Por Maria Dias, para o TechTudo


Serviços domésticos e gerais podem ser contratados com facilidade por meio de aplicativos disponíveis para Android e iPhone (iOS). As plataformas que oferecem essa comodidade podem simplificar o relacionamento entre cliente e profissional por meio de funcionalidades que agilizam a execução de tarefas para ambas as partes. Para o cliente, por exemplo, é possível analisar perfis de profissionais que detalham suas atividades e apresentam recomendações de clientes anteriores. Outra possibilidade é a de receber orçamentos de diferentes pessoas e negociar com elas acerca do valor final do serviço.

A escolha dos profissionais recomendados pelos aplicativos geralmente é criteriosa. Referências de trabalhos anteriores, antecedentes criminais, treinamentos presenciais e avaliações de outros clientes fazem parte do processo que aprova o ingresso de profissionais nos apps. As plataformas, portanto, não só oferecem a opção de contratar um serviço para o usuário, mas também a de anunciar seu próprio trabalho. A seguir, veja uma lista com os principais aplicativos de diarista e serviços gerais, elencados pelo TechTudo.

Apps como o GetNinjas permitem contato entre clientes e profissionais de serviços gerais — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Apps como o GetNinjas permitem contato entre clientes e profissionais de serviços gerais — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Apps como o GetNinjas permitem contato entre clientes e profissionais de serviços gerais — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. GetNinjas

O GetNinjas é um dos aplicativos mais populares para encontrar profissionais que executem serviços gerais. Disponível para Android e iPhone (iOS), a plataforma oferece uma lista de pessoas capacitadas para realizar serviços de áreas como assistência técnica, reformas, moda e beleza, diaristas, etc. Por permitir o contato entre o cliente e o prestador de serviços, o aplicativo é voltado para ambos os públicos.

O usuário pode se cadastrar apenas com o número de telefone e escolher se deseja anunciar ou contratar um serviço. Ao escolher a opção de contratante, o próximo passo é selecionar a categoria de serviço da qual precisa. Na opção de “Serviços Domésticos”, por exemplo, é necessário disponibilizar informações acerca do local onde a faxina será realizada, como o número de cômodos, o tipo de limpeza que deverá ser feita e tarefas adicionais — como limpar a parte interna de geladeiras e armários.

O GetNinja também flexibiliza o período de contratação para essa categoria de profissionais, uma vez que o usuário pode escolher se deseja que o serviço seja realizado semanalmente, quinzenalmente, mensalmente ou o mais rápido possível. Após obter acesso à localização do cliente, a plataforma indica uma lista de até três profissionais que estão próximos à região e informa que eles deverão entrar em contato com o usuário, geralmente por meio do WhatsApp. O cliente também pode ver o perfil dos profissionais, com recomendações e serviços prestados, para escolher a melhor opção de serviço.

GetNinjas faz a ponte entre clientes e profissionais de serviços gerais — Foto: Reprodução/Maria Dias GetNinjas faz a ponte entre clientes e profissionais de serviços gerais — Foto: Reprodução/Maria Dias

GetNinjas faz a ponte entre clientes e profissionais de serviços gerais — Foto: Reprodução/Maria Dias

2. Diaríssima

O aplicativo Diaríssima está disponível para Android e iPhone (iOS) e oferece uma busca prática por serviço de diaristas nos locais solicitados pelo usuário. No app, é possível contratar uma ou meia diária de um profissional e visualizar seu perfil com informações sobre as atividades que realiza e recomendações de outros clientes. O diferencial do aplicativo fica por conta da exibição das agendas das diaristas, que podem ser consultadas por meio de datas e horários, a fim de verificar quando ela se encontra disponível para prestar o serviço.

Para realizar o cadastro, é necessário fornecer dados como número de celular, e-mail e CPF. Caso o usuário queira agendar uma diária, deve entrar em um dos perfis recomendados pelo aplicativo, acessar a agenda do profissional e escolher data e horário para a realização da faxina. Também é necessário especificar dados sobre o local a ser limpo, como metragem, número de quartos, janelas e moradores. O pagamento do serviço é feito diretamente com o prestador de serviços.

Com o app Diaríssima, o usuário pode acessar a agenda do profissional para marcar um serviço  — Foto: Reprodução/Maria Dias Com o app Diaríssima, o usuário pode acessar a agenda do profissional para marcar um serviço  — Foto: Reprodução/Maria Dias

Com o app Diaríssima, o usuário pode acessar a agenda do profissional para marcar um serviço — Foto: Reprodução/Maria Dias

3. Triider

O Triider é um aplicativo voltado para a contratação de profissionais de serviços de manutenção, como diaristas e faxineiras, instalação de ar-condicionado, eletricista, conserto de máquinas de lavar, formatação de computadores, entre outros. Disponível para Android e iPhone (iOS), o app só está disponível nas cidades de Porto Alegre (RS), Canoas (RS) e Curitiba (PR). No Triider, o usuário pode solicitar até três orçamentos antes de fechar negócio. Para fazer isso, é preciso preencher um formulário com informações pessoais e sobre a demanda a ser executada pelo profissional. O prazo para recebimento de orçamentos é de 24 horas. Com essas informações, o usuário pode comparar preços e avaliações, conversar com os profissionais por chat para tirar dúvidas ou negociar valores e combinar uma data favorável para a realização do serviço.

