Por Bruna Telles, para o TechTudo


A Twitch TV é uma das principais plataformas de streaming de jogos na Internet. Alguns games se destacam com audiências impressionantes no site e fazem sucesso entre espectadores. Janeiro de 2019 foi o melhor mês do ano para a plataforma, que bateu 948 milhões de horas assistidas. Fortnite, Apex Legends e o recém-lançado Teamfight Tactics, modo de League of Legends (LoL), chamaram atenção na plataforma por diferentes motivos. Confira, a seguir, cinco jogos que viraram fenômenos no site de vídeos ao vivo.

Fortnite

Fortnite sofreu concorrência, mas ainda é o jogo a ser batido em popularidade na Twitch — Foto: Divulgação/Epic Games Fortnite sofreu concorrência, mas ainda é o jogo a ser batido em popularidade na Twitch — Foto: Divulgação/Epic Games

Fortnite sofreu concorrência, mas ainda é o jogo a ser batido em popularidade na Twitch — Foto: Divulgação/Epic Games

Apesar de ser um dos jogos mais assistidos da Twitch, o começo de Fortnite não foi tão surpreendente. O primeiro pico de audiência foi de apenas 1,3 mil espectadores em dezembro de 2015, quando o jogo estava na fase alfa. Com o lançamento oficial, em 2017, a audiência bateu o pico de 74,4 mil. Em junho de 2018, os números chegaram a 1,4 milhão, recorde absoluto do jogo. O crescimento rápido de Fortnite aconteceu por conta da grande quantidade de streamers do jogo, como Tyler "Ninja" Blevins, Turner "TFue" Tenney e Brett Brett "dakotaz" Hoffman. O Battle Royale foi o jogo mais assistido da Twitch em 2018: ao todo forma 1,36 bilhões de horas assistidas.

Como funciona o download de jogos grátis na PSN Plus? Usuários explicam no Fórum do TechTudo

Apex Legends

Apex Legends está num momento de baixa, mas o seu lançamento foi só sucesso — Foto: Divulgação/Apex legends Apex Legends está num momento de baixa, mas o seu lançamento foi só sucesso — Foto: Divulgação/Apex legends

Apex Legends está num momento de baixa, mas o seu lançamento foi só sucesso — Foto: Divulgação/Apex legends

Apesar da fase queda recente, o Battle Royale da Respawn Entertainment teve um período de lançamento de absoluto sucesso. Uma semana após ser disponibilizado, Apex Legends bateu a marca de 25 milhões de jogadores e superou o recorde de visualizações de Fortnite na Twitch em 1,2 milhões. Além disso, o jogo foi o mais assistido da plataforma em fevereiro deste 2019. Mas em junho de 2019, o jogo registrou queda de 95% de audiência. Com a chegada da Season 2, esses valores podem voltar a subir.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Teamfight Tactics

Teamfight Tactics é o "Auto Chess do LoL", e traz partidas similares a um jogo de xadrez — Foto: Divulgação/Riot Games Teamfight Tactics é o "Auto Chess do LoL", e traz partidas similares a um jogo de xadrez — Foto: Divulgação/Riot Games

Teamfight Tactics é o "Auto Chess do LoL", e traz partidas similares a um jogo de xadrez — Foto: Divulgação/Riot Games

Seguindo o sucesso do Auto Chess de DotA 2, League of Legends (LoL) também ganhou o seu "modo de jogo xadrez", o Teamfight Tactics (TFT). O jogo foi lançado oficialmente no dia 28 de junho de 2019, mas já fez sucesso na Twitch enquanto ainda estava na fase de testes, desbancando Fortnite como jogo mais assistido em meados de junho. Em apenas uma semana, TFT se estabeleceu como terceiro jogo mais assistido de toda Twitch, perdendo apenas para Fortnite e LoL. Com 15,6 milhões de horas assistidas, o jogo ficou na frente de outros grandes títulos como Overwatch e Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO).

GTA 5

Em GTA RP o jogador pode "viver uma vida normal", com seu próprio conjunto de tarefas e detalhes — Foto: Reprodução/PCGamesN Em GTA RP o jogador pode "viver uma vida normal", com seu próprio conjunto de tarefas e detalhes — Foto: Reprodução/PCGamesN

Em GTA RP o jogador pode "viver uma vida normal", com seu próprio conjunto de tarefas e detalhes — Foto: Reprodução/PCGamesN

Entre os 10 jogos mais assistidos da Twitch no ano passado, GTA 5 teve um momento de crescimento com o lançamento do GTA Roleplay, ou GTA RP. O mod, que foi lançado em março de 2019, tem proposta bem popular: permitir que o jogador assuma o papel de um personagem, que pode ser um executivo, um policial ou um bandido. O game contava com uma média mensal de 50 a 75 mil visualizações na plataforma. Porém, com a chegada de GTA RP em março, este número saltou para 304 mil no mês.

Artifact

Artifact parecia uma promessa positiva, mas virou um fenômeno da Twitch pelos motivos negativos — Foto: Reprodução/Steam Artifact parecia uma promessa positiva, mas virou um fenômeno da Twitch pelos motivos negativos — Foto: Reprodução/Steam

Artifact parecia uma promessa positiva, mas virou um fenômeno da Twitch pelos motivos negativos — Foto: Reprodução/Steam

Inspirado no universo de DotA 2, o card game da Valve era visto como uma promessa dos esports para 2019. Entretanto, a queda de audiência de Artifact foi rápida: dois meses após seu lançamento, sua base de jogadores diminuiu em 98%. O game também registrou apenas 97 jogadores simultâneos em março deste ano. Por ter poucos jogadores, as streams de Artifact na Twitch praticamente acabaram.

Foi nesse momento que algumas pessoas começaram a utilizar a seção do jogo na plataforma para transmitir memes e até conteúdos ofensivos e ilegais. A audiência do jogo aumentou consideravelmente, mas pelos motivos errados. O caso fez com que a Twitch abrisse um processo contra os streamers que participaram da polêmica e Artifact se tornasse um dos "fenômenos" da plataforma de streaming.

Mais do TechTudo