Por Tiago M. Chamuinho, para o TechTudo


As lâmpadas espiãs são uma alternativa interessante às câmeras de segurança comuns. Os modelos mais tradicionais exigem certa complexidade na instalação, sendo necessário recorrer a serviços especializados. Além disso, os aparelhos são chamativos e não deixam dúvidas de que o local está sob constante monitoramento.

Além do design diferenciado e da fácil aplicação, as lâmpadas espiãs têm uma série de funcionalidades que permitem ao usuário controlar com maior facilidade o dispositivo. Confira a seguir sete perguntas e respostas sobre esses gadgets e saiba se o aparelho é uma boa opção para você.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Lâmpadas espiãs podem ser bem úteis na segurança do lar — Foto: Divulgação/LightCam Lâmpadas espiãs podem ser bem úteis na segurança do lar — Foto: Divulgação/LightCam

Lâmpadas espiãs podem ser bem úteis na segurança do lar — Foto: Divulgação/LightCam

1. É realmente uma lâmpada ou é apenas um disfarce para a câmera?

Alguns consumidores se perguntam se o aparelho tem a finalidade de iluminação, ou se possui apenas a aparência similar. Sim, praticamente todos os equipamentos emitem luz, sendo um pouco maior do que as lâmpadas comuns para comportar os componentes da câmera. Entretanto, é preciso ter cuidado com a voltagem na hora da compra, pois alguns modelos não oferecem opção bivolt.

2. Como é a instalação?

A instalação é simples: assim como qualquer outra lâmpada, você deve conectar o aparelho em um bocal de energia para poder acionar as funções da câmera. Algumas marcas incluem uma bateria própria que garante o desempenho do mesmo em casos de quedas de luz. A conexão é feita por Wi-Fi, seja diretamente com um dispositivo eletrônico ou por meio de outra rede disponível.

3. Esses produtos podem funcionar com aplicativo para celular?

Todos utilizam aplicativos como interface, fundamentais para o gerenciamento do produto. Por meio do programa é possível controlar os recursos, como modos de filmagem, zoom, fotografia, comunicação à distância entre outros. Os apps normalmente são compatíveis com smartphones Android e iPhone (iOS).

O aplicativo comanda as funções do aparelho — Foto: Divulgação/JTC O aplicativo comanda as funções do aparelho — Foto: Divulgação/JTC

O aplicativo comanda as funções do aparelho — Foto: Divulgação/JTC

4. A câmera grava ou transmite ao vivo?

Praticamente todos os modelos disponíveis no mercado conseguem fazer os dois. As formas de gravação dependem da marca, e costumam exigir cartões microSD, armazenamento em nuvem ou um servidor dedicado para guardar os arquivos. Em ambos os casos, é possível acessar as imagens por meio de um aplicativo próprio do equipamento, incluindo o que está sendo gravado ao vivo. Os vídeos têm resoluções HD ou Full HD, e normalmente são registrados por lentes com visão panorâmica de 360º do ambiente.

5. As filmagens incluem áudio ou apenas imagens?

A maioria das lâmpadas espiãs traz microfone embutido, permitindo a gravação do áudio dos ambientes. Somado a um alto-falante, o aparelho também permite comunicação bilateral, sendo possível conversar à distância por meio do aplicativo próprio.

Além de lâmpada e câmera, os modelos têm outros recursos de segurança — Foto: Reprodução/LightCam Além de lâmpada e câmera, os modelos têm outros recursos de segurança — Foto: Reprodução/LightCam

Além de lâmpada e câmera, os modelos têm outros recursos de segurança — Foto: Reprodução/LightCam

6. Quais outras funcionalidades existem?

Alguns modelos vêm com uma opção de sinal sonoro, como uma espécie de sirene para amedrontar possíveis invasores. Além do alarme, também existem sensores de movimento capazes de emitir uma notificação para o app do usuário, avisando quando algo entra no local vigiado. O sensor também permite a configuração prévia para gravar automaticamente ou acender a luz ao registrar um movimento. Outra característica disponível nessas lâmpadas é o modo noturno, interessante para vigiar ambientes e reconhecer movimentações estranhas à noite.

A lâmpada espiã fornecida pela Empório Forte é uma das melhores, porém mais cara — Foto: Divulgação/Empório Forte A lâmpada espiã fornecida pela Empório Forte é uma das melhores, porém mais cara — Foto: Divulgação/Empório Forte

A lâmpada espiã fornecida pela Empório Forte é uma das melhores, porém mais cara — Foto: Divulgação/Empório Forte

7. Qual é a média de preço para comprar no Brasil?

Existe uma pequena variedade no mercado, que estão em uma faixa de preço de R$ 75 até R$ 430, aproximadamente. O produto mais encontrado em lojas online é a Lâmpada IP Panorâmica Wi-Fi 360°, que promete ser bastante completa. O modelo conta com diversos aparelhos parecidos, com variações nos preços de acordo com as funcionalidades oferecidas.

A empresa Quanta, por exemplo, tem a Smart BT Lâmpada LED Câmera 360º Wi-Fi, que traz uma versão com sete variações de cores LED e conectividade Bluetooth. Ainda há dispositivos com resolução Full HD e visão noturna, que podem ser bem mais caros.

Câmera espiã Maxspy funciona mesmo? Saiba no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo