Áudio e vídeo

Por Giulia Araújo, para o TechTudo


A Apple divulgou o novo serviço de streaming Apple TV+ em conferência na última semana. A plataforma de entretenimento audiovisual é uma versão melhorada do Apple TV, aplicativo da empresa que fornece catálogo de séries, filmes, documentários e shows. O streaming funcionará dentro do app já existente, e estará disponível para dispositivos móveis, smart TV e PCs.

O Apple TV+ busca competir com serviços de streaming como Netflix e Amazon Prime Video, e é a aposta da Apple para repetir o sucesso do iTunes e do Apple Music. A nova plataforma promete visual renovado e lançamentos de conteúdos exclusivos com artistas renomados, como Steven Spielberg e Oprah Winfrey. Confira a seguir respostas para dúvidas do Apple TV+.

Streaming Apple TV+: veja as novidades do serviço

Streaming Apple TV+: veja as novidades do serviço

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que é e como funciona o Apple TV+?

Apple TV+ é a nova plataforma de streaming de vídeos da Apple. Além de fornecer produções originais exclusivas ao usuário, ele também poderá assistir a vídeos de streamings como HBO GO e Hulu, ou acessar filmes e séries compradas no iTunes e produções de canais pagos, como a MTV Hits. A Apple defende que a proposta do Apple TV+ é a comodidade: ao assinar um canal ou streaming, o usuário não precisará baixar vários apps e nem ter senhas diferentes para cada serviço.

Para abrigar essas novas funcionalidades com a estreia do serviço de streaming, o aplicativo Apple TV receberá uma atualização gratuita prevista para maio nos Estados Unidos, e ficará disponível para download em macOS a partir de setembro. O app também terá integração com o novo serviço "Apple TV Channels", responsável pela assinatura e acesso a conteúdos de canais de TV a cabo diferentes dentro da plataforma da Apple.

Apple TV+ funcionará em novo app Apple TV para dispositivos da maçã — Foto: Divulgação/Apple Apple TV+ funcionará em novo app Apple TV para dispositivos da maçã — Foto: Divulgação/Apple

Apple TV+ funcionará em novo app Apple TV para dispositivos da maçã — Foto: Divulgação/Apple

O Apple TV+ será livre de publicidade e contará com conteúdos pagos e gratuitos de qualidade e que podem ser assistidos online e offline. A plataforma também usará a ferramenta Compartilhamento Familiar para que o usuário divida um plano do serviço com parentes, de maneira similar aos planos de telas da Netflix.

2. Quais produções estarão disponíveis?

A Apple ainda não divulgou todos os conteúdos disponíveis, mas algumas produções já foram reveladas no teaser de lançamento do serviço. A plataforma conta com a participação de uma equipe de artistas e diretores renomados como Oprah Winfrey, Jennifer Aniston e J.J. Abrams, que prometem produzir filmes e séries de qualidade. Veja conteúdos anunciados no evento:

  • Amazing Stories: a série sci-fi dos anos 80 receberá uma nova versão, recriada pelo diretor Steven Spielberg, para a estreia da plataforma de streaming. Seu enredo é focado na narração de histórias de horror e ficção que fizeram muito sucesso no século passado;
  • The Morning Show: protagonizado pelas atrizes Jennifer Aniston (Friends) e Reese Witherspoon (Big Little Lies), o seriado de comédia retrata as relações de gênero nos bastidores dos programas de TV matinais norte-americanos;
  • See: a série apresenta um futuro distópico e caótico, no qual há um surto de cegueira causado por um vírus. A produção será estrelada pelo ator Jason Momoa (Game of Thrones e Aquaman) e roteirizada por Steven Knight;
  • Toxic Labor: o documentário, produzido por Oprah Winfrey, expõe a realidade de milhares de mulheres que sofrem assédio no ambiente de trabalho.

3. Em quais dispositivos estará disponível?

O serviço Apple TV+ estará disponível para os todos os dispositivos da empresa, como iPhone, iPad, macOS, entre outros. Porém, para a surpresa dos usuários, a Apple anunciou que o serviço estará disponível também para produtos de outros fabricantes, como em smart TVs das marcas LG, Samsung, VIZIO e Sony. A mudança de posicionamento em relação à portabilidade de conteúdo é uma novidade para a companhia.

4. O Apple TV+ já está disponível?

O aplicativo não tem ainda data de lançamento, mas a previsão é que ocorra na próxima primavera do hemisfério norte (período entre os meses de setembro e dezembro). Espera-se que o Apple TV+ fique disponível para mais de 100 países.

Os valores de assinatura do serviço não foram divulgados ainda. Os preços devem ser anunciados neste ano, quando o serviço estiver disponível para os usuários. As únicas informações sobre o pagamento até o momento são que ele poderá ser feito com cartões de crédito, de débito – e, inclusive, com o Apple Card, cartão de crédito digital que poderá ser utilizado na Apple Store.

Apple TV+ é o novo serviço de streaming com produções próprias da Apple — Foto: Divulgação/Apple Apple TV+ é o novo serviço de streaming com produções próprias da Apple — Foto: Divulgação/Apple

Apple TV+ é o novo serviço de streaming com produções próprias da Apple — Foto: Divulgação/Apple

5. Apple TV+ e Netflix são rivais?

Não há dúvidas que o principal concorrente da empresa é a plataforma Netflix, líder na área de streaming. O Apple TV+ possui diversas semelhanças, como o plano família, a produção de conteúdos originais e a possibilidade de assistir a vídeos offline. Outra característica de ambos os serviços de streaming é o acesso multiplataforma, algo inédito para a Apple.

Um diferencial do Apple TV+, quando comparado à Netflix, é a disponibilidade de conteúdos de canais da TV a cabo, e a proposta de reunir em um só lugar o catálogo de outros serviços de streaming. A Netflix contava, até o final de 2018, com mais de 136 milhões de assinantes, então não é possível prever se os esforços da Apple serão suficientes para derrubar a gigante do streaming.

Via Apple, The Verge, Macworld (1 e 2)

É possível utilizar uma Apple TV 4K sem possuir iPhone? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo