Celulares

Por Kamila Muniz, para TechTudo


Quem é louco por tecnologia está sempre de olho nos lançamentos, o que faz com que a competição entre fabricantes de celulares esteja sempre a todo vapor. A vontade de inovar é tanta que ideias aparentemente malucas são patenteadas para que nenhum concorrente possa lançá-la antes. Nas linhas a seguir, conheça alguns exemplos das esquisitices que comprovam a criatividade de profissionais do setor: são os protótipos e as patentes mais bizarros do mundo.

1. Celular com telas deslizantes

As câmeras retráteis não são a única ideia curiosa da Oppo. Segundo o site especializado Let's Go Digital, a fabricante chinesa é responsável pela patente dos modelos Pop-Up e Side-Slider. Ambos possuem duas telas que podem ser usadas como uma extensão na hora de ver um vídeo, por exemplo, a diferença é o modo com que elas aparecem.

Diferentemente da câmera que surge como um pop-up, as telas podem aparecer na parte de cima do celular, o que pode ser útil para assistir algo enquanto o display padrão serve como um controle. Na versão Side-Slider a tela arrasta para o lado esquerdo e se assemelha aos telefones com teclados físicos retráteis.

Oppo patenteia modelos com duas telas. — Foto: Divulgação / Let'sGo Digital

2. Elfoid, o smartphone robô

O Elfoid é celular e robô ao mesmo tempo, criado pelo roboticista japonês Hiroshi Ishiguro, capaz de detectar a presença humana. Ele é capaz de reproduzir os movimentos de corpo e cabeça, além da voz, em uma ligação com os seus amigos através de seu design que se assemelha a um feto humano. O modelo faz parte de uma pesquisa da equipe do professor Ishiguro e nunca foi colocado à venda.

Hiroshi Ishiguro e sua criação, Elfoid. — Foto: Divulgação / Universidade de Osaka e Instituto Internacional de Pesquisa em Telecomunicações Avançado

3. Celular com câmera de 16 sensores

Muito além das cinco câmeras do LG V40 ThinQ, uma patente prevê um celular com 16 sensores na parte traseira. A ideia é que as câmeras fiquem posicionadas dentro de uma matriz curvada de 4x4 e permita fotos com diversos ângulos diferentes. Apesar da inovação, não há previsão de disponibilização comercial da tecnologia.

Patente da LG com 16 lentes gerou estranheza. — Foto: Divulgação / Let'sGo Digital

4. Smartphone redondo

E se os celulares fossem redondos? Essa é a proposta do Runcible. O smartphone é disposto em uma base circular e faz ligações, tira fotos, entre outros recursos. O telefone ainda conta com Firefox OS, suporte a redes Wi-Fi e 3G.

Runcible é uma mistura de smartwatch, smartphone e relógio de bolso. — Foto: Isadora Díaz/TechTudo

5. RoboHon

Fãs de ficção científica podem ter o seu celular em forma robô. Essa é a aposta da Sharp com o RoboHon, que criou um telefone que anda, fala dança e ainda faz ligações. O aparelho é comandado por voz, mas possui uma tela touchscreen para os usuários que preferem o toque à voz.

RoboHon da Sharp é robô e celular ao mesmo tempo. — Foto: Divulgação / Sharp Corporation

Mais do TechTudo