 6,1 milímetros de espessura, fator que torna o Moto Z2 Force um dos aparelhos mais finos do mercado. O certificado de resistência militar garante ao gadget uma tela inquebrável e resistência à água.

A Motorola garante que a tela do Moto Z2 Force é inquebrável — Foto: Divulgação/Motorola A Motorola garante que a tela do Moto Z2 Force é inquebrável — Foto: Divulgação/Motorola

A Motorola garante que a tela do Moto Z2 Force é inquebrável — Foto: Divulgação/Motorola

CAT S48C

A Caterpillar, conhecida por seus equipamentos e máquinas usadas em construção civil, resolveu se aventurar no mundo dos smartphones e já tem vários modelos disponíveis no mercado, alguns deles ultrarresistentes e com certificação militar, como é o caso do CAT S48C. O modelo pode não ser dos mais bonitos, já que foi pensado justamente para quem costuma utilizar as máquinas pesadas da marca.

O modelo é relativamente pequeno e simples na configuração: possui uma tela de apenas 5,0 polegadas, 4 GB de memória RAM e vem com 32 GB ou 64 GB de espaço para guardar arquivos. A câmera frontal do CAT S48C é de 13 megapixels, enquanto a frontal é de 5 megapixels.

Os elementos que chamam a atenção dos consumidores são a bateria de 4.000 mAh e a proteção exterior, feita em um plástico de 1,27 cm de espessura que ajuda a proteger o aparelho contra quedas de até 1,8 metro.

Resistência é a palavra-chave do modelo da Caterpillar — Foto: Divulgação/Caterpillar Resistência é a palavra-chave do modelo da Caterpillar — Foto: Divulgação/Caterpillar

Resistência é a palavra-chave do modelo da Caterpillar — Foto: Divulgação/Caterpillar

Outro fator interessante é que todas as entradas (como as do fone de ouvido, cartão SIM e cartão SD) são protegidas por borracha, garantindo ao telefone a classificação IP68. Isso significa que ele resiste a uma submersão em água de até 1,5 metro por cerca de 30 minutos.

CAT S61

Outro modelo da Caterpillar que merece destaque é o S61, versão mais robusta do S48C. Ele é equipado com nada menos do que uma câmera termal, sensor de qualidade do ar em ambientes fechados e medidor de distâncias a laser. O gadget também suporta altas temperaturas, resiste a vibrações e umidade.

O design diferenciado chama a atenção dos consumidores — Foto: Divulgação/Caterpillar O design diferenciado chama a atenção dos consumidores — Foto: Divulgação/Caterpillar

O design diferenciado chama a atenção dos consumidores — Foto: Divulgação/Caterpillar

Mais do TechTudo