Por Felipe Vinha


Medal of Honor é uma série de jogos de tiro em primeira pessoa que nasceu em 1999 e, desde então, conseguiu alguma fama entre o público. Por mais que esteja um pouco “esquecida” nos dias de hoje, a marca rendeu bons games ao longo de seus anos, a começar pelo primeiro e excelente título, responsável por sua popularidade, lançado no PSOne. Conheça este e outro dos melhores jogos da saga:

Medal of Honor – PSOne – 1999

O primeiro de todos e que, de certa forma, revolucionou o gênero FPS nos consoles. O jogo trouxe mecânicas interessantes, como troca de armas de maneira dinâmica, e uma história que prende os jogadores, mesmo quando o foco está nos combates. Não por um acaso: a história foi criada por ninguém menos que Steven Spielberg, cineasta famoso por grandes filmes como Jurassic Park e Indiana Jones.

O primeiro Medal of Honor foi histórico — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Medal of Honor: Frontline – PS2, PS3, Xbox, GameCube – 2002

Medal of Honor: Frontline é muito lembrado pelos fãs como o melhor jogo de toda a franquia, por uma série de razões, envolvendo não apenas gráficos, mas também design de fases, armas, história e outros elementos que compõem o produto. Este jogo fez tanto sucesso que chegou a ser relançado, anos depois, no PS3, remasterizado em alta definição.

Medal of Honor: Frontline é considerado o melhor de toda a série — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Medal of Honor: Allied Assault – PC – 2002

Medal of Honor: Allied Assault saiu no mesmo ano que Frontline e foi exclusivo de PC, mas tinha pouca relação com seu “irmão” nos consoles. Ainda assim, foi um grande jogo para os computadores, agregando ainda duas expansões. Este foi o primeiro título da série para PC e também é o único, até hoje, a ter pacotes de expansão, com dois capítulos extra. Também é lembrado como um dos melhores multiplayer da época.

Medal of Honor: Allied Assault foi o único com expansões — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Medal of Honor – PS3, Xbox 360, PC – 2010

Em 2010 a EA resolveu revitalizar a franquia e lançar o jogo Medal of Honor, sem subtítulo, como se fosse um recomeço para a saga. O título causou alguma polêmica por se distanciar dos mais antigos e se focar em conflitos modernos, mas ele tem várias qualidades, como bons gráficos – principalmente na versão PC, que supera, e muito, as de console.

Medal of Honor de 2010 — Foto: Divulgação/EA

Medal of Honor: Rising Sun – PS2, GameCube, Xbox – 2003

Medal of Honor: Rising Sun tem campanha para um jogador e também modos multiplayers complexos. Sua história é focada em um soldado norte-americano em solo de conflito oriental. Foi um dos jogos mais vendidos de toda a série e também foi bem elogiado por ter um grande foco na história - provando que este é o diferencial de Medal of Honor, em relação a outros FPS.

Medal of Honor: Rising Sun — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Mais do TechTudo