Por Tais Carvalho, para o TechTudo


GTA 5, Skyrim e Assassin's Creed Odyssey estão entre melhores jogos de mundo aberto para PC. Os títulos oferecem liberdade de exploração e de escolha, para que a experiência seja diferente e personalizada para cada jogador. Quer conhecer os melhores títulos atuais? Confira a lista que o TechTudo preparou com melhores games online e offline do gênero para os PCs.

GTA 5

Enquanto Red Dead Redemption 2 fica apenas nos consoles, GTA 5 continua sendo o melhor jogo de mundo aberto da Rockstar para PC. Mesmo anos após o lançamento, a popularidade da franquia ainda mantém o jogo entre os títulos mais vendidos da atualidade.

Grand Theft Auto V — Foto: Divulgação/Steam Grand Theft Auto V — Foto: Divulgação/Steam

Grand Theft Auto V — Foto: Divulgação/Steam

Além da campanha offline e suporte para mods, grande parte do seu sucesso se deve ao GTA Online. O modo é um prato cheio para quem curte multiplayer e muita ação, pois está repleto de conteúdo oficial atualizado e também de criações dos próprios fãs, como o FiveM, que permite servidores privados para jogar roleplay com os amigos.

Assassin's Creed Odyssey

Lançado em 2018, Assassin's Creed Odyssey mostrou que a famosa franquia da Ubisoft ainda tem muito espaço para se aprimorar e inovar. O game traz uma viagem à Grécia Antiga no papel de dois protagonistas, Kassandra ou Alexios, mercenários que estão em busca de sua família.

Assassin's Creed Odyssey — Foto: Divulgação/Steam Assassin's Creed Odyssey — Foto: Divulgação/Steam

Assassin's Creed Odyssey — Foto: Divulgação/Steam

O destaque do game está na liberdade de escolha do jogador, pois diálogos e ações impactam a história dos personagens e a conclusão das missões. E para quem tem sede de conteúdo, o vasto mundo do game está em expansão constante devido as atualizações, que adicionam inimigos, missões inéditas e DLCs, como o O Destino de Atlântida.

Kingdom Come: Deliverance

Para quem busca por uma verdadeira experiência medieval, Kingdom Come: Deliverance é um jogo que não pode faltar no PC. Lançado em 2018 pela Warhorse Studios em parceria com a Deep Silver, o RPG de ação entrega uma aventura épica pelos reinos da Europa medieval.

Kingdom Come: Deliverance — Foto: Divulgação/Steam Kingdom Come: Deliverance — Foto: Divulgação/Steam

Kingdom Come: Deliverance — Foto: Divulgação/Steam

Sem dragões ou criaturas místicas, o protagonista é Henry, o filho de um humilde ferreiro. Vítima de uma guerra civil, o garoto tem sua vila destruída em um ataque brutal e deve aprender a lutar para sobreviver. O jogo impressiona pelo realismo histórico e um mapa de proporções gigantescas, além de forçar o jogador a começar sem saber nada.

The Witcher 3: Wild Hunt

Eleito o melhor jogo do ano após o seu lançamento, The Witcher 3: Wild Hunt não é somente um dos melhores jogos da franquia, como também um dos RPGs mais populares da última geração. O game da CD Projekt RED deixou fãs e novos jogadores de queixo caído com seu imenso mundo aberto, criaturas épicas e combate extremamente polido.

The Witcher 3: Wild Hunt — Foto: Divulgação/Steam The Witcher 3: Wild Hunt — Foto: Divulgação/Steam

The Witcher 3: Wild Hunt — Foto: Divulgação/Steam

No papel de Geralt de Rivia, o protagonista da série, os jogadores tem liberdade para cavalgar, explorar e decidir o que fazer em The Witcher 3. E como se o a imensa quantidade de conteúdo não fosse suficiente, o game ainda recebeu os DLCs Blood and Wine e Hearts of Stone, além do jogo de cartas Gwent, lançado separadamente pela CD Projekt RED.

Subnautica

Lançado em 2018, após de um período em acesso antecipado, Subnautica provou que o fundo do mar pode ser imensamente assustador e divertido. Com foco na sobrevivência e coleta de recursos, o game literalmente mergulha o jogador em uma aventura por um oceano alienígena, com mistérios e criaturas nunca vistos pela humanidade.

