Por Adriano Ferreira, para o TechTudo


A Google Assistente ganhou melhorias que prometem facilitar o dia a dia do usuário. O anúncio foi feito durante o Google I/O nos dias 7, 8 e 9 de maio, nos Estados Unidos. Entre os recursos apresentados no evento anual, está o aprimoramento da assistente virtual com comandos contínuos, que dispensa repetir "Ok, Google" a cada pedido. Além disso, o tempo de resposta para a execução das tarefas se tornou 10 vezes mais rápido. Já o recurso Duplex oferece maior automatização do sistema ao se basear nos campos de formulário preenchidos pelo usuário.

Disponível para Android e iPhone (iOS), o software também recebeu o "Picks for you", função que reúne recomendações sobre algum assunto de seu interesse, a partir do comportamento na plataforma. Há novidade para os motoristas, que não precisarão mais tirar a mão do volante para atender uma ligação e, caso queiram, podem acionar o ar-condicionado do veículo antes de entrar via controle remoto. Confira, na lista a seguir preparada pelo TechTudo, as inovações que chegam para a Google Assistente.

Google Assistente: quatro curiosidades sobre o software

Google Assistente: quatro curiosidades sobre o software

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Conversa continuada

A assistente virtual ficará mais inteligente e será capaz de manter a comunicação com o usuário sem que ele precise repetir "Ok, Google" a cada comando. Para isso, foi implementada a função "Continued Conversation" ("Conversação continuada", em inglês), responsável por aumentar o dinamismo ao usar a plataforma nativa. Dessa maneira, após a solicitação por voz, o software será capaz de realizar tarefas simultaneamente.

A otimização do serviço deixou para trás a necessidade de 100 GB para o processamento das falas em um centro de dados da empresa. O sistema recém-lançado usa menos de 1 GB para processar os comandos de voz, o que deve gerar uma resposta aos comandos 10 vezes mais rápida e uma espera de resposta quase próxima a zero. Isso produz uma transcrição em tempo real, mesmo sem conexão com a Internet. Ainda em 2019, a nova assistente estará disponível nos recentes modelos de celulares Pixel.

Comando de voz "Ok, Google" não precisará ser usado várias vezes — Foto: Carol Danelli/TechTudo Comando de voz "Ok, Google" não precisará ser usado várias vezes — Foto: Carol Danelli/TechTudo

Comando de voz "Ok, Google" não precisará ser usado várias vezes — Foto: Carol Danelli/TechTudo

2. Duplex utilizado amplamente

A função Duplex será aplicada a mais dispositivos conectados à Internet. O serviço oferece um atendimento automatizado de voz no celular, a partir das preferências do usuário, e deve aumentar a quantidade de tarefas online que poderão ser realizadas. A iniciativa abrange equipamentos dos Estados Unidos e garante diminuir o tempo de preenchimento de formulários na web como no aluguel de um carro, por exemplo. O sistema vai usar informações registradas em aluguéis anteriores, assim como pagamentos feitos pelo navegador Chrome.

Dessa maneira, os usuários vão usar menos tempo durante os procedimentos, que passam a ser automatizados. No entanto, os interessados devem conferir os itens, antes de concluir a ação. O aprimoramento do Duplex também inclui a compra de ingressos de cinema, entre outras opções. Os recursos estarão disponíveis para celulares Android, nos EUA e no Reino Unido, ainda em 2019.

Recurso dispensa a necessidade de preencher formulários — Foto: Divulgação/Google Recurso dispensa a necessidade de preencher formulários — Foto: Divulgação/Google

Recurso dispensa a necessidade de preencher formulários — Foto: Divulgação/Google

3. Picks for you

No smart display do Google será adicionado o "Picks for you", função responsável por sugerir alternativas para as suas demandas, com base no histórico de uso da plataforma. Dessa forma, o sistema fica apto a indicar resultados coerentes com seu hábito, por exemplo, pão no café da manhã.

