Navegadores

Por Mariana Coutinho, para o TechTudo


O Opera é um navegador baseado em Chromium, tecnologia do Google usada no Chrome, mas apesar da semelhança, o browser busca se diferenciar do concorrente com recursos extras e ferramentas inovadoras. O Opera tem interface simples e funções úteis para o dia a dia do usuário, como ferramenta nativa para captura de tela, busca rápida na Internet e navegação privada com VPN. No entanto, nem todos os usuários conhecem essas funcionalidades, por isso a lista a seguir traz cinco recursos do Opera que podem facilitar a navegação diária.

Opera possui funções que o Chrome não têm; conheça na lista a seguir — Foto: Divulgação/Opera

Opera possui funções que o Chrome não têm; conheça na lista a seguir — Foto: Divulgação/Opera

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Captura de tela com edição dentro do navegador

O Opera permite fazer uma captura de tela dentro do browser sem precisar recorrer a programas de terceiros para editar e salvar a imagem. Basta clicar no ícone de câmera no canto superior direito do navegador ou usar o atalho Ctrl+Shift+5 (Command+Shift+ 5 no macOS).

O programa indica com uma moldura pontilhada a imagem a ser captura, e permite configurar o tamanho à vontade. Depois, basta pressionar "Capturar" para ir para uma tela de edição, em que é possível adicionar setas, desfocar áreas da imagem, dentre outras funções. Com as edições prontas, o usuário pode selecionar "Salvar" para escolher a pasta onde deseja guardar a imagem.

Captura de tela fácil no Opera — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho Captura de tela fácil no Opera — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho

Captura de tela fácil no Opera — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho

2. Acesso rápido a aplicativos de mensagens

Na barra lateral esquerda do navegador, o usuário pode cadastrar o acesso rápido a mensageiros, como WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram e VK. Se o ícone do aplicativo que quiser usar não estiver disponível na barra, pressione o último ícone de "..." e ative-o. Em seguida, selecione o ícone para entrar na sua conta e acessar suas conversas normalmente.

Acesse os aplicativos de mensagem com rapidez no Opera — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho Acesse os aplicativos de mensagem com rapidez no Opera — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho

Acesse os aplicativos de mensagem com rapidez no Opera — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho

3. Busca instantânea

Para impedir que o usuário se perca nas várias abas do navegador, o Opera tem uma função de busca instantânea entre as páginas abertas. Com o atalho Ctrl+Espaço, uma caixa de busca aparece na parte de cima do navegador, em que é possível procurar por uma palavra-chave para encontrar uma aba específica aberta no Opera.

A busca instantânea também serve para pesquisar páginas na web. Neste caso, o atalho é Alt+Espaço (Option + Espaço no macOS). Uma vez aberta a caixa de uma das buscas, você pode usar a tecla "Tab" para alternar entre a busca nas abas e a busca na web.

Atalhos dinamizam a busca no Opera — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho Atalhos dinamizam a busca no Opera — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho

Atalhos dinamizam a busca no Opera — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho

4. Navegação com gestos

Além dos atalhos do teclado, o Opera aceita alguns movimentos feitos com mouse para ativar comandos, como avançar e retroceder na navegação. Para usar essa função, é preciso ativá-la a partir do caminho Configurações > Avançado > Atalhos. É importante destacar que a ferramenta não funciona em trackpads, apenas com mouses.

Para voltar uma página, clique com o botão direito do mouse e em seguida faça um movimento para a esquerda. Para avançar à página seguinte, clique novamente com o botão direito e movimente o mouse para o lado direito. O movimento é muito parecido com um virar de páginas em um ebook.

Ative os atalhos por gestos no Opera — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho Ative os atalhos por gestos no Opera — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho

Ative os atalhos por gestos no Opera — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho

5. VPN gratuita

Outra funcionalidade importante do Opera é o recurso nativo de VPN, sem a necessidade de instalar extensões. Para navegar com mais segurança, ative o VPN no Opera em Configurações > Avançado > VPN e ative a função como mostrado na imagem abaixo. Uma vez ativado, o ícone da VPN aparecerá no canto da caixa de endereços.

Ative o VPN no Opera — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho Ative o VPN no Opera — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho

Ative o VPN no Opera — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho

DNS_PROBE_FINISHED_NO_INTERNET: como resolver? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo