Por Lucas Batista, para o TechTudo


Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) é um jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) disponível para Xbox One, PS3, Xbox 360 e PC (Steam) que conta com um modo competitivo online próprio. Em CS:GO, há um sistema de patentes que classifica os jogadores de acordo com sua habilidade e número de vitórias. Para jogar partidas ranqueadas o usuário deve atingir o nível 2 no game. Após dez vitórias na modalidade, o jogador será encaixado em uma das 18 patentes, onde a Silver I é a mais baixa e Global Elite é a mais alta.

Pouco se sabe sobre a forma que a Valve avalia os jogadores, já que a empresa prefere não revelar detalhes. O que se tem conhecimento é de que as vitórias influenciam muito no resultado. Confira, a seguir, cinco dicas para melhorar sua jogabilidade e subir de patente no game.

CS:GO é o FPS mais tradicional e popular dos esportes eletrônicos — Foto: Reprodução/Steam CS:GO é o FPS mais tradicional e popular dos esportes eletrônicos — Foto: Reprodução/Steam

CS:GO é o FPS mais tradicional e popular dos esportes eletrônicos — Foto: Reprodução/Steam

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Todas as patentes de CS:GO

Prata Ouro Mestre Águia e Elite
Prata I Ouro I Guardião Mestre I (AK I) Águia Lendária (Águia I)
Prata II Ouro II Guardião Mestre II (AK II) Águia Lendária Mestre (Águia II)
Prata III Ouro III Guardião Mestre de Elite (AK Cruzada) Mestre Supremo de Primeira Classe (Supremo)
Prata IV Ouro Mestre (Ouro IV) Exímio Mestre Guardião (Xerife) A Elite Global (Global)
Prata de Elite
Prata de Elite Mestre

Travar a mira em pontos de entrada do bombsite

Essa dica é aplicada quando se está jogando do lado dos contra-terroristas (CT) e tem que defender as entradas dos bombsites, onde os terroristas (TR) buscam plantar a bomba. Como os CTs nascem em uma distância menor para esses pontos-chaves em relação aos TRs, a tendência é de que se espalhem pelo mapa e esperem a movimentação do time atacante. Com isso, evitar a entrada dos adversários estando pronto em uma posição vantajosa para quando eles invadirem é fundamental.

Travar a mira em entradas aumenta sua chance de ganhar o confronto com o adversário — Foto: Reprodução/Lucas Batista Travar a mira em entradas aumenta sua chance de ganhar o confronto com o adversário — Foto: Reprodução/Lucas Batista

Travar a mira em entradas aumenta sua chance de ganhar o confronto com o adversário — Foto: Reprodução/Lucas Batista

A forma de se posicionar ao esperar a ação dos terroristas depende da arma que está sendo usada. Caso seja uma arma de curta-distância como uma SMG ou shotgun, é recomendável que se permaneça em algum canto próximo ao local de entrada. As assault rifles já permitem maior liberdade para alternar entre as distâncias. Com uma sniper como a AWP, mantenha a mira próxima à parede de onde se espera que venha os oponentes, mas deixe um curto espaço para que, caso o adversário invada correndo, tenha mais chances de atingi-lo. Também é aconselhado que se carregue sempre uma granada incendiária ou smoke para atrasar a entrada em situações de desvantagem numérica.

Usar headset para comunicação

O "pezinho"/"boost" exige sincronia e comunicação dos dois jogadores — Foto: Reprodução/Lucas Batista O "pezinho"/"boost" exige sincronia e comunicação dos dois jogadores — Foto: Reprodução/Lucas Batista

O "pezinho"/"boost" exige sincronia e comunicação dos dois jogadores — Foto: Reprodução/Lucas Batista

A comunicação é sempre um fator fundamental em jogos onlines. CS:GO possui diversas ações que quando realizadas em conjunto, dão vantagem para o time. Subir em outro jogador agachado permite que você atravesse áreas mais rapidamente, chegue a locais não acessíveis ou até mesmo consiga enxergar acima de granadas de fumaça. A comunicação também é fundamental no lado terrorista para combinar invasões em bombsites, que se tornam mais efetivas com auxílio de granadas de luz e smokes bem posicionadas.

Saber os nomes das localizações dos mapas

Aprenda as principais call-outs do mapa Mirage — Foto: Reprodução/Arte Gabriel Saguias Aprenda as principais call-outs do mapa Mirage — Foto: Reprodução/Arte Gabriel Saguias

Aprenda as principais call-outs do mapa Mirage — Foto: Reprodução/Arte Gabriel Saguias

Para facilitar a comunicação, os jogadores dão nomes para as posições dos mapas. Esses nomes variam desde objetos presentes no local ao nome do jogadores ou equipes. Saber as call-outs acelera a resposta de cada jogador diante de cada situação efaz com que a informação seja passada de forma mais precisa. Saber que há um adversário no "Tapete" e outro no "coldzera" pode ser decisivo em uma partida.

Andar silenciosamente perto de áreas de confronto

Andar silenciosamente em áreas de confronto ajuda a não ser notado pelos adversários — Foto: Reprodução/Lucas Batista Andar silenciosamente em áreas de confronto ajuda a não ser notado pelos adversários — Foto: Reprodução/Lucas Batista

Andar silenciosamente em áreas de confronto ajuda a não ser notado pelos adversários — Foto: Reprodução/Lucas Batista

Os sons são uma das formas de localização no CS:GO, assim como em diversos outros jogos FPS. Os passos dados pelos jogadores no game emitem sons altos, que ao usar um fone de ouvido, podem ser ouvidos à distância, entregando a posição do player. Porém, há uma forma de andar de forma silenciosa, ao segurar a tecla SHIFT enquanto caminha. Com isso, o jogador se locomove de forma mais lenta mas sem emitir som algum, o que permite que ele surpreenda adversários que esperam ouvir alguém se aproximando.

Saber como usar isso é fundamental, pois a lentidão pode ser prejudicial. Em situações onde o jogador está em um bombsite e a bomba é plantada no outro, por exemplo, a rotação deve ser feita da forma mais rápida possível. Nesses casos, não perca tempo e ande normalmente até se aproximar da zona de confronto.

Jogar com amigos

Jogar em grupo ajuda o desempenho de todos — Foto: Reprodução/Lucas Batista Jogar em grupo ajuda o desempenho de todos — Foto: Reprodução/Lucas Batista

Jogar em grupo ajuda o desempenho de todos — Foto: Reprodução/Lucas Batista

Counter-Strike é um jogo coletivo e ter um bom time é essencial para a vitória. Ainda que você jogue bem seguindo todas as dicas acima, é possível que perca se seus companheiros não colaborarem. Por isso, jogar com pessoas de sua confiança é fundamental, pois dá segurança para guardar um bombsite e garante maior sincronia de movimentos e trabalho de equipe.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Mais do TechTudo