A partir da reunião de dados da rotina dos usuários – armazenados nas "Referências Pessoais" –, haverá um conjunto de informações para a assistente apresentar os melhores palpites. A resposta pode ser utilizada para diversas categorias de serviços como, por exemplo, perguntar sobre a previsão do tempo na cidade de algum membro da família ou agendar uma tarefa para ser lembrada em uma semana. Para editar, adicionar ou excluir as informações pessoais, basta ir na aba "Você", onde estão configurações de atividade e privacidade na Assistente.

Google Assistente está mais inteligente e se baseia na rotina do usuário para oferecer soluções — Foto: Divulgação/Google Google Assistente está mais inteligente e se baseia na rotina do usuário para oferecer soluções — Foto: Divulgação/Google

Google Assistente está mais inteligente e se baseia na rotina do usuário para oferecer soluções — Foto: Divulgação/Google

4. Modo Direção atualizado

Os motoristas vão receber possibilidades que prometem facilitar o dia a dia, pois dispensam tirar as mãos do volante para acioná-los. No caso de chamadas telefônicas, a Assistente está habilitada para perguntar se a ligação deve ser aceita ou recusada – vale lembrar que a plataforma está integrada ao Google Maps. Para não deixar de ouvir podcasts e músicas que estavam em reprodução antes de entrar no carro, o condutor poderá decidir em manter o áudio ativo.

Outro exemplo é no caso de reservas em restaurantes. Assim que o usuário entrar no carro, a Assistente vai exibir o caminho que deverá ser feito até o destino. A plataforma contará com um painel para mostrar anotações – como mensagens de texto, ligações e música – que podem ser ajustadas conforme interesse do usuário. O modo Direção será ligado com o comando de voz: "Ok Google, vamos dirigir"; ou pela navegação do Maps. O recurso chega ainda neste ano para celulares Android com Google Assistente.

Modo Direção permitirá atender ou recusar chamadas telefônicas — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo Modo Direção permitirá atender ou recusar chamadas telefônicas — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Modo Direção permitirá atender ou recusar chamadas telefônicas — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

5. Controle remoto para carro e Voice Match

Focado na otimização das tarefas diárias, o controle remoto da assistente virtual do Google permite ligar o ar-condicionado do carro automaticamente, antes mesmo do motorista tomar a direção. Com o comando de voz "Ok Google, ligue o carro", o veículo é ativado.

A partir do sistema de reconhecimento de voz Voice Match, o carro passa a ser localizado de forma mais fácil em um local com grande número de veículos, como, por exemplo, um estacionamento. Checar se o tanque está cheio e se as portas foram fechadas também são tarefas que poderão ser controladas à distância. Em alguns meses, a novidade estará em carros com os softwares Blue Link, da Hyundai, e Mercedes me connect, da Mercedes-Benz.

Assistente no celular servirá como controle remoto de modelos de carros compatíveis com a tecnologia — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Assistente no celular servirá como controle remoto de modelos de carros compatíveis com a tecnologia — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Assistente no celular servirá como controle remoto de modelos de carros compatíveis com a tecnologia — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

6. "Stop" será suficiente para desligar o despertador

A forma de acordar também vai mudar com os anúncios feitos no Google I/O. Isso porque o comando de voz "Stop" passa a valer como método para encerrar os toques do despertador. Antes, os usuários deveriam pegar no celular para interromper o ruído de forma manual. Da mesma maneira, o cronômetro será desativado pela instrução. Países de língua inglesa de todo o mundo terão o recurso disponível nos dispositivos Google Home e em todos os smart displays da empresa.

Smart displays do Google atenderão comando de voz para parar despertador — Foto: Divulgação/Google Smart displays do Google atenderão comando de voz para parar despertador — Foto: Divulgação/Google

Smart displays do Google atenderão comando de voz para parar despertador — Foto: Divulgação/Google

Como agendar salão de beleza ou barbearia pelo Google Maps

Como agendar salão de beleza ou barbearia pelo Google Maps

Mais do TechTudo