Por Victor de Abreu, para o TechTudo


Diversos jogos competitivos exigem configurações básicas de PCs e notebooks, como League of Legends (LoL), Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e o card game Magic: The Gathering Arena. Os títulos, que são verdadeiro sucesso nos esports, não trazem gráficos tão avançados, mas têm downloads gratuitos. Veja, a seguir, sete jogos competitivos que podem rodar em notebooks e PCs básicos.

Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO)

CS:GO é o grande repreentante dos FPS no esporte eletrônico — Foto: Divulgação/Counter-Strike Online Wiki CS:GO é o grande repreentante dos FPS no esporte eletrônico — Foto: Divulgação/Counter-Strike Online Wiki

CS:GO é o grande repreentante dos FPS no esporte eletrônico — Foto: Divulgação/Counter-Strike Online Wiki

Lançado em agosto de 2012 pela Valve Corporation, Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) é uma febre mundial nos esportes eletrônicos e o principal nome FPS (First-Person Shotter) do cenário. Além de contar com diversas competições no mundo inteiro e times brasileiros de destaque internacional, como a MIBR, trata-se de um jogo que não exige tanto de sua máquina e pode ser baixado gratuitamente na Steam.

Counter-Strike:Global Offensive - Requisitos mínimos

Sistema operacional Windows® 7/Vista/XP
Processador Intel® Core™ 2 Duo E6600 ou AMD Phenom™ X3 8750
Memória RAM 2 GB
Placa de vídeo GeForce GT 520, Radeon HD 6480G ou similares
Espaço em disco 15 GB

PUBG Lite

PUBG Lite é uma versão mais leve para PC — Foto: Divulgação/PUBG Corp. PUBG Lite é uma versão mais leve para PC — Foto: Divulgação/PUBG Corp.

PUBG Lite é uma versão mais leve para PC — Foto: Divulgação/PUBG Corp.

PUBG Lite foi lançado pela PUBG Corp como uma opção mais leve de seu famoso Battle Royale PlayerUnknown's Battlegrounds. Seus requisitos mínimos são bem menores e não exigem uma máquina tão potente como no jogo original. Vale destacar que PUBG Lite é um jogo gratuito e ainda não possui cenário competitivo oficial.

PUBG Lite - Requisitos mínimos

Sistema operacional Windows 7 64 bit ou superior
Processador Intel Core i3 2,4 GHz ou equivalente
Memória RAM 4 GB
Placa de vídeo Intel HD Graphics 4000 ou equivalente
Espaço em disco 4 GB

League of Legends

LoL sempre foi um jogo que não necessita de grandes requisitos — Foto: Divulgação/Riot Games LoL sempre foi um jogo que não necessita de grandes requisitos — Foto: Divulgação/Riot Games

LoL sempre foi um jogo que não necessita de grandes requisitos — Foto: Divulgação/Riot Games

Lançado pela Riot Games em outubro de 2009, League of Legends se destaca por ser um enorme sucesso no competitivo, com ligas regionais e campeonatos mundiais com prêmios milionários. Além disso, LoL também é um grande nome quando o assunto é a acessibilidade: ele pode ser jogado em PCs mais básicos e, talvez por isso, conta com um grande número de jogadores ativos.

League of Legends - Requisitos mínimos

Sistema operacional Windows XP (Service Pack 3 APENAS), Windows Vista, Windows 7, Windows 8 ou Windows 10
Processador Processador de 3 GHz
Memória RAM 1 GB
Placa de vídeo Dedicada com memória de vídeo de 512 MB ou superior
Espaço em disco 12 GB

Fortnite

Fortnite é o maior nome dos Battle Royales — Foto: Divulgação/Epic Games Fortnite é o maior nome dos Battle Royales — Foto: Divulgação/Epic Games

Fortnite é o maior nome dos Battle Royales — Foto: Divulgação/Epic Games

Fortnite é um Battle Royale gratuito e sucesso mundial absoluto. Seu cenário competitivo impressiona com as grandes premiações, como a Fortnite World Cup, que distribuirá US$ 112 milhões (cerca de R$ 445 milhões) em prêmios para os jogadores em 2019. Desenvolvido pela Epic Games, o game pode ser um pouco pesado quando jogado em configurações mais altas, mas trata-se de uma boa opção para um PC mais básico quando seus gráficos estão no mínimo.

