Privacidade

Por Mariana Coutinho, para o TechTudo


O Firefox é um navegador da Mozilla focado em privacidade. O browser zela pela segurança virtual do usuário e de seus dados com o lançamento frequente de recursos de proteção como, por exemplo, o bloqueio de mineração de criptomoedas sem consentimento ou de rastreamento de dados por serviços considerados invasivos, como o Facebook. Confira na lista a seguir mais funções do Firefox voltadas para a preservação da privacidade do usuário durante a navegação online.

Firefox oferece ferramentas exclusivas de privacidade — Foto: Divulgação/ Mozilla Firefox oferece ferramentas exclusivas de privacidade — Foto: Divulgação/ Mozilla

Firefox oferece ferramentas exclusivas de privacidade — Foto: Divulgação/ Mozilla

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Firefox Monitor monitora vazamento de contas

O serviço Firefox Monitor usa o endereço de e-mail do usuário para informar se as credenciais da conta foram detectadas em algum caso de vazamento de dados na Internet. Além disso, a ferramenta também mostra todos os vazamentos fiscalizados pelo Firefox, e em que a conta pode ter sido afetada.

O Firefox Monitor tem a opção de ativar alertas para futuros vazamentos que possam pôr a conta do usuário em risco. Para isso, clique na opção de cadastro para receber alertas e crie uma conta Firefox. Ao entrar no navegador, será possível monitorar vários endereços de e-mail e acompanhar um painel com as diferentes contas.

Firefox Monitor diz se sua senha foi roubada em ataques de hackers — Foto: Divulgação/Mozilla Firefox Monitor diz se sua senha foi roubada em ataques de hackers — Foto: Divulgação/Mozilla

Firefox Monitor diz se sua senha foi roubada em ataques de hackers — Foto: Divulgação/Mozilla

2. Lockwise gera e administra senhas seguras

Criar senhas complexas deixa sua conta mais protegida, mas também dificulta a digitação no dia a dia. Com a função Lockwise do Firefox, é possível gravar as senhas e acessá-las em vários dispositivos, como celular, tablet e computador. A Mozilla garante a segurança do Lockwise por meio de criptografia total dos códigos. A função tem um aplicativo com versões para Android e iPhone (iOS).

Firefox Lockwise é um gerenciador de senhas — Foto: Divulgação/Mozilla Firefox Firefox Lockwise é um gerenciador de senhas — Foto: Divulgação/Mozilla Firefox

Firefox Lockwise é um gerenciador de senhas — Foto: Divulgação/Mozilla Firefox

3. Pocket salva links e sugere conteúdo apurado

O Pocket traz privacidade ao fornecer conteúdos que interessam em um só lugar — a que só o usuário tem acesso. A plataforma evita material de fontes duvidosas, sugerindo site confiáveis no lugar. Além disso, é possível salvar links de interesse e receber recomendações que realmente vão acrescentar algo à navegação.

A função ajuda a aproveitar ao máximo o tempo de leitura e consumo de conteúdo online, e oferece vinculação a contas de serviços como Twitter e Flipboard. Para usar o Pocket, basta pressionar o ícone da plataforma na barra de endereços do Firefox e se cadastrar. Fora o acesso pelo navegador para desktop, o Pocket também está disponível para iPhone, iPad, Android, e Kindle Fire.

Pocket guarda artigos abertos ou hospedados em link — Foto: Reprodução/Paulo Alves Pocket guarda artigos abertos ou hospedados em link — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Pocket guarda artigos abertos ou hospedados em link — Foto: Reprodução/Paulo Alves

4. Firefox Send compartilha online arquivos grandes

O Firefox Send permite compartilhar na Internet arquivos de até 1 GB sem fazer login, e ainda protege o arquivo com criptografia. Segundo a Mozilla, o processo é tão particular que nem mesmo a empresa pode visualizar o que é enviado pelos usuários na plataforma. O Firefox Send também tem a opção de fazer upload de arquivos maiores de até 2,5 GB, mas nesse caso é preciso fazer login no serviço.

Além da criptografia segura de arquivos, o usuário pode aumentar a segurança dos documentos ao configurar uma data para a expiração do links de download, ou adicionar uma senha. Para usar o Firefox Send, basta adicionar o arquivo desejado e enviar para que ele seja criptografado. Depois de carregado, copie o link gerado pelo serviço para compartilhar o download.

Aprenda a compartilhar arquivos pelo Firefox Send — Foto: Divulgação/Mozilla Aprenda a compartilhar arquivos pelo Firefox Send — Foto: Divulgação/Mozilla

Aprenda a compartilhar arquivos pelo Firefox Send — Foto: Divulgação/Mozilla

5. Sync dá acesso a dados em diferentes dispositivos

O Sync, função de sincronização de contas do Firefox, permite seguir uma sessão iniciada no PC para o celular, ou qualquer outro dispositivo. Não só a sessão, como outros dados importantes, como histórico de navegação, favoritos e preferências do Firefox são transferidos entre plataformas.

A Mozilla garante segurança nesse processo graças à criptografia ponta-a-ponta, em que os dados ficam encriptados no servidor. Para usar a função, é preciso criar uma conta Firefox para acessá-la em outros dispositivos.

O Sync do Firefox permite retomar uma sessão do PC no celular — Foto: Reprodução/Felipe Vinha O Sync do Firefox permite retomar uma sessão do PC no celular — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

O Sync do Firefox permite retomar uma sessão do PC no celular — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Faixa branca nos navegadores; o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como mudar o idioma do Firefox para português

Como mudar o idioma do Firefox para português

Mais do TechTudo