Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


Alguns filtros do Instagram se destacaram no mês de maio. É o caso da lente que transforma as pessoas em bebês, outra que coloca o vilão Thanos dançando nos ambientes e o game no estilo Flappy Bird, que pode ser jogado ao piscar dos olhos. Outro recurso de realidade aumentada que ficou famoso no último mês transforma o usuário no gênero oposto, além da lente que adiciona o signo do zodíaco no rosto das pessoas que gostam de astrologia.

Os efeitos, liberados pela própria rede social, ou criados por usuários ou terceirizados de outros apps, como o Snapchat, fizeram sucesso e obtiveram grande número de publicações. Confira, na lista a seguir, os cinco filtros que viraram febre no Instagram.

Filtro de bebê no Snapchat: como aplicar o recurso

Filtro de bebê no Snapchat: como aplicar o recurso

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Filtro dos signos

Ação usar os filtros temáticos para signos do zodíaco no Instagram Stories  — Foto: Reprodução/Marvin Costa Ação usar os filtros temáticos para signos do zodíaco no Instagram Stories  — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ação usar os filtros temáticos para signos do zodíaco no Instagram Stories — Foto: Reprodução/Marvin Costa

O Instagram lançou o filtro dos signos para os interessados em astrologia. O efeito disponibiliza um pacote com os 12 signos do zodíaco, em que o usuário pode selecionar o signo que lhe representa, e adiciona um céu estrelado e colorido no ambiente. O símbolo do signo escolhido no horóscopo também é impresso no rosto da pessoa — ao tocar na tela, o elemento é enviado para o outro lado do rosto ou apagado da tela.

2. Filtro de bebê

Filtro de bebê do Snapchat — Foto: Pedro Vital/TechTudo Filtro de bebê do Snapchat — Foto: Pedro Vital/TechTudo

Filtro de bebê do Snapchat — Foto: Pedro Vital/TechTudo

Nativo do Snapchat, o filtro de bebê virou uma febre em diversas redes sociais e também ganhou os Stories do Instagram. O filtro usa recursos de realidade aumentada para transformar o rosto de qualquer pessoa em criança, permitindo tirar fotos e gravar vídeos fofos. Além do Instagram e do próprio Snapchat, o filtro também foi bastante compartilhado no Twitter e no WhatsApp. A popularidade do efeito fez o Snapchat ficar em primeiro lugar em número de downloads na App Store e na Google Play no Brasil.

3. Thanos dançando

Filtro de Thanos dançando no Snapchat foi compartilhado no Instagram — Foto: Paulo Alves/TechTudo Filtro de Thanos dançando no Snapchat foi compartilhado no Instagram — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Filtro de Thanos dançando no Snapchat foi compartilhado no Instagram — Foto: Paulo Alves/TechTudo

O vilão da saga Vingadores ganhou um efeito no Snapchat em que aparece de forma bem diferente do que apresenta nos filmes. O filtro de Thanos dançando coloca um boneco virtual do personagem fazendo uma coreografia dançante em qualquer ambiente, utilizando o recurso de realidade aumentada. Fotos e vídeos gravados com a brincadeira também foram bastante compartilhados no Instagram Stories.

4. Flappy Bird

É possível se filmar jogando Flappy Bird no Istagram Stories — Foto: Reprodução/TechTudo É possível se filmar jogando Flappy Bird no Istagram Stories — Foto: Reprodução/TechTudo

É possível se filmar jogando Flappy Bird no Istagram Stories — Foto: Reprodução/TechTudo

O game Flappy Bird, que virou febre nos smartphones em 2014, voltou à popularidade graças a um filtro criado por um usuário do Instagram. A jogabilidade é a mesma, em que o usuário precisa fazer o passarinho voar por entre tubulações, no entanto, ao invés de tocar na tela, como na versão original, é preciso piscar os olhos para que o personagem ganhe impulso e desvie dos obstáculos. As filmagens dos usuários jogando garantiu diversos vídeos engraçados nos Stories.

5. Mudança de gênero

Filtro do Snapchat mostra como você seria se fosse homem/mulher — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo Filtro do Snapchat mostra como você seria se fosse homem/mulher — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Filtro do Snapchat mostra como você seria se fosse homem/mulher — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Também original do Snapchat, essa lente transforma o rosto de qualquer pessoa nos gêneros masculino ou feminino. Utilizando realidade aumentada para detectar o rosto das pessoas, é possível tirar fotos ou gravar vídeos divertidos com o rosto apresentando traços do gênero oposto. Ao final das gravações, é possível publicar as imagens no próprio Snapchat ou salvar na galeria para publicar no Instagram ou Facebook.

Mais do TechTudo