Por Mariana Coutinho, para o TechTudo


Remover fundo de fotos é uma edição simples que pode ser feita online, sem recorrer a programas sofisticados como o Adobe Photoshop. Vários sites "apagadores" de fundo permitem deixar transparente o segundo plano de uma imagem, destacando apenas um elemento à frente. Por isso, a lista a seguir traz sete opções de sites para remover o fundo de fotos. As plataformas funcionam online e não é preciso instalar nada no PC para usá-las. Confira pontos fortes e fracos de cada ferramenta na lista abaixo.

Lista traz sites para remover fundo de foto — Foto: Reprodução/TechTudo Lista traz sites para remover fundo de foto — Foto: Reprodução/TechTudo

Lista traz sites para remover fundo de foto — Foto: Reprodução/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. LunaPic (lunapic.com/editor)

O LunaPic é um editor online de fotos completo. Remover o fundo de imagens é apenas uma das várias funções do software. O recurso é recomendado para imagens com um fundo sólido, pois o resultado não é satisfatório quando há muitas cores e sombras em segundo plano.

Para acessar a ferramenta, faça upload de uma imagem salva no computador ou insira URL de um arquivo online. Depois, escolha a opção "edit" e selecione "transparent background". Em seguida, assinale a cor do fundo da imagem para que todos os elementos daquele tom fiquem transparentes. Então basta salvar a nova foto para o seu computador já sem o fundo com a opção "save", no canto superior esquerdo.

Imagens sem fundo em segundos com o LunaPic — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho Imagens sem fundo em segundos com o LunaPic — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho

Imagens sem fundo em segundos com o LunaPic — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho

2. RemoveBG (remove.bg)

Diferente do editor online LunaPic, o RemoveBG serve especificamente para tirar fundos de imagens. O site promete demorar apenas cinco segundos para fazer a edição, e cumpre a premissa sem dificuldade.

Para usá-lo, faça upload de uma imagem do computador, ou pressione "enter a URL" para inserir uma imagem online. O site tira o fundo da imagem automaticamente, sem que o usuário precise configurar mais nada. Depois de comparar a foto original com a editada, pressione o botão "download" para salvar a imagem.

RemoveBG tira o fundo automaticamente — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho RemoveBG tira o fundo automaticamente — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho

RemoveBG tira o fundo automaticamente — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho

3. Online Image Editor (online-image-editor.com)

O Online Image Editor é uma opção para quem deseja remover o fundo de uma imagem que não tenha uma cor sólida. A plataforma permite selecionar o objeto principal da imagem para deixar o resto transparente. Para começar, faça upload da imagem e, depois, acesse a aba "Wizards" e a opção "Transparency".

Em seguida, selecione "Draw Transparente Line" para ativar a ferramenta de seleção. Você deve pintar todo o fundo de vermelho para que a área fique transparente. Quando terminar a edição, pressione "Save" e faça o download da imagem editada.

Salve sua imagem sem fundo feita no Online Image Editor — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho Salve sua imagem sem fundo feita no Online Image Editor — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho

Salve sua imagem sem fundo feita no Online Image Editor — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho

4. Background Burner (burner.bonanza.com)

O Background Burner tem a mesma premissa que o RemoveBG: remover automaticamente o fundo de fotos adicionadas à plataforma. Embora não tenha a mesma precisão o RemoveBG, o Background Burner permite que você ajuste a edição clicando na opção "touch up".

Na tela seguinte, vê-se de um lado a foto original e, de outro, a imagem editada pela plataforma. Para ajustar, use a ferramenta com o mouse e selecione a área que deve ser mantida. Repare que no topo da tela há dois símbolos de "+" e "-". Clique no símbolo de "+" para selecionar partes da imagem que devem permanecer, e no símbolo de "-" para selecionar o fundo, ou seja, aquilo que deve ser removido. Suas edições vão aparecendo automaticamente na imagem da direita. Quando terminar, pressione "Done" e, em seguida, faça download da imagem.

Selecione as partes da imagem que devem permanecer no Background Burn — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho Selecione as partes da imagem que devem permanecer no Background Burn — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho

Selecione as partes da imagem que devem permanecer no Background Burn — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho

5. Photo Scissors (online.photoscissors.com)

O Photo Scissors apaga automaticamente o fundo de fotos, e apresenta uma tela de edição para que o usuário melhore a remoção de elementos da imagem da maneira que desejar. Para fazer a edição, selecione o símbolo de "+" para marcar a área da foto que deve ser mantida, e o símbolo "-" para selecionar o fundo que ficará transparente.

Você pode ajustar o tamanho do pincel na barra de intensidade. Quanto menor o tamanho, mais precisa será sua seleção. Quando acabar, selecione o ícone do disquete para salvar a imagem no computador.

Faça a seleção correta para tirar o fundo no Photo Scissors — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho Faça a seleção correta para tirar o fundo no Photo Scissors — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho

Faça a seleção correta para tirar o fundo no Photo Scissors — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho

6. Clipping Magic (pt.clippingmagic.com)

O Clipping Magic apresenta duas vantagens em relação ao Photo Scissors: a interface é totalmente em português, e a ferramenta é mais precisa. Basta selecionar em verde o que é objeto (no botão "+"), e em vermelho o que é fundo (opção "-"), para que site realize a edição. A desvantagem da plataforma é a necessidade de assinar o serviço para baixar a imagem editada.

Edições no Clipping Magic para tirar fundo de imagens — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho Edições no Clipping Magic para tirar fundo de imagens — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho

Edições no Clipping Magic para tirar fundo de imagens — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho

7. Malabi (malabi.co)

O Malabi faz uma edição automática da foto e permite que o usuário faça retoques na opção "Touch up". Na sala de edição, deve-se selecionar o objeto com a cor verde e o fundo com a cor vermelha. Para baixar a imagem editada, a plataforma exige a assinatura de uma plano, que é pago.

Selecione o fundo em vermelho na plataforma Malabi — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho Selecione o fundo em vermelho na plataforma Malabi — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho

Selecione o fundo em vermelho na plataforma Malabi — Foto: Reprodução/Mariana Coutinho

Lembre-se de sempre salvar suas imagens com fundo transparente em formatos compatíveis, como o PNG. Salvar a imagem em JPGE ou outros formatos pode transformar o fundo recortado em preto ou branco e perder o efeito.

Como recuperar fotos do PicLock? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como editar fotos no computador sem baixar nada

Como editar fotos no computador sem baixar nada

Mais do TechTudo