Editores

Por Maria Dias, para o TechTudo


Os usuários interessados em deixar suas fotos ainda mais bonitas podem usar aplicativos como MakeupPlus - Maquiagem Virtual, Perfect 365 ou B612 - Beauty & Filter Camera, por exemplo. Disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS), as plataformas reúnem funções capazes de ajustar imperfeições no rosto, como acne e olheiras, além de suavizar cicatrizes, diminuir rugas e modelar a forma do corpo. Os serviços são alternativas para recursos disponíveis em redes sociais como Instagram e Snapchat.

Outra maneira útil de usar os softwares é como mecanismo de teste de maquiagem – assim, o usuário tem uma prévia do resultado e pode se inspirar para aplicar na realidade. A maioria dos apps usa tecnologia de reconhecimento facial, o que permite obter um resultado mais verdadeiro. Os interessados podem baixar as plataformas de forma gratuita pelas lojas oficiais Google Play, do Google, e App Store, da Apple. Confira na lista a seguir, preparada pelo TechTudo, os principais aplicativos de beleza.

Makeup Plus oferece ferramentas úteis para editar selfies no celular — Foto: Eduardo Manhães/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. MakeupPlus - Maquiagem Virtual

O MakeupPlus - Maquiagem Virtual é um aplicativo com interface simples e indicado para iniciantes na edição de fotos. A tela inicial exibe duas opções para aprimorar o visual das imagens: tirar uma selfie já com os ajustes desejados ou retocar uma foto na galeria do dispositivo. Dessa forma, o usuário não precisa se preocupar em realizar nenhum procedimento antes de usar a plataforma.

Para quem deseja tirar uma foto com o auxílio do aplicativo, é possível definir o tipo de maquiagem a ser aplicada. Estas podem ser pré-selecionadas de acordo com modelos indicados pelo app como tendências, com o qual também é possível achar maquiagens temáticas, como de Halloween. Outros ajustes podem ser feitos na categoria "+Bela", como o controle de acne, suavização da pele, aumento dos olhos e afinação do rosto, por exemplo. Filtros para deixar suas fotos com efeitos sépia ou P&B, entre outros, também podem ser adicionados.

O aplicativo Makeup Plus oferece itens de maquiagem para o usuário adicionar à sua foto — Foto: Reprodução/Maria Dias

Os mesmos retoques também podem ser aplicados em imagens armazenadas no aparelho. Nesta opção, é possível escolher seções de estilo de maquiagem, com modelos pré-prontos para serem aplicados ao rosto, ajustes no brilho labial, nos cílios e no delineador. O aplicativo também conta com a função "Studio", com a qual o usuário pode experimentar os produtos de marcas disponíveis no app e visualizar a prévia do resultado.

2. Perfect 365

O Perfect 365 é um serviço que permite fazer maquiagem em uma foto ou ao vivo, com ajustes realizados direto na câmera ao tirar a selfie. O aplicativo oferece uma área para criar perfil e configurações de estilo que influenciam nas alternativas de maquiagem indicadas pela plataforma. Além disso, também é possível ativar a função "Look de hoje" nas configurações do app – assim, o software retoca diariamente uma foto escolhida pelo usuário com um novo estilo de maquiagem.

As opções de aperfeiçoamento para fotos são variadas. No Perfect 365, além das funções básicas, como suavizar cicatrizes ou clarear a pele, as pessoas podem clarear dentes, aplicar delineadores labiais e até mesmo alterar a cor do cabelo. Esta alternativa é útil para ter uma ideia de como seria ter um determinado tipo de tom, antes de tomar uma decisão, por exemplo. Também é possível mexer na forma do rosto, com alterações nas bochechas e no tamanho do nariz.

Perfect 365 é um aplicativo de beleza que, entre outras funções, altera características faciais — como as sobrancelhas — Foto: Reprodução/Maria Dias

3. YouCam Makeup: Diário de Beleza

O aplicativo YouCam Makeup: Diário da Beleza é voltado para quem quer testar possíveis maquiagens, além dos interessados em retocar as próprias fotos. A plataforma é bem completa e oferece filtros em realidade aumentada e 3D, para que o usuário consiga visualizar possíveis mudanças no visual.

O diferencial do serviço é a oferta de retoques para vídeos, a partir da qual é possível gravar a si mesmo já com as maquiagens e modificações incorporados à tela. Além disso, o aplicativo também oferece correções adicionais, como mudanças no formato das sobrancelhas e a inclusão de acessórios, como óculos de sol, colares e brincos, por exemplo.

