Sistemas operacionais

Por Gabrielle Ferreira, para o TechTudo


A Microsoft celebra 44 anos de história nesta quinta-feira (4). A empresa pioneira no mercado de tecnologia e software é responsável pela criação de produtos e serviços altamente difundidos no mercado, como Xbox 360 e o Pacote Office.

Para 2019, a Microsoft promete novos lançamentos que devem revolucionar o mercado tecnológico. Dentre eles estão, por exemplo, o Projeto XCloud, o novo console Xbox S e o navegador Edge baseado em Chromium. Confira a seguir as previsões de anúncios para os próximos anos da Microsoft.

Empresa criadora do Windows completa 44 anos de vida — Foto: Divulgação/Microsoft Empresa criadora do Windows completa 44 anos de vida — Foto: Divulgação/Microsoft

Empresa criadora do Windows completa 44 anos de vida — Foto: Divulgação/Microsoft

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Edge em base Chromium

Conhecido por seu navegador próprio padrão, o Microsoft Edge dará lugar a um novo navegador com base em Chromium, o Edge Chromium. Criado por meio de uma base aberta em que todos os usuários possuem acesso ao seu código base, o navegador será muito parecido com seu rival Google Chrome, ao mesmo tempo que manterá as já conhecidas ferramentas e o visual do Edge.

Buscando acabar com o domínio do Google, que é dona e desenvolvedora da base Chromium, a Microsoft usará o mesmo trunfo da rival: código aberto. A fim de trazer mais rapidez, segurança e eficiência na sua usabilidade, a novidade já se encontra em fase de testes e pode ser lançada a qualquer momento. Todos os usuários poderão ter acesso ao browser, independente de seu software.

Outra novidade do navegador será um maior suporte a adição de extensões. Uma grande lacuna foi criada no Edge em relação às extensões, uma vez que uma mínima quantidade delas podia ser encontrada para uso. Na nova versão do Edge terá uma biblioteca gigantesca para o incremento dessas funcionalidades, tendo até suporte para acesso às extensões originárias do Chrome, na Chrome Web Store.

Edge ganhará nova plataforma baseada em Chromium — Foto: Zingara Lofrano/TechTudo Edge ganhará nova plataforma baseada em Chromium — Foto: Zingara Lofrano/TechTudo

Edge ganhará nova plataforma baseada em Chromium — Foto: Zingara Lofrano/TechTudo

2. Windows Defender para macOS

O antivírus do Windows está passando por atualizações. Futuramente, o programa deve ser distribuído para o macOS e, eventualmente, para outras plataformas. Ao passo que a Microsoft continua buscando por mais espaço e notoriedade, uma de suas investidas é se aproximar cada vez mais de outros softwares, além do Windows.

Passando a ser comercializado com o nome de Microsoft Defender ATP, o protetor de malwares classificará seus clientes em "Para Mac" e "Para Windows", criando, dessa forma, ferramentas e disponibilidades individuais para cada software. Há rumores de que o Defender reconhecerá malwares oriundos do Windows, a fim de evitar que usuários do Mac os espalhem para a outra plataforma por meio de mensagens ou compartilhamentos de dados através da rede.

O antivírus oficial da Microsoft é muito bem avaliado por seus usuários. — Foto: Divulgação/Microsoft O antivírus oficial da Microsoft é muito bem avaliado por seus usuários. — Foto: Divulgação/Microsoft

O antivírus oficial da Microsoft é muito bem avaliado por seus usuários. — Foto: Divulgação/Microsoft

3. Fim do Windows 7

Completando dez anos de existência em 2019, o Windows 7 está próximo de seu fim. O software, que até 2018 era o mais utilizado do mundo, não receberá mais atualizações e suporte gratuito da Microsoft a partir de 14 de janeiro de 2020. O prazo será estendido ate 2022 para os usuários que desejarem pagar por esse suporte técnico.

A partir de 18 de abril, começará a ser emitida uma notificação da Microsoft para todos os usuários do Windows 7, recomendando que o dispositivo seja atualizado para o Windows 8 ou superiores. A empresa anunciou que passará a concentrar seus investimentos apenas na sua versão mais recente, o Windows 10.

