Jogos de Esporte

Por Adriano Sarafim, para o TechTudo


Jogos de futebol fazem sucesso em todo o mundo, e no Brasil não é diferente. As franquias FIFA e Pro Evolution Soccer (PES), por exemplo, vendem milhões de cópias nos consoles, como PS4, Xbox One e Nintendo Switch, e nos PCs. Por causa desse sucesso, as desenvolvedoras também buscam lançar versões desses jogos para celulares Android e iPhone (iOS). Com opções gratuitas, os donos de smartphones podem desafiar amigos em partidas multiplayer online com gráficos incríveis. Confira, a seguir, cinco games mobile de futebol que podem ser jogados por dois players.

FIFA 19 conta com uma versão gratuita para smartphones e com suporte para jogos multiplayer — Foto: Divulgação/EA Games

FIFA Mobile

FIFA Mobile é a adaptação para celulares da franquia da Electronic Arts e conta com versões gratuitas para dispositivos Android e iPhone (iOS). A edição de 2019 do game trouxe melhorias gráficas, além de mudanças na jogabilidade e avanços no modo Ultimate Team. Os jogadores também podem desafiar um ao outro em partidas multiplayer, seja pelo cadastro na EA Sports ou até mesmo por meio do Facebook.

O jogo da EA também traz a sua qualidade aos celulares — Foto: Divulgação/EA Games

PES Mobile

Outra franquia bem conhecida dos fãs de jogos de futebol é Pro Evolution Soccer. A versão de PES Mobile 2019 está disponível para Android e iPhone (iOS), e é totalmente gratuita. Os gráficos, baseados na tecnologia Unreal Engine 4, são realistas e bem trabalhados. O modo multiplayer do game oferece muita diversão contra jogadores do mundo todo.

PES 2019 segue como um grande concorrente para FIFA, mesmo no celular — Foto: Divulgação/Konami

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Top Eleven

Desenvolvido pela Nordeus, e com José Mourinho como garoto-propaganda, Top Eleven 2019 é gratuito e está disponível para Android e iOS. O game para smartphones oferece imersão completa em um clube de futebol. Os players precisam se tornar grandes diretores, controlando todos os aspectos que fazem uma equipe ter sucesso. Além disso, é possível disputar contra amigos e managers de todo o mundo para ver quem entende mais de gerenciamento de clubes.

Top Eleven coloca os jogadores para gerenciarem um clube por completo — Foto: Divulgação/Nordeus

Dream League Soccer

O jogador britânico Gareth Bale é o rosto de Dream League Soccer 2019, mais uma opção gratuita de games de futebol, disponível para baixar no Android e iOS. Produzido pela First Touch Games, o game não conta com gráficos tão trabalhados como em FIFA Mobile e PES Mobile, mas ainda oferece muita diversão em partidas multiplayer. Outro ponto que pode deixar o game para trás é que não há muitos uniformes e jogadores licenciados.

Dream League Soccer não tem gráficos chamativos, mas a diversão compensa — Foto: Divulgação/First Touch Games

Football Strike

Football Strike traz disputas frenéticas e rápidas para dispositivos iOS e Android. Os jogadores se desafiam em partidas de chute a gol, colocando um artilheiro contra um goleiro frente a frente. Os gráficos são bem feitos e a jogabilidade é simples, dando um ar de casualidade para quem quer uma diversão quase que instantânea. Há materiais licenciados de clubes como Barcelona, Borussia Dortmund, Liverpool e Tottenham.

Football Strike é focado no embate entre um artilheiro e um goleiro — Foto: Divulgação/Miniclip

FIFA 25 anos: veja os destaques do game de futebol ao longo do tempo

FIFA 25 anos: veja os destaques do game de futebol ao longo do tempo

Mais do TechTudo