Por Igor Nishikiori, para o TechTudo

Lista traz todos os clássicos do passado que ganharam uma nova versão Lista traz todos os clássicos do passado que ganharam uma nova versão
Divulgação/Square Enix

A E3 2019, feira de games que acontece anualmente em Los Angeles (EUA), foi nostalgia para os gamers dos anos 90 e 2000. Para alegria de muitos, diversos jogos e franquias que marcaram época ganharão novas versões para os consoles atuais. Alguns títulos, como Final Fantasy 8 e Age of Empires 2, serão remasterizados, enquanto Contra e Desperados ganharão continuações.

Além disso, a E3 2019 ainda reservou como surpresa o relançamento de um console que fez sucesso no Japão nos anos 90: o TurboGrafx-16. Confira a seguir 10 grandes clássicos que tiveram seus retornos anunciados durante a feira.

Final Fantasy 8

Uma das maiores revelações da Square Enix na E3 2019 foi a versão remasterizada de Final Fantasy 8. Ainda sem data de lançamento (sabe-se apenas que sairá ainda este ano), o RPG clássico chegará aos consoles PS4, Switch e Xbox One, além de PC (via loja da Steam).

Final Fantasy 8 é uma das ofertas da PSN (Foto: Divulgação/Square Enix) — Foto: Final Fantasy 8 é uma das ofertas da PSN (Foto: Divulgação/Square Enix) Final Fantasy 8 é uma das ofertas da PSN (Foto: Divulgação/Square Enix) — Foto: Final Fantasy 8 é uma das ofertas da PSN (Foto: Divulgação/Square Enix)

Final Fantasy 8 é uma das ofertas da PSN (Foto: Divulgação/Square Enix) — Foto: Final Fantasy 8 é uma das ofertas da PSN (Foto: Divulgação/Square Enix)

Lançado originalmente em 1999, Final Fantasy 8 é considerado um dos melhores games da franquia. Na época chamou atenção o fato dos personagens terem uma proporção realista, algo que viraria a regra nos títulos seguintes. Também foi o primeiro a contar com atores que usaram captura de movimento para interpretar as cutscenes.

Contra

A série Contra está de volta. Famoso pela sua dificuldade absurda, o game run 'n' gun da Konami teve duas novidades anunciadas na E3 2019. A primeira é a coletânea Contra Anniversary Collection, que conta com 10 títulos clássicos da franquia, como o Hard Corps e Super Contra. A compilação, que já está à venda para PS4, Switch, Xbox One e PC (via Steam), havia sido revelada sem muitos detalhes em março deste ano.

Além disso, a Konami também anunciou a sequência Contra Rogue Corps (PS4, Switch, Xbox One e PC). Com lançamento previsto para 24 de setembro de 2019, game contará os eventos que acontecem após o Contra III: The Alien Wars e terá multiplayer local e online para até quatro pessoas. Apesar da mecânica ser diferente do game original, a promessa é de muita adrenalina como nos velhos tempos.

Age of Empires II

A Microsoft revelou em sua conferência na E3 mais um remake da clássica série de estratégia com temática histórica. Sob o nome de Age of Empires II: Definitive Edition, o game terá gráficos em 4K, trilha sonora remasterizada e conteúdo inédito. Seu lançamento está previsto para o final de 2019 para PC e já está disponível uma versão beta no site oficial. O TechTudo testou o game em primeira mão na E3.

Em Age of Empires II, o jogador controla uma pequena vila e precisa coletar recursos naturais para desenvolver sua comunidade até criar um grande império, com exércitos, esquadras e monumentos. Lançado em 1999, Age of Empires II chegou a ganhar uma versão em HD em 2013.

Panzer Dragoon

Uma das franquias menos conhecidas da Sega, Panzer Dragoon ganhará um remake para Nintendo Switch programado para o final de 2019. Esse será o primeiro título da série desde Panzer Dragoon Orta, lançado em 2002 para Xbox.

Sua mecânica lembra alguns games de nave como Star Fox, com a diferença que o jogador pilota um dragão em um mundo mágico e pós-apocalíptico. O game foi bastante elogiado na época de seu lançamento, mas como ficou restrito ao Sega Saturn (que se tornaria um fracasso de vendas), ele acabou caindo no esquecimento. Com o passar dos anos, ganhou status de cult entre os fãs.

