Produtividade

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


A busca por emprego pode ser mais fácil com a ajuda de aplicativos de celular, como Catho, LinkedIn e InfoJobs. As ferramentas disponíveis para Android e iPhone (iOS) disponibilizam vagas de trabalho em diversas áreas do mercado. Dessa forma, o trabalhador pode cadastrar seu currículo e fazer contato com as empresas nas quais deseja se candidatar a um posto. As plataformas têm download grátis nas lojas Google Play e App Store e permitem encontrar propostas em todo o país, de acordo com a área de atuação do usuário.

Para aumentar as chances de colocação por meio dos apps, o indicado é registrar todos os seus dados pessoais, formação estudantil e experiências profissionais anteriores. A medida garante uma análise detalhada do perfil por parte das companhias. Confira, a seguir, uma lista preparada pelo TechTudo com seis aplicativos direcionados para encontrar vagas de emprego pelo celular.

Aplicativos encontram vagas de emprego pelo celular — Foto: Bruno Soares/TechTudo Aplicativos encontram vagas de emprego pelo celular — Foto: Bruno Soares/TechTudo

Aplicativos encontram vagas de emprego pelo celular — Foto: Bruno Soares/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. VAGAS

O aplicativo VAGAS é grátis e sincroniza todas as informações do site de mesmo nome — caso o trabalhador não tenha cadastro, é preciso criar uma conta para conseguir acessar. Pelo celular, é possível preencher o currículo completo, adicionar uma foto e pesquisar por vagas em todo o país. O sistema de busca permite filtragem por cargo, empresa, localização ou por código de identificação da própria plataforma. As oportunidades são ofertadas com as atribuições que a vaga requer, a descrição do perfil de profissional desejado e os requisitos necessários para investir na candidatura.

App Vagas mostra histórico de evolução de cada candidatura — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes App Vagas mostra histórico de evolução de cada candidatura — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

App Vagas mostra histórico de evolução de cada candidatura — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

O app mostra o histórico detalhado de cada candidatura do usuário, em formato de linha do tempo. Isso permite checar se a empresa visualizou o currículo ou se deu algum retorno sobre uma possível seleção, seja positivo ou negativo. Uma aba específica possibilita salvar buscas relacionadas a algum cargo e, assim, economizar tempo na procura por emprego.

2. Indeed

Indeed permite pesquisar vagas de emprego e filtrar por jornada de trabalho — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Indeed permite pesquisar vagas de emprego e filtrar por jornada de trabalho — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Indeed permite pesquisar vagas de emprego e filtrar por jornada de trabalho — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Para procurar vagas no Indeed não é preciso se cadastrar, pois o app exibe as oportunidades de forma gratuita para qualquer usuário. Desta forma, basta digitar o cargo almejado e a localização para que sejam exibidas as opções disponíveis. No entanto, se o usuário encontrar uma vaga que se encaixe no seu perfil, será necessário abrir uma conta para preencher o currículo e se candidatar. Os interessados podem filtrar as vagas disponíveis entre emprego efetivo, temporário, estágio, autônomo, aprendiz e outros.

As oportunidades são exibidas em um layout simples e indicam as responsabilidades que o empregado terá e os requisitos necessários para investir na vaga. As empresas anunciantes podem ser avaliadas pelos usuários em um sistema de uma a cinco estrelas, que representam o nível de satisfação dos empregados em trabalhar naquela companhia. Este indicador também pode ser levado em consideração pelo usuário ao se candidatar.

3. InfoJobs

InfoJobs encontra vagas de emprego de acordo com a área profissional desejada — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes InfoJobs encontra vagas de emprego de acordo com a área profissional desejada — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

InfoJobs encontra vagas de emprego de acordo com a área profissional desejada — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

A página inicial do InfoJobs permite fazer uma pesquisa por vagas de emprego, a partir do cargo desejado, da localização ou da área profissional — o app mostra opções pré-determinadas como "Administração", "Comunicação", "Vendas" e "Engenharia", o que facilita na hora da pesquisa. O usuário tem acesso à data em que a oportunidade foi publicada para evitar se cadastrar em vagas antigas ou que já foram preenchidas.