É possível trocar até mesmo a cor do cabelo com o aplicativo de beleza YouCam MakeUp — Foto: Reprodução/Maria Dias

Para usar o software, é preciso se inscrever com uma conta de e-mail ou do Facebook. Assim como na maioria dos apps do segmento, também é possível editar uma foto ou tirar uma selfie na hora com os retoques desejados. A interface do aplicativo é poluída, pois ele também serve como uma rede social de beleza – a tela principal exibe um feed de publicações de outros usuários.

4. B612 - Beauty & Filter Camera

O B612 - Beauty & Filter Camera é a opção para quem quer editar fotos de forma rápida, simples e com qualidade. Intuitivo e com interface amigável, o app permite fazer alterações na foto de forma objetiva, como esculpir o formato do rosto de manualmente ou por meio de filtros existentes, que alteram tamanho do rosto e, até mesmo, da mandíbula.

A plataforma também possibilita alterar a cor dos olhos – função incomum em outros aplicativos do gênero. O app permite gravar vídeos com a maquiagem ou alterações aplicadas, assim como oferece stickers para serem incorporados ao conteúdo produzido pelo usuário. Os interessados podem editar fotos arquivadas, gravar vídeos com o efeito "boomerang" e inserir músicas armazenadas no dispositivo como trilha sonora.

Com o app B612 você pode retocar suas fotos e adicionar filtros exclusivos a elas — Foto: Reprodução/Maria Dias

5. Cymera

O Cymera é um aplicativo robusto para a edição de fotos, pois permite editar selfies, produzir fotos e criar colagens. Os efeitos de beleza podem ser aplicados em tempo real e suas funções vão além das possibilidades de mudança facial. Ele também oferece outros recursos, como "lentes" para a câmera, stickers, inserção de texto e opções para criar colagem de fotos, com grades, layouts e molduras.

O software traz as tradicionais opções de retoque no rosto, lábios, nariz, cabelos, além da modelagem do corpo. Nesta última, o usuário pode optar por diminuir ou aumentar a cintura, alongar as pernas e até mesmo levantar o quadril. Outro destaque do serviço é a edição do sorriso, que pode ser diminuído ou aumentado de forma realista, sem imperfeições para a foto.

O Cymera é um editor de fotos que permite ao usuário modelar seu corpo, alterando o tamanho das pernas, quadril e cintura — Foto: Reprodução/Maria Dias

6. YouCam Perfect

O YouCam Perfect é um aplicativo compacto, que reúne as principais ferramentas de edição de foto com praticidade. Além das alterações faciais, há a possibilidade de modelar o corpo, afinar a cintura e alongar as pernas. Com o software, também é permitido tirar fotos e gravar vídeos em tempo real com os efeitos de embelezamento. No entanto, alguns recursos são exclusivos e só podem ser aplicados em edição de fotos armazenadas no dispositivo. Não existem itens de maquiagem.

A plataforma se destaca por alguns serviços, como a função de detecção multi-facial, que habilita a edição de mais de um rosto na mesma foto. Os interessados escolhem entre seis níveis de beleza, aplicados de maneira automática – os padrões vão dos mais naturais até os mais glamurosos. Em poucos toques, é possível remodelar o rosto e deixá-lo mais simétrico.

O YouCam Perfect é uma opção simples de aplicativo para quem quer editar fotos com praticidade — Foto: Reprodução/Maria Dias

O YouCam Perfect tem itens que ajudam a aumentar o realce dos olhos. Ele também traz uma função chamada de "Eye bag remover", que diminui as olheiras e o inchaço do rosto, ideal para fotos feitas logo após acordar. Outras ferramentas mais básicas de edição podem ser encontradas no aplicativo, como alteração, inserção de fundos e remoção de objetos.

7. Camera 360

O Camera 360 é conhecido por oferecer filtros para selfies aos seus usuários. O funcionamento é simples: basta arrastar a tela para direita ou esquerda e visualizar as opções disponíveis. Também é possível inserir stickers em fotos ou vídeos e escolher adesivos a partir de categorias, como emojis e músicas. O aplicativo possui uma interface simples e bem similar a do Instagram, o que torna seu uso intuitivo.

O editor de fotos do Camera 360 é prático por entregar ferramentas básicas, como filtros, opções de retratos, redimensionamento da foto, corte da imagem, efeitos como blur e outras texturas. Os interessados também encontram funções para inserir maquiagens, estabelecidas como filtros — há um ajuste dos itens na seção "DIY". Recursos para ampliar os olhos, suavizar da pele, afinar o nariz e reduzir olheira e rugas também estão incluídos.

Camera 360 é um aplicativo de beleza em que é possível editar fotos com ferramentas básicas até avançadas — como o removedor de acne — Foto: Reprodução/Maria Dias

Como editar fotos no computador sem baixar nada

Como editar fotos no computador sem baixar nada

Mais do TechTudo