Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O Sexgame (Jogo de Sexo para Adultos) foi destaque entre os leitores do TechTudo no mês de abril. O game para celulares Android e iPhone (iOS) reúne desafios eróticos que prometem apimentar a relação dos casais. Já os interessados na versão digital de documentos pessoais levaram o assunto para a segunda posição dos mais lidos na editoria de aplicativos. A matéria explica a possibilidade de obter carteira de habilitação, CRLV, título de eleitor e carteira de trabalho de forma oficial e grátis pelo celular, em substituição ao documento de papel.

A nova forma de pagamento da Uber, por meio de vouchers, e o app de navegação TomTom Go Brasil também despertaram a curiosidade. Além disso, ficaram em evidência as curiosidades sobre o Apple Card e os prováveis recursos do Android 10 (Q), novo sistema do Google que tem previsão de lançamento para o mês de maio. Confira a seguir, os assuntos relacionados a aplicativos de celular mais lidos no TechTudo em abril.

Aplicativo que promete melhorar a vida sexual dos usuários chamou atenção do público — Foto: Amanda de Almeira/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Jogo para adultos

A matéria mais lida de abril ensinou como usar o Sexgame (Jogo de Sexo para Adultos), que oferece jogos eróticos com o objetivo de apimentar a relação entre os casais. O jogador deve informar o gênero e orientação sexual dos envolvidos e, a partir disso, obedecer às ordens do serviço como fazer massagens, dar beijos em locais específicos do corpo ou fazer um striptease. O game é grátis para os sistemas operacionais do Google e da Apple, mas traz uma versão paga com recursos exclusivos por R$ 18,90.

2. Documentos digitais disponíveis no Brasil

Documentos como a CTPS possuem versões digitais oficiais para usar no celular — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Alguns documentos ganharam versões digitais oficiais que podem ser usadas no dia a dia e têm o mesmo valor da opção impressa. Atualmente, estão disponíveis para uso em smartphones a CNH Digital, o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV), a Carteira de Trabalho e Previdência Social e o Título de Eleitor (e-Título). Essa lista preparada pelo TechTudo mostrou como funcionam os documentos e o que fazer para obtê-los. Todas as opções são autorizadas pelos órgãos regulamentadores e prometem otimizar o tempo do usuário.

3. Rival do Waze e Google Maps ganha espaço no Brasil

Rival do Waze e Google Maps, TomTom Go Brasil tem funções exclusivas — Foto: Divulgação

O TomTom Go Brasil é um aplicativo de navegação para Android concorrente de opções mais famosas, como Waze e Google Maps. O conteúdo publicado em abril exibiu algumas funções interessantes do app, como o Radar de Velocidade que, além da localização do pardal, indica também o limite de velocidade estipulado pelo equipamento. A ferramenta também mostra no mapa as vias que estão mais engarrafadas, mesmo sem o usuário informar um trajeto.

4. Uber Voucher

Nova forma de pagamento do Uber usa vouchers e é focado nas empresas — Foto: Divulgação/Uber

Em abril, a Uber passou a oferecer uma nova forma de pagamento de corridas: o Uber Voucher, disponível para empresas. O serviço de transporte permite que as viagens dos funcionários sejam custeadas pelas empresas por meio de um cupom de desconto. Além de administrar o pagamento, as firmas conseguirão acompanhar a corrida dos colaboradores, poderão definir data de expiração e destinos válidos para as viagens da modalidade.

5. Uber vai banir perfis por mensagens impróprias

Uber: conversas entre motoristas e usuários serão analisadas caso palavras impróprias sejam enviadas pelo chat — Foto: Divulgação/Uber

O serviço de transporte também anunciou que passará a banir de maneira permanente passageiros e motoristas que enviarem mensagens impróprias no chat. A ação da Uber tem o intuito de manter um ambiente saudável dentro da plataforma e proibir comportamentos discriminatórios, violentos, ofensivos ou condutas sexuais. Para identificar os perfis que cometerem essas infrações, a Uber vai usar um sistema de palavras-chaves no bate-papo.

6. Os apps mais baixados de 2019

TikTok está na lista de apps mais baixados no primeiro trimestre de 2019 — Foto: Divulgação/TikTok

Um levantamento feito pela SensorTower, empresa de economia de mercado especialista em aplicativos, concluiu que o WhatsApp foi o campeão de downloads no primeiro trimestre de 2019 com mais de 200 milhões de instalações em aparelhos com Android e iPhone. As redes sociais Facebook, Messenger e TikTok também aparecem na lista. A pesquisa foi feita levando em consideração números das lojas oficiais App Store e Google Play.

7. Documento Nacional de Identificação

Documento Nacional de Identificação (DNI) deve ser lançado em 2020 — Foto: Divulgação/TSE

A matéria sobre o funcionamento do Documento Nacional de Identificação (DNI) também interessou aos leitores do TechTudo e ficou na sétima posição das mais lidas da editoria de aplicativos. O serviço vai unificar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), Título de Eleitor e certidões de nascimento e casamento para que sejam acessados de forma oficial pelo celular. A plataforma está sendo desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e poderá ser baixada em smartphones, tablets e smartwatches com sistemas operacionais Android e iOS. A implementação do DNI pelos órgãos governamentais tem previsão de lançamento para março de 2020.

8. Novo Android tem novidades

Modo escuro deve chegar ao Android 10 (Q) — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Com lançamento previsto para maio, o Android 10 (Q) está em fase de preparação pelo Google. A nova versão do sistema poderá trazer o "Modo Escuro", sistema de reconhecimento facial e o "Deep Press", semelhante ao 3D Touch do iOS. Entre outras prováveis novidades apontadas pela matéria, estão o foco na privacidade, personalização da interface e um modo desktop. O novo Android deverá ser lançado no Google I/O 2019, que ocorre entre os dias 7 e 9 de maio, nos Estados Unidos.

9. Dúvidas sobre o Apple Card

Perguntas e respostas tiram dúvidas sobre o Apple Card — Foto: Divulgação/Apple

O lançamento do Apple Card, serviço de cartão de crédito da Apple, também alcançou popularidade no site. A matéria explica como funciona o sistema da plataforma que permite realizar pagamentos em estabelecimentos físicos e virtuais. Com a chegada da oferta em março, a matéria tira dúvidas relacionadas à expedição do cartão, segurança das transações e das informações bancárias, cobrança de juros e se é possível fazer pagamentos no exterior. Também foi explicado o procedimento que deverá ser seguido em caso de roubo ou perda do cartão.

Facebook Dating: como usar e descobrir os amigos que estão a fim de você

Facebook Dating: como usar e descobrir os amigos que estão a fim de você

Mais do TechTudo