Para se inscrever na vaga, os candidatos precisam fazer um cadastro no aplicativo e realizar o login para preencher o currículo. O trabalhador pode investir em algumas vagas de forma gratuita, mas outras, consideradas exclusivas, requerem a Conta Premium que custa a partir de R$ 33,90 mensais.

4. Catho

Aplicativo da Catho permite pesquisar vagas de acordo com salário almejado — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Aplicativo da Catho permite pesquisar vagas de acordo com salário almejado — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Aplicativo da Catho permite pesquisar vagas de acordo com salário almejado — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Uma das plataformas de emprego online mais conhecidas do país, a Catho também tem um aplicativo para celulares com sistema do Google e da Apple. Além do cargo e da localização, o usuário pode determinar o valor do salário desejado para encontrar vagas de acordo com seu perfil, e ainda marcar as opções como favoritas para encontrá-las mais rápido posteriormente. O sistema também mostra o tempo que a empresa anuncia na plataforma e quantos empregos ela já gerou, com o objetivo de assegurar a credibilidade da companhia.

É possível usar o aplicativo gratuitamente, sem login. A conta no serviço é exigência para os interessados em se candidatar a uma vaga. O plano custa partir de R$ 84,90 por mês – há teste grátis por 30 dias. Os planos pagos também oferecem consultoria profissional para a carreira, programa de benefícios em estabelecimentos e cursos exclusivos. Para acessar, basta usar dados do e-mail ou a conta do Facebook.

5. TAQE

TAQE é o "Tinder do emprego" pois oferece um sistema de combinação parecido com a rede de paquera — Foto: Divulgação/TAQE TAQE é o "Tinder do emprego" pois oferece um sistema de combinação parecido com a rede de paquera — Foto: Divulgação/TAQE

TAQE é o "Tinder do emprego" pois oferece um sistema de combinação parecido com a rede de paquera — Foto: Divulgação/TAQE

Com uma interface semelhante a redes de relacionamentos do estilo Tinder, o TAQE – Vagas de Emprego dá um "match" entre candidato e vaga de emprego. A plataforma exibe vagas de emprego com o objetivo de encontrar os perfis mais adequados para elas. Para isso, o software analisa os profissionais por meio da aplicação de testes de personalidade, lógica, português, entre outros assuntos. A partir de um sistema de pontuação, o usuário pode desbloquear mais vagas e novas funções, conforme as atividades realizadas na plataforma. O serviço também auxilia na preparação do candidato com aulas, testes vocacionais interativos e dicas sobre recursos humanos (RH).

6. LinkedIn

LinkedIn encontra vagas de acordo com o perfil do usuário — Foto: Divulgação/Linkedin LinkedIn encontra vagas de acordo com o perfil do usuário — Foto: Divulgação/Linkedin

LinkedIn encontra vagas de acordo com o perfil do usuário — Foto: Divulgação/Linkedin

Além de criar network, a rede social profissional mais famosa do mundo também tem uma seção que oferece um catálogo de vagas de emprego no app para celular. Para isso, o LinkedIn utiliza as experiências inseridas no seu perfil e exibe as oportunidades disponíveis na sua região, com a possibilidade de abranger outras cidades. A ferramenta inclui filtros como nível de experiência, formato de trabalho, função, entre outros. Além disso, também é possível encontrar vagas ao acessar os perfis das empresas — uma aba na página de cada companhia reúne todos os processos seletivos oferecidos por ela naquele momento.

Como se apresentar no LinkedIn? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

Como cadastrar a CNH Digital e ativar no portal de serviços

Como cadastrar a CNH Digital e ativar no portal de serviços

Mais do TechTudo