Por Felipe Gelani, para o Techtudo


Os jogos de caminhões se tornaram populares nos PCs. Eles permitem desbravar as estradas do mundo em veículos pesados, sem preocupação com o preço do diesel ou com a segurança. Nos últimos anos, esses títulos têm feito cada vez mais sucesso, envolvendo estilos dos mais variados. Confira nossa lista com os melhores games de caminhão para PC.

Euro Truck Simulator 2

Apesar de ter sido lançado em 2012, o Euro Truck Simulator 2 ainda é o jogo mais completo para quem deseja a verdadeira experiência de conduzir um veículo pesado pelas estradas europeias. O objetivo é transportar a carga intacta entre dois pontos no mapa no tempo estabelecido, montar sua própria empresa de entregas, contratar motoristas e melhorar seu caminhão. Tudo isso enquanto o jogador é agraciado pelas paisagens da Europa reproduzidas no game.

Euro Truck Simulator 2 é o melhor simulador de caminhões do mercado — Foto: Divulgação/SCS Software Euro Truck Simulator 2 é o melhor simulador de caminhões do mercado — Foto: Divulgação/SCS Software

Euro Truck Simulator 2 é o melhor simulador de caminhões do mercado — Foto: Divulgação/SCS Software

Vencedor de inúmeros prêmios desde seu lançamento, o ETS2, como é chamado pela comunidade, já recebeu diversas expansões ao longo dos anos. Elas permitem ao jogador conhecer o interior da França e da Itália, além dos países do leste europeu e da Escandinávia. Os mods para o jogo também se renovam sempre, incluindo até mesmo mapas de estradas brasileiras.

Automobilista

Durante um bom tempo, a Fórmula Truck foi uma das modalidades de automobilismo mais populares no Brasil. A competição foi substituída pela Copa Truck a partir de 2018, mas você ainda é capaz de guiar os caminhões pesados pelos autódromos nacionais em Automobilista, um simulador de corrida desenvolvido pela brasileira Reiza.

A Fórmula Truck está disponível como um DLC de Automobilista — Foto: Divulgação/Reiza A Fórmula Truck está disponível como um DLC de Automobilista — Foto: Divulgação/Reiza

A Fórmula Truck está disponível como um DLC de Automobilista — Foto: Divulgação/Reiza

O game, cuja física é baseada na engine do lendário simulador rFactor, é um dos mais respeitados internacionalmente por conta do realismo na experiência de dirigir. Porém, para curtir o “sim” inteiramente, é necessário o uso de volante e pedais.

Com os caminhões da Fórmula Truck, disponíveis em um DLC, o jogador precisa respeitar regras específicas da categoria, que envolvem até limites de velocidade no fim da reta para evitar acidentes. Automobilista, que tem continuação prometida para o fim do ano, inclui também os carros da Stock Car, os Opalas dos anos 80, além dos carros da Fórmula 1 de diversas épocas.

Spintires

A pior parte de desse game é quando você está prestes a encerrar o mapa, com a carroceria do caminhão lotada de toras de madeira, e de repente atola num pântano de alguma floresta. Esse é o espírito de Spintires onde você controla caminhões dos mais diversos tipos por terrenos lamacentos para completar objetivos.

Evite o lamaçal com os caminhões soviéticos de Spintires — Foto: Divulgação/Oovee® Game Studios Evite o lamaçal com os caminhões soviéticos de Spintires — Foto: Divulgação/Oovee® Game Studios

Evite o lamaçal com os caminhões soviéticos de Spintires — Foto: Divulgação/Oovee® Game Studios

A física e os gráficos do jogo são seus pontos fortes. Talvez seja o único game já lançado que faz você observar a lama com cuidado, enquanto ela se deforma nas tentativas de desatolar o caminhão e passar pelo lamaçal. Os veículos têm clara inspiração soviética, são robustos e prontos para qualquer aventura. Até a hora em que o motor quebra enquanto o caminhão afunda em um riacho para atravessar o mapa. O game exige paciência e capacidade de observação. Spintires poderia ser definido como um jogo de estratégia em quatro rodas.

Mudrunner

Spintires: Mudrunner é considerado por muitos uma espécie de Spintires 1.5. Gráficos melhores, missões mais variadas e novos caminhões para você perder no brejo. A diferença principal, que ainda torna Spintires tão interessante, é o preço. Ele é cerca de 75% mais barato que Mudrunner na Steam.