O Windows 7 foi o sistema mais utilizado no mundo. — Foto:  Divulgação/Microsoft O Windows 7 foi o sistema mais utilizado no mundo. — Foto:  Divulgação/Microsoft

O Windows 7 foi o sistema mais utilizado no mundo. — Foto: Divulgação/Microsoft

4. Projeto XCloud

A Microsoft está empenhada no lançamento do XCloud, um projeto no qual celulares e tablets ganharão suporte para rodar jogos do Xbox One. A novidade já foi confirmada pela empresa e se encontra em fase de testes finais, podendo ser lançada ainda em 2019. A empresa argumenta que a finalidade do projeto não é a de substituir os consoles, e sim de trazer uma oportunidade de jogo para os usuários que não os possuem.

Será montado um servidor da Microsoft para rodar os jogos online em uma plataforma de streaming própria para isso. Para jogar, basta conectar um controle do Xbox One ao celular via Bluetooth. Porém, caso o usuário não possua o joystick, é possível usar o serviço por meio de botões virtuais na tela dos dispositivos.

A Microsoft exibiu em março uma demonstração do projeto em ação: um celular Android rodando o jogo Forza Horizon 4. O Projeto XCloud, apesar do vídeo demonstrativo, ainda não possui previsão de lançamento.

Jogue jogos do Xbox One no seu celular com o Project XCloud. — Foto: Divulgação/Microsoft Jogue jogos do Xbox One no seu celular com o Project XCloud. — Foto: Divulgação/Microsoft

Jogue jogos do Xbox One no seu celular com o Project XCloud. — Foto: Divulgação/Microsoft

5. Novo console Xbox S

Após quase seis anos do lançamento do Xbox One, a Microsoft está cada dia mais perto de lançar seu novo console. A nova geração de videogames vem sendo alvo de diversos rumores, como sua data de lançamento, nome e especificações. Nenhuma novidade ainda foi confirmada oficialmente.

A empresa busca recuperar sua posição frente a frente na batalha de vendas com sua rival Sony — empresa responsável pelo PlayStation. Para tal, diversas novidades e funcionalidades vêm sendo esperadas pelo público – a começar por seu lançamento, que deve ocorrer já no próximo ano, juntamente com sua concorrente. Há rumores de que a equipe responsável pelo console planeja lançá-lo ao mesmo tempo que o PlayStation 5.

Xbox Scarlett (S) é o codinome que vem sendo utilizado para se referir ao novo dispositivo. Há indícios de que a nova geração pode se chamar Xbox Two, sendo essa uma sequência do Xbox One. Porém, ao ser analisado o fato do Xbox One ter sido lançado como sucessor do Xbox 360, essa possibilidade não parece a mais provável. O nome oficial deve ser divulgado ainda em 2019, por meio de um pronunciamento oficial da Microsoft.

Xbox ganhará versão superior em 2019 — Foto: TechTudo/Anna Kellen Bull Xbox ganhará versão superior em 2019 — Foto: TechTudo/Anna Kellen Bull

Xbox ganhará versão superior em 2019 — Foto: TechTudo/Anna Kellen Bull

Seguindo a linha de seu antecessor, há especulações de que o Xbox S terá três opções distintas de consoles, cada uma com especificações e públicos-alvos diferentes. Espera-se o lançamento de uma versão mais potente, denominada até agora Anaconda, com tecnologia e gráficos mais poderosos. O Xbox Lockhart, equivalente ao Xbox One S, com menos poder e com um valor mais acessível.

Vale lembrar que todas as informações divulgadas até o presente momento são oriundas de rumores e especulações. É esperado que a Microsoft venha a público, ainda em 2019, para confirmar ou negar tais notícias, além de dar detalhes oficiais sobre nomes, data de lançamento e as tecnologias utilizadas em sua nova geração de consoles.

Como fazer o Windows 10 reconhecer o som pelo cabo HDMI? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Xbox One X: cinco destaques do console da Microsoft

Xbox One X: cinco destaques do console da Microsoft

Mais do TechTudo