Fortnite - Requisitos mínimos

Sistema operacional Windows 7/8/10 64 bits e Mac OSX Sierra (10.12.6+)
Processador Core i3 2.4 Ghz
Memória RAM 4 GB
Placa de Vídeo Intel HD 4000 no PC ou Intel Iris Pro 5200 no Mac
Espaço em disco 8 GB

Hearthstone

Hearthstone continua com um bom cenário nos esportes eletrônicos — Foto: Divulgação/Blizzard Hearthstone continua com um bom cenário nos esportes eletrônicos — Foto: Divulgação/Blizzard

Hearthstone continua com um bom cenário nos esportes eletrônicos — Foto: Divulgação/Blizzard

Desenvolvido pela Blizzard, Hearthstone é uma excelente opção para os fãs de World of Warcraft que gostam de jogos de cartas. Com um cenário competitivo estabelecido, que conta com circuitos regionais e torneios internacionais, Hearthstone também não é exigente quanto aos seus requisitos mínimos de configuração.

Hearthstone - Requisitos mínimos

Sistema operacional Windows® 7 / Windows® 8 / Windows® 10
Processador Intel® Pentium® D ou AMD® Athlon™ 64 X2
Memória RAM 3 GB
Placa de vídeo NVIDIA® GeForce® 8600 GT ou ATI™ Radeon™ HD 2600XT ou superior
Espaço em disco 3 GB

Gwent

Cenário competitivo de Gwent vem crescendo desde o seu lançamento — Foto: Divulgação/Gwent Cenário competitivo de Gwent vem crescendo desde o seu lançamento — Foto: Divulgação/Gwent

Cenário competitivo de Gwent vem crescendo desde o seu lançamento — Foto: Divulgação/Gwent

Lançado em outubro de 2018, Gwent é outro jogo de cartas gratuito que pode ser jogado em PCs com configurações mais básicas. O game desenvolvido pela CD Projekt, se passa no universo de The Witcher e também já conta com um circuito profissional, que é organizado pela própria desenvolvedora do game.

Gwent - Requisitos mínimos

Sistema operacional Windows 7/8/8.1/10 (64 bit)
Processador Intel Celeron G1820 | AMD A4-7300
Memória RAM 4 GB
Placa de vídeo NVIDIA GeForce GT 730 | Radeon R7 240
Espaço em disco 6 GB

Magic: The Gathering Arena

Magic: The Gathering Arena é a adaptação digital do famoso cardgame — Foto: Divulgação/Wizards of the Coast Magic: The Gathering Arena é a adaptação digital do famoso cardgame — Foto: Divulgação/Wizards of the Coast

Magic: The Gathering Arena é a adaptação digital do famoso cardgame — Foto: Divulgação/Wizards of the Coast

Sucesso desde os anos 90, o famoso jogo de cartas ganhou sua adaptação para PC chamada de Magic: The Gathering Arena. Desenvolvido pela Wizards of the Coast, o game conta com um circuito competitivo recente, que começou em fevereiro de 2019 e acaba em dezembro com o Magic World Championship. Assim como os outros jogos de carta, Magic também não exige muito do PC, podendo ter desempenho e jogabilidade mantidas mesmo com configurações mais básicas.

Magic: The Gathering Arena - Requisitos mínimos

Sistema operacional Windows 7
Processador AMD Athlon 64 X2 Dual Core 5600+ ou equivalente
Memória RAM 2 GB
Placa de vídeo GeForce GTX 8800 ou equivalente
Espaço em disco 5 GB
Mais do TechTudo