Por Thomas Schulze, para o TechTudo


Game of Thrones, o seriado de sucesso que adapta os livros de George R.R. Martin, também inspirou diversas adaptações para videogames. É possível encontrar jogos oficiais em versões para PC, Android, iOS, como Game of Thrones Conquest, e também nos consoles de mesa Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One, como o novo Reigns Game of Thrones. Conheça todos os jogos inspirados nas Crônicas de Gelo e Fogo na lista completa:

A Game of Thrones: Genesis

Em 2011, a desenvolvedora Cyanide lançou o primeiro jogo oficial de Game of Thrones exclusivamente para computadores, mas com uma pegadinha: ele é inspirado na série literária, não no seriado de televisão. Isso torna o jogo de estratégia em tempo real ainda mais interessante, já que ele expande alguns elementos citados apenas por alto nos livros.

Os jogos oficiais de Game of Thrones: A Game of Thrones Genesis — Foto: Divulgação / Cyanide

São 20 missões ao todo, com participação das principais casas da saga, como Lannister, Baratheon, Stark e Martell. Seu gameplay é profundo e oferece vastas opções táticas, o que o torna mais centrado no pensamento crítico do que na perícia em combates. Até hoje é um dos melhores jogos da franquia.

Game of Thrones

O primeiro jogo que tentou adaptar a série de televisão foi lançado em 2012 para PC, PlayStation 3 e Xbox 360 pela Atlus. Apesar da presença dos atores James Cosmo (Jeor Mormont) e Conleth Jill (Varys), e da trilha sonora original do seriado, o game conta uma nova história que corre em paralelo aos eventos mostrados na televisão.

O RPG de ação coloca o jogador no controle de Alester Sarwyck e Mors Westford enquanto a primeira temporada se desenrola ao fundo, o que é uma ideia interessante no papel. O problema é que as mecânicas de ação e uma câmera problemática, aliadas ao design sem inspiração dos mapas, tiram quase toda a diversão do game.

Os jogos oficiais de Game of Thrones: Game of Thrones — Foto: Divulgação / Atlus

Game of Thrones Ascent

O título mais social e casual da lista foi lançado para Android, iOS e também navegadores de internet através do Facebook em 2013 pelo estúdio Disruptor Beam. Como bom jogo social, a ideia é que o jogador crie o seu próprio avatar para entrar em Westeros, determinando o sexo, nome e visual do novo cavaleiro.

Há muitos diálogos e possibilidades espalhados pelo mapa, que inclui centenas de missões diferentes. Conforme os requisitos são cumpridos, os pontos de experiência obtidos são trocados por novas habilidades políticas, traços e personalidade e força para impor sua vontade por todos os sete reinos.

Os jogos oficiais de Game of Thrones: Game of Thrones Ascent — Foto: Divulgação / Disruptor Beam

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Game of Thrones Season 1

Depois de adaptar com sucesso a franquia The Walking Dead para os videogames, a Telltale Games também lançou um adventure inspirado na série The Game of Thrones em 2014. Foram seis episódios lançados em 2014 para Android, iOS, PC, PlayStation 3, PS4, Xbox 360 e Xbox One. Como de praxe, o jogador deveria escolher entre diversas opções de ação e diálogo para moldar sua própria história.

A história é focada na até então pouco explorada família nortenha Forrester, que se vê obrigada a interagir com os principais personagens da série em meio às tramoias políticas. A falta de inovação foi um problema na fórmula, que já mostrava sinais de desgaste, e a segunda temporada do game foi cancelada com o encerramento das operações da Telltale em 2018.

Os jogos oficiais de Game of Thrones: Game of Thrones Season 1 — Foto: Divulgação / Telltale Games

Game of Thrones Conquest

O mais popular jogo de Game of Thrones em atividade no momento de publicação deste texto, Conquest foi lançado em 2017 pela WB Games em versões para Android e iOS com download grátis. Apesar do título, o jogo é apenas uma nova skin de outro título para celulares, o Game of War, que foi adaptado com os temas e personagens de Game of Thrones.

Apesar de exigir um celular parrudo para ter boa performance, o jogo sofre com alguns bugs e problemas de otimização mesmo nos aparelhos mais modernos. Ainda assim, os combates táticos divertem e a presença de centenas de ilustrações oficiais tornam o pacote interessante para fãs da série.

Os jogos oficiais de Game of Thrones: Game of Thrones Conquest — Foto: Divulgação / WBGames

Reigns: Game of Thrones

O mais novo jogo de Game of Thrones, Reigns foi lançado pela Devolver Digital originalmente para PC, iOS e Android em 2018, e então portado para o Nintendo Switch em 2019. De forma bastante inusitada, seu gameplay remete ao aplicativo de paquera Tinder, com o arrastar da tela confirmando ou negando suas decisões.

Totalmente em português, o jogo é bem focado na leitura e tomada de decisões, e sua interface às vezes pode ser um pouco confusa, com deslizes errados colocando tudo a perder. Ainda assim, há muito fan service e uma história totalmente original para agradar os leitores das Crônicas de Gelo e Fogo.

Os jogos oficiais de Game of Thrones: Reigns: Game of Thrones — Foto: Divulgação / Devolver Digital

Mais do TechTudo