Por Carolina Lais de Assis, para o TechTudo


O WhatsApp é o aplicativo mais popular do mundo, por isso é muito difícil encontrar alguém que não tenha o app instalado no celular. O mensageiro tem diversos recursos que agradam usuários de Android, iPhone (iOS) e versão web, porém é muito comum surgirem lendas envolvendo recursos fictícios da plataforma. Nos boatos transmitidos por meio de mensagens, funções não disponíveis oficialmente ou informações falsas são divulgadas como verídicas.

Entre as mentiras mais comuns, há a promessa de mudar o WhatsApp de cor ou a informação de que a ferramenta passará a ser paga. Vale lembrar que algumas destas ferramentas estão disponíveis em apps não-oficiais, como o GB WhatsApp ou Yo WhatsApp, que apresentam riscos de privacidade e bloqueio de contas. Para evitar que você seja enganado e clique em links duvidosos, o TechTudo separou cinco lendas sobre o aplicativo a seguir.

WhatsApp: cinco dicas para usar o app com segurança

WhatsApp: cinco dicas para usar o app com segurança

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. WhatsApp muda de cor?

De forma oficial, não é possível alterar a cor do fundo do WhatsApp – apenas o papel de parede das conversas. O desejo de deixar o mensageiro com mais personalidade e usar tons diferentes faz com que muitas pessoas cliquem em convites falsos sobre a liberação desta função.

O golpe que promete mudar a cor do aplicativo já enganou milhões de usuários — Foto: Reprodução/Psafe O golpe que promete mudar a cor do aplicativo já enganou milhões de usuários — Foto: Reprodução/Psafe

O golpe que promete mudar a cor do aplicativo já enganou milhões de usuários — Foto: Reprodução/Psafe

O link direciona o usuário para uma página com uma interface bonita, parecida em alguns aspectos com o WhatsApp. Porém, o site falso orienta a vítima a compartilhar a URL com amigos ou grupos do aplicativo para que as cores fiquem disponíveis. Depois disso, o usuário é levado a instalar apps e extensões suspeitas, que podem conter vírus.

2. WhatsApp com fundo transparente?

O GB WhatsApp é uma versão pirata do aplicativo original, que possibilita a inclusão do fundo transparente  — Foto: Reprodução/Mirella Stivani O GB WhatsApp é uma versão pirata do aplicativo original, que possibilita a inclusão do fundo transparente  — Foto: Reprodução/Mirella Stivani

O GB WhatsApp é uma versão pirata do aplicativo original, que possibilita a inclusão do fundo transparente — Foto: Reprodução/Mirella Stivani

Ainda na linha de personalização do aplicativo, um golpe promete deixar o fundo do WhatsApp transparente. Na verdade, tratam-se de versões não oficiais do mensageiro, que podem expor os usuários a diversos riscos, como o roubo de dados pessoais e danos financeiros. Além disso, a plataforma anunciou que vai bloquear contas vinculadas às versões ilegais.

Uma alternativa mais segura para quem deseja deixar o celular translúcido é o Transparent Phone Screen — aplicativo disponível para celulares Android e que pode ser aproveitado junto com o WhatsApp.

3. Como saber quem visitou meu perfil?

Cibercriminosos se aproveitam da curiosidade dos usuários para aplicar o golpe — Foto: Divulgação/Kaspersky Lab Cibercriminosos se aproveitam da curiosidade dos usuários para aplicar o golpe — Foto: Divulgação/Kaspersky Lab

Cibercriminosos se aproveitam da curiosidade dos usuários para aplicar o golpe — Foto: Divulgação/Kaspersky Lab

Não é permitido saber quem acessou o seu perfil no WhatsApp, mas criminosos virtuais se aproveitam da curiosidade dos usuários para ganhar dinheiro de forma ilegal. O golpe é aplicado por meio de mensagens que circulam pelo aplicativo.

Como é de costume, a página afirma que é preciso realizar o compartilhamento do conteúdo para os contatos do app para que o recurso seja liberado. Na sequência, o usuário é direcionado para diversas propagandas de assinatura, mas nenhuma fala sobre descobrir quem visualizou o perfil no mensageiro.

4. Como esconder o status online?

O app permite configurar várias opções de privacidade no aplicativo, mas não é possível esconder quando está online  — Foto: (Foto: Reprodução/Thiago Barros) O app permite configurar várias opções de privacidade no aplicativo, mas não é possível esconder quando está online  — Foto: (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

O app permite configurar várias opções de privacidade no aplicativo, mas não é possível esconder quando está online — Foto: (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

A única maneira de impedir que alguém consiga visualizar o seu status online é bloquear o contato do WhatsApp. Existem apps que prometem fazer isso, mas não são oficiais e, por isso, potencialmente perigosos.

O mensageiro verdadeiro tem recursos que visam aumentar a privacidade dos usuários. O WhatsApp permite que as pessoas ocultem o horário em que estiveram online pela última vez, a foto, o recado, o status, entre outras opções.

5. WhatsApp será pago?

WhatsApp em meio a moedas — Foto: Luciana Maline/TechTudo WhatsApp em meio a moedas — Foto: Luciana Maline/TechTudo

WhatsApp em meio a moedas — Foto: Luciana Maline/TechTudo

"Será que o WhatsApp vai passar a cobrar pelo serviço?". Este é um boato que deixa muitas pessoas preocupadas. Felizmente, a mensagem que afirma que é necessário repassar o conteúdo para toda a lista de contatos para que o app não seja bloqueado e a cobrança efetivada é falsa. Não existe previsão para a cobrança de assinaturas da versão tradicional do aplicativo. Além disso, caso isso aconteça, a plataforma não pode iniciar as cobranças sem avisar oficialmente aos usuários.

Mais do TechTudo