Redes sociais

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


A matéria mais lida de software no mês de junho contou a história da disputa judicial pela herança do cantor francês Johnny Hallyday, que foi resolvida graças a fotos publicadas no Instagram do artista. Os filhos do roqueiro usaram as publicações na rede social para provar que tinham direito à fortuna deixada pelo astro. Outro assunto que chamou a atenção foram as brincadeiras para Stories que mais fizeram sucesso entre os usuários. A listra traz games como Flappy Bird e filtros que transformam o rosto das pessoas.

Falhas nas operações do Instagram e da plataforma de games Origin também se destacaram entre os leitores. No caso do serviço de games da EA, 300 milhões de contas foram expostas. Também foram destaque as novas funcionalidades do Excel, que permite enviar dados de fotos diretamente para planilhas, e do Google, que permite deletar informações automaticamente. Confira, a seguir, as dez matérias mais lidas na editoria de Softwares do TechTudo no mês de junho.

Como colocar música no Instagram Stories

Como colocar música no Instagram Stories

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Disputa de herança resolvida com fotos do Instagram

Fotos publicadas no Instagram causaram uma reviravolta no julgamento do processo da herança milionária do cantor francês Johnny Hallyday, morto em 2017. As publicações do artista na rede social foram usadas pelos filhos dele, David e Laura Smet, para provar que o astro viveu boa parte de sua vida na França, condição que daria aos herdeiros o direito à fortuna, de acordo com a lei francesa. A briga judicial acontecia com a viúva de Johnny, que tentava provar que o cantor viveu os últimos anos nos Estados Unidos, o que lhe garantiria o dinheiro. Com base do perfil do pai no Instagram, David montou um gráfico para provar que o pai e a madrasta mantiveram base na França, e o argumento foi aceito pelo tribunal francês.

2. Filtros e brincadeiras do Instagram

Tutorial mostra como instalar e jogar o game Flappy Bird no Instagram Stories — Foto: Marvin Costa/TechTudo Tutorial mostra como instalar e jogar o game Flappy Bird no Instagram Stories — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Tutorial mostra como instalar e jogar o game Flappy Bird no Instagram Stories — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Essa lista publicada em junho reuniu as brincadeiras para Stories que mais fizeram sucesso no mês de maio. Uma das mais famosas foi o filtro de bebê, que transformava o rosto de qualquer pessoa em criança. O efeito nativo do Snapchat conquistou o Instagram e outras redes sociais e gerou fotos e vídeos divertidos. Entre as outras opções listadas estão o filtro que coloca o vilão Thanos dançando nos ambientes e o game Flappy Bird, que voltou com tudo nas histórias, permitindo movimentar o pássaro dentro da rede social usando o movimento de piscar os olhos.

3. Instagram fora do ar

O Instagram ficou fora do ar para muitas pessoas no Brasil, Estados Unidos e países da França, no dia 13. Ao tentar acessar a rede social, os usuários eram impactados com as mensagens de erro "Não foi possível atualizar o feed", "ocorreu um erro de rede desconhecido" ou "erro de rede". A situação foi normalizada rapidamente, mas a empresa não se pronunciou sobre os motivos que causaram a instabilidade.

4. Privacidade no Google

Confirme a remoção dos dados antigos — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Confirme a remoção dos dados antigos — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Confirme a remoção dos dados antigos — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

A função Auto-Delete foi disponibilizada para usuários do Google no Brasil no início do mês. O recurso permite apagar automaticamente o registro de todas as atividades do usuário nos serviços da empresa na Internet, como Maps, YouTube e aplicativos para Android. A funcionalidade também exclui registros de pesquisas e sites visitados. Ativado o serviço, as informações são removidas do histórico na hora ou a cada três ou 18 meses.

5. WWDC ao vivo

WWDC 2019 apresentou nova versão de sistemas da Apple — Foto: Thássius Veloso/TechTudo WWDC 2019 apresentou nova versão de sistemas da Apple — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

WWDC 2019 apresentou nova versão de sistemas da Apple — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Este tutorial ensinou como assistir ao vivo, pela Internet, à WWDC 2019, conferência anual da Apple realizada na Califórnia, no último dia 3, que revela novidades do macOS, iOS e demais sistemas operacionais da empresa. Entre as novidades apresentadas no evento, estão o Modo Noturno do iOS 13, a nova geração do Mac Pro, o lançamento do iPadOS e o fim do iTunes.