Outro diferencial do Triider é que o pagamento pelo serviço é feito dentro do próprio aplicativo por meio de cartão de crédito — o app aceita 14 bandeiras de operadoras de cartão, entre elas Visa, MasterCard e Elo. As quantias podem ser parceladas e cobram um valor de garantia do serviço, que protege o cliente de possíveis problemas com a execução das atividades contratadas. O app ressalta em suas comunicações que todos os profissionais registrados na plataforma são verificados e que passam por um rigoroso processo de aprovação, com treinamento presencial, checagem de documentos e referências profissionais. Para usuários que desejam oferecer seus serviços, é preciso utilizar outro programa, chamado Triider para Profissionais.

O Triider recomenda profissionais de serviços gerais nas cidades de Canoas (RS), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) — Foto: Reprodução/Maria Dias O Triider recomenda profissionais de serviços gerais nas cidades de Canoas (RS), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) — Foto: Reprodução/Maria Dias

O Triider recomenda profissionais de serviços gerais nas cidades de Canoas (RS), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) — Foto: Reprodução/Maria Dias

4. Blumpa

O Blumpa é um aplicativo voltado para a contratação de serviços domésticos em municípios da Grande São Paulo e está disponível para Android e iPhone (iOS). Antes de se cadastrar para solicitar um profissional do ramo, o app oferece a opção de fazer uma simulação da prestação do serviço. O aplicativo possui um algoritmo que ajuda a escolher o número de horas da faxina com base em algumas informações sobre o local a ser limpo. O usuário deve escolher a frequência com que deseja contratar a diarista, se apenas uma única vez ou fazer uma assinatura do serviço e, em seguida, escolher a quantidade de horas do serviço por dia. O canto superior direito da tela de simulação do app exibe o valor da contratação, que aumenta conforme o tempo selecionado — o mínimo é de três horas.

Para que o orçamento seja feito, é preciso informar a metragem da casa e o número de banheiros, o que influencia no preço final. Serviços adicionais como lavar louça ou passar roupa também podem ser solicitados. O pagamento pela contratação é antecipado e ocorre dentro do app por meio de boleto bancário, cartão de crédito ou PayPal. No Blumpa, não é possível escolher o profissional que vai realizar o serviço ou ver mais informações sobre ele, já que a seleção é feita pelo próprio app.

No Blumpa, que atende apenas a Grande São Paulo, é possível simular o preço da contratação do serviço doméstico — Foto: Reprodução/Maria Dias No Blumpa, que atende apenas a Grande São Paulo, é possível simular o preço da contratação do serviço doméstico — Foto: Reprodução/Maria Dias

No Blumpa, que atende apenas a Grande São Paulo, é possível simular o preço da contratação do serviço doméstico — Foto: Reprodução/Maria Dias

5. ChamaWill

O aplicativo ChamaWill é focado em ajudar clientes a se conectarem com profissionais de um jeito rápido e seguro. Disponível para Android e iPhone (iOS), a plataforma oferece serviços de assistência técnica ou informática, serviços domésticos e outras atividades gerais. Para contratar um serviço, o usuário pode descrevê-lo em detalhes e adicionar até três fotos para explicar o que deve ser feito. Após preencher os dados solicitados, a plataforma busca três profissionais disponíveis para atender o pedido, que enviam orçamentos ao usuário por meio do número de celular disponibilizado. O cliente pode negociar com todos eles e escolher a melhor opção de serviço. O pagamento deve ser feito diretamente com o profissional na hora de execução do trabalho.

O diferencial do Will fica por conta da possibilidade de mulheres contratarem outras mulheres para realizar o serviço desejado. Essa funcionalidade possui a mesma iniciativa de plataformas como o Lady Driver, por exemplo, que visa a trazer mais segurança para suas usuárias. O aplicativo diz ter um processo criterioso para a seleção de profissionais, verificando referências de trabalhos anteriores.

No ChamaWill é possível que usuárias solicitem o serviço de outras mulheres — Foto: Reprodução/Maria Dias No ChamaWill é possível que usuárias solicitem o serviço de outras mulheres — Foto: Reprodução/Maria Dias

No ChamaWill é possível que usuárias solicitem o serviço de outras mulheres — Foto: Reprodução/Maria Dias

O que é PayPal e como funciona o serviço

O que é PayPal e como funciona o serviço

Mais do TechTudo