Subnautica — Foto: Divulgação/Steam Subnautica — Foto: Divulgação/Steam

Subnautica — Foto: Divulgação/Steam

O game não impressiona apenas nos gráficos, mas também na diversidade biomas para explorar, cada um com seu conjunto próprio de fauna e flora. O jogador pode construir de submarinos a bases subaquáticas, tudo que for preciso para se defender e sobreviver.

Em janeiro deste ano, o game ganhou a expansão independente Subnautica: Below Zero. O jogo é um "novo capítulo" na história de Subnautica, e se passa em uma região inédita e tomada pelo gelo. No momento, o Below Zero está em acesso antecipado apenas para PC.

The Elder Scrolls V: Skyrim

O quinto título da franquia The Elder Scrolls é sem dúvidas um dos jogos mais populares da Bethesda. Anos após o seu lançamento em 2011, o game continua firme como um dos RPGs mais relevantes da atualidade. Tanto que recebeu versões remasterizadas para PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch, e até uma versão para os óculos de realidade virtual.

The Elder Scrolls V: Skyrim — Foto: Divulgação/Steam The Elder Scrolls V: Skyrim — Foto: Divulgação/Steam

The Elder Scrolls V: Skyrim — Foto: Divulgação/Steam

Nos computadores, os mods expandiram o mundo de Skyrim a outro nível, com direito a atualizações não oficiais, melhorias nos gráficos, personagens inéditos e até mesmo DLCs completos criados por fãs.

FarCry 5

Far Cry 5 traz a boa e velha mecânica da franquia com uma pitada de inovação na medida certa. Não faltam atividades e lugares para se explorar no game. O jogador tem total liberdade para gastar seu tempo como quiser, seja em missões secundárias, na caçada de animais ou jogando com amigos no modo cooperativo da campanha principal.

FarCry 5 — Foto: Divulgação/Steam FarCry 5 — Foto: Divulgação/Steam

FarCry 5 — Foto: Divulgação/Steam

O protagonista do jogo é um agente do governo, que tem como objetivo é se infiltrar em uma seita, chamada de Eden's Gate'. O grupo fica na cidade de Hope County e é liderado pelo fanático religoso Joseph Seed.

Ghost Recon Wildlands

Em 2017, a Ubisoft uniu o estilo tático de Ghost Recon com o cooperativo online para elevar o nível da franquia. Ghost Recon Wildlands se destaca por oferecer liberdade total um jogador, ou uma equipe de até quatro jogadores, em uma experiência realista de estratégia militar.

Ghost Recon Wildlands — Foto: Divulgação/Steam Ghost Recon Wildlands — Foto: Divulgação/Steam

Ghost Recon Wildlands — Foto: Divulgação/Steam

O game se passa em uma Bolívia fictícia que foi dominada pelo narcotráfico. Os jogadores são agentes Ghost, uma unidade de operações especiais dos Estados Unidos, que tem como objetivo derrubar o cartel Santa Blanca que controla o país de maneira brutal.

Forza Horizon 4

O jogo corrida em mundo aberto também está disponível para Windows. O título eleva o sucesso de Forza 3 a outro patamar, combinando a jogabilidade arcade com elementos de simulação.

Forza Horizon 4 — Foto: Divulgação/Microsoft Forza Horizon 4 — Foto: Divulgação/Microsoft

Forza Horizon 4 — Foto: Divulgação/Microsoft

Forza Horizon 4 é quase que obrigatório para os amantes de velocidade e competição. O game impressiona nos gráficos, especialmente com o sistema de estações dinâmicas que mudam tanto o visual quanto a jogabilidade. As corridas são disputadas em um mapa fictício da Grã-Bretanha, no Reino Unido, com competições online e outras provas.

Fallout 4

Para quem gosta de personalizar cada detalhe de um jogo, Fallout 4 é um verdadeiro paraíso para mods, especialmente nos PCs. O game pode não ser tão impactante quanto seus antecessores, mas garante horas e horas de diversão e muito conteúdo inédito criado pelos fãs do game.

Fallout 4 — Foto: Divulgação/Steam Fallout 4 — Foto: Divulgação/Steam

Fallout 4 — Foto: Divulgação/Steam

O grande atrativo do jogo é seu mundo aberto, NPCs e opções de personalização. O jogador é livre para explorar um mundo devastado pela guerra nuclear e desenvolver seu próprio estilo de combate.

Mais do TechTudo