Redes sociais

Por Gabrielle Ferreira, para o TechTudo


Os filtros no Instagram Stories ganharam grande popularidade nos últimos meses. Desde o filtro de bebê do Snapchat até a máscara de idoso do FaceApp, efeitos de aplicativos variados são um sucesso no Stories. O Instagram também conta com filtros próprios, e usuários podem publicar na rede social de foto efeitos desenvolvidos por eles mesmos. A grande oferta de filtros para Stories está disponível de diferentes maneiras: roubando efeitos de colegas, acompanhando desenvolvedores ou usando apps de terceiros. Confira na lista a seguir como salvar filtros do Instagram para fazer Stories divertidos.

Anitta e Rihanna: como usar filtros de famosos no Instagram Stories

Anitta e Rihanna: como usar filtros de famosos no Instagram Stories

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Salvar filtros do Instagram de amigos

Uma das formas mais fáceis de ter acesso a novos filtros é pegando nos Stories de amigos. Assim que visualizar um post com um efeito que não seja nativo do Instagram, basta tocar sobre o nome do filtro para adicioná-lo. Os novos filtros adicionados ficam salvos em sua conta, e é possível usá-los mais tarde a partir da galeria de filtros do Instagram Stories.

Descubra filtros nos stories de amigos — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira Descubra filtros nos stories de amigos — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira

Descubra filtros nos stories de amigos — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira

2. Seguir desenvolvedores de filtros

Outra forma de encontrar novas opções de filtros é seguindo desenvolvedores desses efeitos. É possível identificar a conta deles pelo ícone de efeito na barra acima do feed de fotos. Ao tocar no ícone, são exibidos os filtros que ele(a) criou, e você pode testá-los.

Para adicionar definitivamente os filtros, é preciso seguir a conta que criou o efeito. Grandes marcas como Disney, Buzzfeed, e criadores de conteúdo como os youtubers Igor Saringer e Ana P são alguns dos principais criadores de filtros no Instagram.

Acesse galeria de filtros em contas de desenvolvedores — Foto: Reprodução/TechTudo Acesse galeria de filtros em contas de desenvolvedores — Foto: Reprodução/TechTudo

Acesse galeria de filtros em contas de desenvolvedores — Foto: Reprodução/TechTudo

3. "Roubar" filtro do Snapchat

O Snapchat foi a primeira rede social de fotos a adotar filtros em realidade aumentada em sua plataforma. Após estourar com o filtro de cachorrinho, a rede acabou por perder espaço para o Instagram. Entretanto, ainda é possível baixar o Snapchat e utilizar seus filtros.

Uma das opções é utilizar os filtros do app, salvar a foto em sua galeria e, posteriormente, postá-la no Instagram, como se fosse uma nova opção de filtro. Há ainda o FaceApp, um novo aplicativo que vêm bombando com os filtros de bebê e idoso, que foram muito compartilhados dentro do próprio Instagram.

Use o Snapchat para descobrir novos filtros — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira Use o Snapchat para descobrir novos filtros — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira

Use o Snapchat para descobrir novos filtros — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira

4. Criar seu próprio filtro

Para efetivamente criar novos filtros e divulgá-los no Instagram é preciso passar por uma rodada de testes antes de a rede social aprovar sua criação. Porém, através de um programa chamado Spark AR Studio, é possível criar seus próprios efeitos de realidade aumentada de forma simples e intuitiva, enquanto aguarda todo o processo burocrático para torná-los públicos.

Os filtros criados, caso aprovados, podem ir não somente para o próprio Instagram como também para o Facebook. Um ponto negativo é de que o Spark AR está disponível para download apenas para macOS 10.12 ou superiores.

Crie seu próprio filtro de realidade aumentada — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira Crie seu próprio filtro de realidade aumentada — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira

Crie seu próprio filtro de realidade aumentada — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira

5. Usar o Lenslist (lenslist.co)

O Lenslist é um site criado somente para postar atualizações a cada vez que um novo efeito for criado e divulgado. Na plataforma, é possível descobrir novos efeitos para o Instagram, Facebook e Snapchat.

Uma lista com diversos filtros é exibida no site e, para usá-los, basta clicar no efeito desejado e escolher a opção "Try it yourself" (teste você mesmo, em tradução livre). O novo efeito automaticamente irá aparecer na sua galeria de filtros da rede social escolhida.

O Lenslist divulga os novos filtros criados — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira O Lenslist divulga os novos filtros criados — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira

O Lenslist divulga os novos filtros criados — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira

Mais do TechTudo