6. Perguntas e respostas sobre prints no Instagram

Esta matéria tirou dúvidas sobe uma questão bastante comum entre os usuários: “O Instagram avisa quando eu tiro print”? O texto explica se a rede social realmente entrega ao amigo quando você tira um print, se é possível descobrir quem tirou prints dos seus Stories e ainda se o contato é avisado sobre capturas de tela nas imagens enviadas pelo Direct.

7. Como fazer Stories animados

Tutorial mostra como usar o site Kizoa para editar vídeos do computador  — Foto: Reprodução/Marvin Costa Tutorial mostra como usar o site Kizoa para editar vídeos do computador  — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Tutorial mostra como usar o site Kizoa para editar vídeos do computador — Foto: Reprodução/Marvin Costa

O site Kizoa permite criar Stories animados com fotos e vídeos para publicar no Instagram. Este tutorial ensinou como aproveitar as funcionalidades do site para fazer histórias personalizadas, com efeitos de transições, frases, trilha sonora e sequência de vídeos. Ao final, os arquivos podem ser salvos no PC para serem publicados pelo PC ou pelo celular, com o objetivo de chamara atenção dos seguidores com posts exclusivos.

8. Falha expôs 300 milhões de contas do Origin

Plataforma Origin tem vulnerabilidade que coloca milhões de contas em risco — Foto: Reprodução/André Mello Plataforma Origin tem vulnerabilidade que coloca milhões de contas em risco — Foto: Reprodução/André Mello

Plataforma Origin tem vulnerabilidade que coloca milhões de contas em risco — Foto: Reprodução/André Mello

Uma vulnerabilidade colocou em risco contas de 300 milhões de usuários da plataforma de jogos Origin, oferecida pela EA e concorrente da Steam, abrindo caminho para a invasão de perfis e roubo de identidade de gamers. Ao clicar em links maliciosos, os jogadores abririam uma brecha para que criminosos pudessem sequestrar a sessão ativa, tendo acesso ao acervo completo de games comprados, além da possibilidade de adquirir mais jogos usando um método de pagamento já cadastrado. Assim que foi reportada do erro, a EA liberou uma atualização que corrigia a falha.

9. Letras de músicas do Deezer no Instagram

Aprenda a compartilhar letras de músicas do Deezer no Instagram Stories — Foto: Helito Beggiora/TechTudo Aprenda a compartilhar letras de músicas do Deezer no Instagram Stories — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Aprenda a compartilhar letras de músicas do Deezer no Instagram Stories — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

O Deezer liberou um recurso que permite compartilhar letras de músicas diretamente nos Stories do Instagram — recurso diferente do sticker de música nativo da rede social, lançado no Brasil na última semana do mês. O usuário pode enviar até cinco linhas de uma canção para as histórias, acompanhadas da capa do álbum. Vale dizer que apenas o texto é enviado para a rede social, sem som de fundo. O story ainda pode ser editado normalmente, com outros textos, desenhos e adesivos.

10. Facilidade no Excel

utorial mostra como inserir dados a partir de fotos no Microsoft Excel pelo celular — Foto: Marvin Costa/TechTudo utorial mostra como inserir dados a partir de fotos no Microsoft Excel pelo celular — Foto: Marvin Costa/TechTudo

utorial mostra como inserir dados a partir de fotos no Microsoft Excel pelo celular — Foto: Marvin Costa/TechTudo

O aplicativo do Excel para celular passou a criar tabelas a partir de fotos. Isso significa que, usando a câmera do celular para capturar as informações, o programa identifica uma planilha impressa e cria sua versão digital automaticamente, permitindo que o usuário edite os dados como quiser. O recurso é ideal para digitalizar tabelas de forma rápida, sem precisar digitar cada célula manualmente.

Mais do TechTudo