Mudrunner é considerado o sucessor de Spintires — Foto: Divulgação/Saber Interactive Mudrunner é considerado o sucessor de Spintires — Foto: Divulgação/Saber Interactive

Mudrunner é considerado o sucessor de Spintires — Foto: Divulgação/Saber Interactive

Mas as vantagens de Spintires param por aí. Em Mudrunner, o jogador tem a sua disposição 19 veículos, além de um mapa e uma bússola, para completar as missões. Cada um dos veículos possui características individuais e equipamentos anexáveis únicos, como ganchos que ajudam a desatolar da lama, por exemplo. O game conta também com um ciclo de dia e noite, além de um modo multijogador cooperativo e mods criados pela comunidade do game. E vem a sequência por aí: Mudrunner 2 deve ser lançado ainda em 2019.

Dakar 18

Dakar 18 é o primeiro game a representar a corrida de mesmo nome e conseguir captar o espírito do rally. Ele consegue lançar o jogador em grandes áreas desérticas ou isoladas, contando apenas com o navegador para chegar ao destino.

Caminhões são apenas uma das opções de veículos em Dakar 18 — Foto: Divulgação/Deep Silver Caminhões são apenas uma das opções de veículos em Dakar 18 — Foto: Divulgação/Deep Silver

Caminhões são apenas uma das opções de veículos em Dakar 18 — Foto: Divulgação/Deep Silver

Apesar da imersão, o jogo carrega alguns problemas sérios de física e é difícil encontrar um navegador que não seja a pessoa mais irritante do mundo. Porém, seu ponto forte é o próprio sistema de navegação por Road Book, cheio de detalhes, complexo, interessante e que segue uma referência real.

BeamNG.drive

A melhor definição para BeamNG.drive é a que está na página do game na Steam: “Um simulador veicular com físicas de dinâmica de corpo macio, capaz de fazer quase qualquer coisa.” Parece complicado? Então, para simplificar, BeamNG.drive é um simulador de acidentes, no qual você choca veículos contra os mais diversos obstáculos e contempla o resultado.

As possibilidades de destruição são inúmeras em BeamNG.drive — Foto: Reprodução/Insanegaz As possibilidades de destruição são inúmeras em BeamNG.drive — Foto: Reprodução/Insanegaz

As possibilidades de destruição são inúmeras em BeamNG.drive — Foto: Reprodução/Insanegaz

No momento do acidente, a carroceria do seu caminhão se deforma exatamente do jeito que poderia se esperar no mundo real. É claro que BeamNG.drive – que ainda está em fase de acesso antecipado na Steam – não se resume a isso. O jogo envolve fazer entregas de caminhão, corridas de rally e até competições de destruição. Ele permite um alto nível de customização, com o jogador podendo retirar o máximo possível de peças do veículo para torná-lo mais leve, por exemplo.

American Truck Simulator

Dos mesmos desenvolvedores de ETS2, American Truck Simulator coloca você no comando dos lendários caminhões norte-americanos, que se destacam pelo chassi alongado para caber os grandes motores. O jogo, que também já dispõe de DLCs, permite ao jogador viajar pelas paisagens da Califórnia, pelos desertos de Nevada, ou com o Grand Canyon ao fundo, ao chegar no Arizona.

American Truck Simulator é sucessor do ETS2 — Foto: Divulgação/SCS Software American Truck Simulator é sucessor do ETS2 — Foto: Divulgação/SCS Software

American Truck Simulator é sucessor do ETS2 — Foto: Divulgação/SCS Software

Assim como no ETS2, seu objetivo aqui é criar uma das maiores companhias de transporte dos EUA. A grande diferença é a dificuldade para manobrar os imensos caminhões de carga, das mais diversas marcas comuns nas estradas do país. O jogo também permite customização, além de contar com carregamentos que vão desde petróleo até tratores.

FIA European Truck Racing Championship

O jogo oficial do campeonato europeu de corrida de caminhões da FIA deve ser lançado ainda em julho de 2019. As imagens já reveladas prometem bons gráficos e autódromos espalhados pelo mundo todo. Se o jogo cumprir o que promete, os fãs de games de caminhão ainda vão queimar muito óleo diesel virtual nos próximos meses.

FIA European Truck Racing Championship será lançado em 2019 — Foto: Divulgação/BigBen Interactive FIA European Truck Racing Championship será lançado em 2019 — Foto: Divulgação/BigBen Interactive

FIA European Truck Racing Championship será lançado em 2019 — Foto: Divulgação/BigBen Interactive

Mais do TechTudo