Sistemas operacionais

Por Maria Dias, para o TechTudo


O Google prepara a próxima atualização do sistema operacional, o Android 10 (Q). A nova versão do Android é aguardada por usuários e desenvolvedores que especulam as novidades que devem ser lançadas. Entre elas estão o "Modo Escuro", para um maior conforto da visão em ambientes com pouca luz; sistema de reconhecimento facial, já usado pela rival Apple no Face ID; telas simultâneas para otimizar uso de vários apps ao mesmo tempo; e botão de emergência para casos de urgência. O lançamento do software e as funcionalidades devem ser oficializados no evento Google I/O 2019, que ocorre entre os dias 7 e 9 de maio, nos Estados Unidos.

Os mais ansiosos puderam experimentar uma primeira versão de teste do Android 10 (Q), liberada em março apenas para desenvolvedores e usuários do celular Google Pixel. Entre as novidades já conferidas na versão beta, estavam recursos adicionais de privacidade e segurança, velocidade na inicialização de aplicativos e personalização de itens de interface, como fontes, ícones e cores. Para saber mais sobre as possíveis inovações do Google, o TechTudo reuniu uma lista com dez funcionalidades aguardadas para o novo sistema operacional.

Celulares vão receber nova versão do sistema Android ainda neste ano — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Tarefas simultâneas

A fim de acompanhar a tendência do mercado de aparelhos celulares, que aposta em telas dobráveis, o Google anunciou uma melhoria no suporte para a nova tecnologia no Android 10 (Q). Com ela, é possível utilizar duas aplicações de maneira simultânea, em tela dividida. As mudanças para a próxima versão do sistema devem aperfeiçoar a função e sua usabilidade.

Outra novidade para a execução de tarefas simultâneas é a função "Bubble". Disponível na segunda versão teste do Android 10 (Q), ela permite que o usuário tenha fácil acesso a um aplicativo com o qual queira interagir, sem deixar de lado a ação em andamento no outro. Um bom uso do recurso é para a visualização de mensagens – como já ocorre com o app Messenger –, e que deve estar embutido na nova versão do sistema para qualquer outro software.

Android 10 (Q) pode trazer maior suporte para telas dobráveis — Foto: Divulgação/Google

2. Privacidade do usuário

A privacidade do usuário é um dos objetivos principais das atualizações no sistema operacional. No Android 10 (Q), isso deverá ser confirmado com as iniciativas do Projeto Strobe, divulgado pelo Google em 2018. A iniciativa estabelece novas diretrizes de proteção para uso do sistema, entre elas está a possibilidade do usuário limitar a coleta de dados de aplicativos apenas para quando estiverem ativos ou em segundo plano.

Além disso, outra expectativa é que os usuários possam ter um controle detalhado sobre a aplicação dos dados compartilhados com os aplicativos, com a autonomia de escolher quais desejam ou não dividir com outras empresas. As permissões para acessar histórico de chamadas e SMS por parte dos softwares também serão limitadas.

Usuário deverá controlar mais a proteção de seus dados no Android 10 (Q) — Foto: Divulgação/Google

3. Reconhecimento facial

Recurso disponível em celulares iPhone (iOS) desde setembro de 2017, o reconhecimento facial para desbloqueio e acesso ao aparelho é esperado no Android 10 (Q). Com base em informações vazadas da próxima versão do Android, o Google teria investido em um suporte nativo para habilitar a função. Além das alternativas de desbloqueio, é esperado que o reconhecimento facial seja utilizado para autorizar compras e acessar aplicativos.

Suposta aposta do Google em reconhecimento facial deve chegar com Android 10 (Q) — Foto: Divulgação/Google

4. Modo Escuro

O "Modo Escuro" já está presente na versão teste do Android 10 (Q) com o objetivo de trazer mais conforto para o usuário em ambientes de pouca luz. O ajuste do brilho da tela é feito automaticamente em todo o sistema, o que evita futuros problemas de visão pela exposição exagerada à luminosidade. A alternativa também é aguardada no WhatsApp em 2019 – rede social mais popular do mundo.