Trials of Mana

Após longos 24 anos, fãs ocidentais poderão enfim jogar a continuação do clássico RPG Secret of Mana. Ainda por cima, a Square Enix oferece duas opções: a primeira é adquirindo a coletânea Collection of Mana, que conta com Final Fantasy Adventure (sim, o título ganhou esse nome no Ocidente), Secret of Mana e Trials of Mana em seus gráficos originais. A compilação é exclusiva para Switch e já está disponível na loja da Nintendo.

A outra opção é aguardar até o começo de 2020, quando o remake de Trials of Mana será lançado para PS4, Switch e PC. No trailer revelado na E3 2019, a nova versão conta com gráficos totalmente remodelados em 3D e jogabilidade modernizada para nenhum fã nostálgico botar defeito.

Commander Keen

Clássico game de plataforma para PCs, Commander Keen está de volta, mas não do jeito que muitos imaginavam. Desenvolvido para MS-DOS em 1990 pela Id Software (a mesma que criou Doom, Quake e Wolfenstein 3D), o garoto com capacete de futebol americano agora estreará nos smartphones, em uma versão completamente repaginada e ainda sem data de lançamento.

O anúncio foi feito na E3 2019 durante a conferência da Bethesda, que faz parte do mesmo grupo da Id Software e que tem relançado diversos games da produtora. Embora o game Commander Keen seja obscuro para a maioria dos gamers, seu personagem principal já apareceu como easter egg em alguns títulos da empresa, como no Doom de 2016.

Destroy All Humans!

Com seu humor negro bem peculiar, Destroy All Humans! ganhará um remake para PS4, Xbox One e PC em 2020. Lançado originalmente para PS2 em 2005 pela THQ, o game coloca o jogador na pele de um alienígena que precisa acabar com a humanidade para coletar amostras de DNA e salvar sua espécie.

Após o sucesso do primeiro game, Destroy All Humans! ganhou três continuações, sendo a última em 2008 para PS3 e Xbox 360. A expectativa é que o game mantenha seu estilo característico marcado por piadas sujas e referências com a cultura pop dos anos 50.

Desperados 3

O game de estratégia ambientado no velho-oeste terá uma aguardada continuação em 2019, ainda sem data definida. Anunciado para PS4, Xbox One e PC, Desperados 3 trará de voltas os duelos, os assaltos e as brigas de gangues que marcaram os outros jogos da série, cujo último título havia sido lançado em 2007.

Uma das novidades dessa versão são as classes especializadas, que oferecerão maior elemento de estratégia para cumprir as missões. Nativos conseguem manusear armas afiadas, foras-da-lei usam armas de fogo de longa distância e acompanhantes podem distrair os inimigos.

Commandos 2 e Praetorians

Sem muito alarde, a Kalypso Media anunciou na E3 2019 a versão remasterizada de dois clássicos do gênero estratégia em tempo real do início dos anos 2000. Em Commandos 2, o jogador precisa liderar um grupo de soldados para realizar uma série de missões em território inimigo, como resgatar prisioneiros e sabotar instalações, durante a na Segunda Guerra Mundial.

Outro game que será relançado pela produtora é Prateorians, que se passa durante o Império Romano. O objetivo é usar estratégias de combate para derrotar os exércitos egípcio e gaulês com o objetivo de se tornar o novo imperador.

Ambos os títulos serão lançados no final do ano.

TurboGrafx-16 mini

A Konami pegou todo mundo de surpresa ao anunciar na E3 2019 a produção do console retrô TurboGrafx-16 mini. Seguindo a tendência lançada pela Nintendo com o NES e o SNES Classic Edition, o videogame virá em formato miniatura e contará com diversos jogos na memória. Por enquanto, os títulos anunciados na versão norte-americana são: R-Type, New Adventure Island, Ninja Spirit, Ys Book I & II, Dungeon Explorer e Alien Crush.

Segundo a empresa, o console contará com recursos como quick save, saída HDMI (com opções de filtros que simulam uma TV de tubo) e entrada para até cinco controles usando um multitap.

O TurboGrafx-16 foi lançado em 1987 no Japão (sob o nome de PC Engine) e foi o primeiro console da era 16 bits. Teve relativo sucesso no arquipélago, mas no resto do mundo acabou atropelado pelo Super Nintendo e pelo Mega Drive, que rivalizaram pela liderança da geração.

Mais do TechTudo