Por Felipe Vinha, para o TechTudo


O PSOne foi um dos consoles mais populares e vendidos de toda a história. Nele, o mundo viu o surgimento de franquias de RPG, corrida e também de esportes. O TechTudo listou dez dos melhores título do gênero que fazia um enorme sucesso no antigo videogame da Sony. Confira a lista:

Winning Eleven

Uma das franquias de futebol mais famosas do mundo se popularizou de vez no console da Sony. O game de futebol apostava em realismo e em uma jogabilidade mais eficiente do que seu rival, FIFA, além do Modo Master League que misturava elementos de torneios com o de administração de clubes (compra e venda de jogadores). A série fez tanto sucesso no Brasil que é apontada como uma das grandes responsáveis pela popularização do console no país.

Winning Eleven — Foto: Reprodução/Felipe Vinha Winning Eleven — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Winning Eleven — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

FIFA Soccer

Por mais que tenha perdido o posto de principal franquia de futebol na época, a série da Eletronic Arts teve um belo começo de trajetória no console da Sony. Foi lá que as primeiras versões 3D para videogames da sua franquia surgiram, com centenas de times licenciados e a presença de grandes astros do futebol.

FIFA Soccer — Foto: Reprodução/Felipe Vinha FIFA Soccer — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

FIFA Soccer — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

NHL

A franquia de hóquei no gelo da Eletronic Arts teve uma era de ouro no videogame da Sony. Embora o esporte não seja tão popular fora de países como EUA e Canadá, o game oficial da Liga Americana de Hóquei no Gelo era tido como um dos mais reais se tratando de simulação de um esporte em um game. Sem contar na presença das famosas pancadarias entre jogadores que já é uma espécie de tradição tanto nos games como no esporte real.

NHL — Foto: Reprodução/Felipe Vinha NHL — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

NHL — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Cool Boarders

Um dos títulos de entrada do PlayStation One era o famoso simulador de snowboard. Ele colocava jogadores no papel de atletas que precisavam voar entre enormes montanhas repletas de neve e gelo. Um dos pontos altos do jogo eram seus gráficos realistas para a época, e uma jogabilidade precisa e simples de aprender.

Cool Boarders — Foto: Reprodução/Felipe Vinha Cool Boarders — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Cool Boarders — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

2Xtreme

Ainda na pegada de esportes radicais, 2Xtreme apostou em uma pegada mais divertida e menos real para agradar os jogadores. O tiro foi certeiro, e além de ser um excelente game de manobras radicais, é um dos mais divertidos para o PlayStation. Destaque para o seu modo de personalização que permitia jogar até mesmo com monstros, como múmias e zumbis.

2Xtreme  — Foto: Reprodução/Felipe Vinha 2Xtreme  — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

2Xtreme — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

NBA Hang Time

Apesar do PlayStation contar com franquia que apostavam no realismo, como NBA Live, Hang Time foi o jogo de basquete que mais agradou no PSOne. O game bebe da mesma fonte do popular NBA Jam, que traz partidas em duplas, com os astros das quadras, repletas de exageros, como bolas de fogo e faltas liberadas.

NBA Hang Time — Foto: Reprodução/Felipe Vinha NBA Hang Time — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

NBA Hang Time — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Goal Storm

Apesar de não ser tão eficiente quanto FIFA Soccer e Winning Eleven, Goal Storm foi um dos primeiros títulos de futebol a desembarcar no PlayStation. O jogo apostava em uma jogabilidade bem arcade, em campos enormes e um sistema de câmera que acompanhava a bola bem de perto.

Goal Storm — Foto: Reprodução/Felipe Vinha Goal Storm — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Goal Storm — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Tony Hawk's Pro Skater

De longe uma das franquias mais famosas do PlayStation, o game do famoso skatista americano divertia ao colocar jogadores em pistas radicais. Além de uma jogabilidade incrível, muito bem adepta às manobras, o sistema de personalização e desbloqueio de itens foi revolucionário.

Tony Hawk's Pro Skater — Foto: Reprodução/Felipe Vinha Tony Hawk's Pro Skater — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Tony Hawk's Pro Skater — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

NFL Game Day

Se nos dias atuais a franquia Madden NFL atua soberana, na era 32 bits, era Game Day que reinava no PlayStation. O jogo trazia gráficos mais realistas e um sistema de jogadas muito mais prático do que o de seu concorrente da EA, que levou muito mais tempo para se popularizar no gênero.

NFL Game Day — Foto: Reprodução/Felipe Vinha NFL Game Day — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

NFL Game Day — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Championship Surfer

Em um gênero no qual só se via referência em California Games (popularmente conhecido como Jogos de Verão), Championship Surfer apostou na popularidade do esporte para empurrar seu título. Apesar de não contar com gráficos de ponta para a época, o jogo trazia uma jogabilidade que conseguia reproduzir de uma maneira convincente o que é estar em cima de uma grande onda sobre uma prancha.

Championship Surfer — Foto: Reprodução/Felipe Vinha Championship Surfer — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Championship Surfer — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Mais do TechTudo