De acordo com o site Android Police, o uso na versão beta está incompleto e apresenta algumas dificuldades. Além das configurações terem sido removidas pelo Google, a execução do recurso pode comprometer o funcionamento de alguns aplicativos. A possível novidade já foi apresentada de forma limitada no Android 9 (Pie), última atualização do sistema operacional. A expectativa é de que o tema seja expandido para o Android 10 (Q).

Modo escuro já pode ser acessado de modo limitado no Android 9 Pie — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

5. Personalização da interface

A primeira versão beta do Android 10 (Q) também já apresenta a possibilidade do usuário definir ajustes temáticos para o sistema. A personalização pode ser feita na escolha de cores para os destaques, assim como nos formatos de ícones e fontes para textos. A ação é limitada: apenas algumas cores podem ser escolhidas (azul padrão, verde, preta e roxa) e sua incorporação à versão final da atualização não está garantida.

6. Atalhos de compartilhamento

Com o objetivo de facilitar para o usuário o compartilhamento de informações, o Android 10 (Q) deve apresentar a função "Atalho de Compartilhamento". Com ela, será possível visualizar um conteúdo e, a partir dele, abri-lo em outro aplicativo para realizar ações específicas. O recurso é parecido com os atalhos da versão da atual do Android e também deve ser exibido no menu de compartilhamento do sistema.

Atalhos de compartilhamento prometem facilitar a disseminação de conteúdo no Android 10 (Q) — Foto: Divulgação/Google

7. Modo Desktop

Uma ideia aguardada no mundo da tecnologia é a possibilidade dos sistemas operacionais de celulares mostrarem uma versão desktop nativa. A Samsung foi pioneira no experimento e trouxe à interface do Galaxy Note 9 um comportamento limitado, semelhante ao de um computador. Aparentemente, o Google também está desenvolvendo aplicações nesse sentido e, por isso, a expectativa é de que o Android 10 (Q) entregue um suporte nativo para interface desse tipo.

O indício de que a funcionalidade pode estar a caminho vem da nova versão teste do software, liberada apenas para desenvolvedores. Eles conseguem acessar uma opção que força o modo experimental de desktop em telas secundárias. Para ser ativada, a função ainda requer implementação de um código.

8. Deep Press

Um desenvolvedor identificado como Till Kottmann (@deletescape) utilizou sua conta no Twitter durante esta semana para divulgar um possível novo recurso do Android 10 (Q): o Deep Press. A funcionalidade é basicamente um 3D Touch, semelhante ao implementado pela Apple em 2014.

Não se sabe exatamente o objetivo principal da funcionalidade para a nova atualização do sistema, mas especula-se que o uso seja parecido ao realizado pela concorrente. A informação não é oficial e foi divulgada pelo desenvolvedor com base em códigos identificados em versões prévias do sistema Android.

Touch ID já é recurso em iPhone desde 2014; usuários aguardam função semelhante no Android 10 (Q) — Foto: Divulgação/Apple

9. Câmera

O efeito "Dynamic Depth" deve ser aplicado de forma nativa pela câmera do Android 10 (Q). Dessa forma, o software irá oferecer funções que já apliquem efeitos de profundidade e fundo borrado às imagens. A tecnologia consiste em um JPEG combinado aos metadados de mapeamento de profundidade – alternativa já usada por apps de edição de imagens com a mesma intenção. Ao ser incorporado ao mecanismo de captura, a função entrega ao usuário resultados ainda melhores que os aplicativos de edição.

Aplicativo de câmera deverá apresentar efeitos de profundidade e fundo borrado no Android 10 (Q) — Foto: Divulgação/Google

10. Botão de emergência

Um recurso presente na versão de teste do Android 10 (Q) é a nova forma de disponibilizar informações ou realizar chamadas de emergência. Quando o usuário pressiona o botão de ligar/desligar o aparelho é possível ver uma seção no menu que indica "Emergência". Ao acessar, é exibido um discador na tela, além de uma barra superior para que sejam preenchidas informações sobre si, como medicação, alergias, contatos etc. O objetivo da funcionalidade é facilitar ações em casos urgentes.

Via XDA Developers (1 e 2), Android Police e TechRadar

Como baixar Fortnite em celulares com Android

Como baixar Fortnite em celulares com Android

Mais do TechTudo