Editores

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


Aplicativos de edição podem ser úteis para aproveitar aquelas fotos que ficaram bonitas mas precisam de alguns retoques antes de serem publicadas nas redes sociais. Opções grátis para Android e iPhone (iOS), como o Snapseed, o Facetune e o LightX, oferecem recursos de edição como correção de luz, remoção de objetos indesejados, aplicação do “Modo Retrato” e outros ajustes rápidos que podem deixar as imagens com aspecto profissional antes da publicação.

Outros editores disponíveis na App Store e na Google Play permitem adicionar efeitos e filtros para inserir cores e realçar os detalhes da imagem, assim como mudar a perspectiva da foto e aperfeiçoar partes do corpo, como fazer um clareamento nos dentes ou mudar a cor dos cabelos. O TechTudo reuniu, na lista a seguir, seis aplicativos que podem ajudar a melhorar as fotos do celular.

Como melhorar suas fotos usando aplicativos de edição — Foto: Marvin Costa/TechTudo Como melhorar suas fotos usando aplicativos de edição — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Como melhorar suas fotos usando aplicativos de edição — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. B612

O B612 é um aplicativo voltado para corrigir imperfeições do rosto e do corpo em fotos importadas da galeria ou capturadas na hora, com a câmera. Entre os muitos recursos de edição, estão a mudança no formato do rosto, do queixo, dos olhos, bochechas, nariz e boca, além da iluminação da pele e clareamento dos dentes. Os itens podem ser alterados individualmente, aplicados através de uma ferramenta de fácil utilização.

Com o app B612 você pode retocar suas fotos e adicionar filtros exclusivos a elas — Foto: Reprodução/Maria Dias Com o app B612 você pode retocar suas fotos e adicionar filtros exclusivos a elas — Foto: Reprodução/Maria Dias

Com o app B612 você pode retocar suas fotos e adicionar filtros exclusivos a elas — Foto: Reprodução/Maria Dias

O app também possibilita aperfeiçoar a maquiagem dos indivíduos retratados nas fotos, mudando cor do batom, cor dos olhos, sobrancelhas e realçando contornos. Os efeitos são aplicados de forma natural e não resultam em fotografias artificiais. Algumas funções extras permitem adicionar stickers e filtros nas imagens, além de configurar fatores de iluminação do ambiente. Um ponto positivo é que as fotos são salvas sem a logomarca do app.

2. Snapseed

Snapseed remove objetos indesejados de fotos — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Snapseed remove objetos indesejados de fotos — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Snapseed remove objetos indesejados de fotos — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Um dos aplicativos de edição mais completos disponíveis nas lojas, o Snapseed tem diversas ferramentas de manipulação de fotos. Um dos recursos mais interessantes é a possibilidade de produzir o efeito bokeh, também chamado de “Modo Retrato”, em fotos da galeria. O recurso destaca o objeto em primeiro plano e desfoca o plano de fundo, dando um efeito de fotografia profissional à imagem. Bem aplicado, o resultado é natural e não fica artificial.

Entre outras possibilidades do app, estão a possibilidade de mudar a perspectiva de captura e ampliar o ambiente da foto, dando ao usuário outras possibilidades de explorar a imagem. Além disso, é possível remover objetos e pessoas indesejadas do ambiente de forma harmoniosa, cobrindo o elemento com partes da imagem ao redor dele na foto.

3. YouCam – Makeup

É possível trocar até mesmo a cor do cabelo com o aplicativo de beleza YouCam MakeUp — Foto: Reprodução/Maria Dias É possível trocar até mesmo a cor do cabelo com o aplicativo de beleza YouCam MakeUp — Foto: Reprodução/Maria Dias

É possível trocar até mesmo a cor do cabelo com o aplicativo de beleza YouCam MakeUp — Foto: Reprodução/Maria Dias

O YouCam – Makeup é voltado para edições de maquiagem nos rostos presentes nas fotos. O editor permite aplicar base, blush, contorno, tirar manchas e oleosidade, além de mudar o cabelo, unhas e inserir acessórios. Todas as opções dispõem de várias cores, para que o usuário encontre a tonalidade que deseja e que mais combina com seu rosto. Uma ferramenta identifica os pontos ao redor de todos os elementos do rosto, para que os efeitos sejam aplicados alinhadamente à posição da boca e dos olhos, por exemplo.

Também é possível aplicar uma make completa no rosto — o usuário deve tomar cuidado, pois, se usado com exagero, pode tornar o resultado artificial. O menu é um pouco confuso para usar, mas é bem dividido, o que possibilita fazer edições de vários itens de maquiagem separadamente.

4. LightX

LightX oferece modos de desfoque predefinidos, além de ferramentas que permitem resultados personalizados — Foto: Reprodução/Amanda de Almeida LightX oferece modos de desfoque predefinidos, além de ferramentas que permitem resultados personalizados — Foto: Reprodução/Amanda de Almeida

LightX oferece modos de desfoque predefinidos, além de ferramentas que permitem resultados personalizados — Foto: Reprodução/Amanda de Almeida

O menu do LightX é extenso e dispõe de um grande número de ferramentas de edição para deixar as fotos mais profissionais. Além de corrigir luminosidade de toda a imagem, mudando exposição, contraste e curvas de luz, é possível fazer edições em pontos específicos da foto, dando um efeito único.

Uma opção para selfies permite clarear os dentes ou mudar a cor dos cabelos, além de suavizar ou destacar os traços do rosto. Alguns filtros darão à foto efeitos coloridos e estéticas diferenciadas. O app também permite fazer sobreposições com duas fotos, mesclando as imagens em uma só.

5. Photo Editor Pro

Photo Editor Pro — Foto: Helito Beggiora/TechTudo Photo Editor Pro — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Photo Editor Pro — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

O Photo Editor Pro está disponível para Android e é útil para quem quer corrigir detalhes de iluminação e coloração de forma profissional antes de publicar as fotos nas redes sociais. Além de disponibilizar filtros, o app possibilita modificar o brilho, contraste, calor, saturação, realçar uma cor e fazer outros ajustes, como desfocar o fundo da imagem e aplicar efeitos de luz.

O app também é ideal para aplicar o efeito de espelhar imagens, oferecendo diversas posições de orientação de espelhamento. Também é possível afinar o corpo, reduzindo medidas, e adicionando elementos extras, como tatuagens, músculos e acessórios. Um recurso útil para publicações no Instagram adiciona molduras à imagem usando a própria foto, evitando cortes na hora de postar a imagem na rede social.

6. Facetune

FaceTune: app para Android e iOS promete corrigir suas selfies — Foto: Divulgação/FaceTune FaceTune: app para Android e iOS promete corrigir suas selfies — Foto: Divulgação/FaceTune

FaceTune: app para Android e iOS promete corrigir suas selfies — Foto: Divulgação/FaceTune

O Facetune é um aplicativo famoso e que tem a finalidade de aperfeiçoar partes do corpo nas fotos. O app tem a opção de retocar traços de idade, branquear os dentes, esconder olheiras e remover brilho. O app também tem funções de melhorias automáticas, que dão retoques em toda a foto. Também é possível mudar o formato dos elementos do rosto, como olhos, nariz e lábios, deixando-os mais finos ou mais grossos, e mudando largura, altura, formato e distância.

As alterações podem ser feitas usando uma ferramenta deslizante ou usando movimento de pinça com os dedos, o que permite fazer alterações nos locais exatos de interesse. Também há a opção de aplicar filtros e planos de fundo diferenciados, além de mudanças na iluminação da pele.

Como editar fotos no computador sem baixar nada

Como editar fotos no computador sem baixar nada

Mais do TechTudo