Redes sociais

Por Gabrielle Ferreira, para o TechTudo


O Windows Live Messenger — ou MSN (como ficou conhecido em todo o mundo) — completaria 20 anos neste domingo (21), caso ainda estivesse em funcionamento. O mensageiro, lançado em 1999, conquistou milhões de usuários com sua interface simples e intuitiva. Apesar de o MSN ter sido uma das principais redes sociais de mensagem do início do século, a plataforma chegou ao seu fim definitivo em 2014, após a Microsoft adquirir o rival Skype em 2013.

O MSN surgiu apenas como um simples chat de textos, mas ganhou diversas ferramentas ao longo dos anos. O mensageiro foi o pioneiro no lançamento de funções que atualmente são comuns, mas na época eram funcionalidades totalmente inovadoras. Colocar frases como status, tremer a janela para chamar atenção, utilizar emojis e até jogar jogos dentro do próprio programa eram algumas das principais funções do software. Confira, a seguir, dez recursos inovadores que foram lançadas pelo MSN.

O MSN teve o fim de seu funcionamento em 2014 — Foto: Divulgação/Microsoft O MSN teve o fim de seu funcionamento em 2014 — Foto: Divulgação/Microsoft

O MSN teve o fim de seu funcionamento em 2014 — Foto: Divulgação/Microsoft

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Colocar frases de status

Se tornou comum em todas as redes sociais da atualidade a possibilidade de colocar frases como status do seu perfil. Porém, tal ferramenta foi uma inovação no início dos anos 2000, com o MSN. O mensageiro permitia que seus usuários colocassem frases em seu perfil, assim como também havia a possibilidade de compartilhar as músicas que ouvia no momento. A funcionalidade de status fez tanto sucesso que grandes aplicativos de comunicação, como o WhatsApp, adotaram a ferramenta desde sua criação.

Você podia mostrar o que estava ouvindo ou escrever frases em seu perfil — Foto: Reprodução/MSN Você podia mostrar o que estava ouvindo ou escrever frases em seu perfil — Foto: Reprodução/MSN

Você podia mostrar o que estava ouvindo ou escrever frases em seu perfil — Foto: Reprodução/MSN

2. A possibilidade de ficar "offline" enquanto está online

Ao entrar no MSN, era possível escolher um "status" para indicar sua disponibilidade para conversar. Entre as opções disponíveis se encontrava o "invisível", em que o usuário podia se mascarar como offline enquanto estava online no mensageiro. Além de invisível, ainda era possível sinalizar caso estivesse ausente.

A ferramenta ainda pode ser tida como uma inovação na atualidade, uma vez que a sinalização de "online" nas principais redes sociais é um motivo de reclamação de muitos usuários, que argumentam não ter completa privacidade.

Era possível ficar invisível mesmo estando online — Foto: Divulgação/MSN Era possível ficar invisível mesmo estando online — Foto: Divulgação/MSN

Era possível ficar invisível mesmo estando online — Foto: Divulgação/MSN

3. Tremer a janela para chamar atenção

Uma das formas de chamar a atenção de amigos para que respondessem as mensagens era através de uma ferramenta que tremia a tela e emitia sons de vibração, muito similar ao modo vibrar do celular. A funcionalidade além de efetiva era também divertida e fazia muito sucesso entre os usuários, que relembram ainda hoje da ferramenta. Além de tremer a tela, ainda havia outras opções para chamar a atenção, como twinks de pessoas batendo na tela ou pedindo para responder.

A janela tremia para chamar a atençao — Foto: Divulgação/MSN A janela tremia para chamar a atençao — Foto: Divulgação/MSN

A janela tremia para chamar a atençao — Foto: Divulgação/MSN

4. Avisar quando os usuários entravam ou saíam do MSN

Cada vez que um amigo entrava ou saía da plataforma, uma janela de notificação aparecia na tela avisando da mudança aos usuários. A ferramenta era muito utilizada também como um método para chamar atenção dos contatos, pois apareciam diversas janelas uma após a outra, o que era impossível não notar. A funcionalidade, apesar de inovadora, acabou se perdendo através do tempo e não foi muito adotada pelas redes sociais de sucesso mais recente.

Os usuários eram notificados quando seus contatos entravam ou saiam da plataforma — Foto: Divulgação/MSN Os usuários eram notificados quando seus contatos entravam ou saiam da plataforma — Foto: Divulgação/MSN

Os usuários eram notificados quando seus contatos entravam ou saiam da plataforma — Foto: Divulgação/MSN

5. Abrir várias abas de conversas ao mesmo tempo

No início dos anos 2000, a Internet ainda era bastante lenta comparada ao nível atual. Mesmo nessas condições, o MSN permitia que seus usuários abrissem várias conversas ao mesmo tempo. A funcionalidade era muito inovadora, pois tornava mais rápida e fácil a troca de conversas e agilizava as respostas. Apesar de atualmente parecer algo comum, a ferramenta foi uma grande inovação para a época.

Era possível abrir várias conversas ao mesmo tempo — Foto: Reprodução/MSN Era possível abrir várias conversas ao mesmo tempo — Foto: Reprodução/MSN

Era possível abrir várias conversas ao mesmo tempo — Foto: Reprodução/MSN

6. Fazer chamadas de vídeo

Antes do surgimento e compra do Skype pela Microsoft, o MSN era o único mensageiro que suportava chamadas de vídeo e áudio com boa qualidade. Apesar da lenta internet, a ferramenta funcionava perfeitamente e permitia que seus usuários interagissem também visualmente. Atualmente diversos aplicativos e redes sociais fornecem chamadas de vídeos, o que prova o quão inovador foi a funcionalidade para seu tempo, 20 anos atrás.

Chamadas de vídeo no MSN — Foto: Reprodução/MSN Chamadas de vídeo no MSN — Foto: Reprodução/MSN

Chamadas de vídeo no MSN — Foto: Reprodução/MSN

7. Os primeiros emojis ou "emoticons"

Os tão conhecidos e amados emojis surgiram exatamente com o MSN. Chamados, na época, de emoticons, os primeiros emojis possuíam um visual simples e não continham tantas variações como na atualidade. Entretanto, era possível customizar e criar atalhos de teclas para cada emoticon, facilitando ao usuário na hora de utilizá-los.

Era, ainda, possível fazer o download de pacotes temáticos de emojis, como de animais, personagens, flores, entre outros. O mensageiro foi o pioneiro na criação do que hoje seria a febre das redes sociais.

MSN trazia recursos como emoticons e animações, mas foi substituído pelo Skype — Foto: Reprodução/Gustavo ATS MSN trazia recursos como emoticons e animações, mas foi substituído pelo Skype — Foto: Reprodução/Gustavo ATS

MSN trazia recursos como emoticons e animações, mas foi substituído pelo Skype — Foto: Reprodução/Gustavo ATS

8. Bloquear contatos

Outra ferramenta muito inovadora dentro do software foi a opção de bloquear contatos sem que eles soubessem. Ao se tornar invisível para um amigo, ele passava a não mais receber notificação quando o usuário entrasse online, assim como não conseguia enviar mensagens no bate-papo.

Porém, a conta bloqueada não tinha a possibilidade de saber que fora bloqueada, uma vez que não havia nenhum aviso, como acontece na maioria das redes sociais atuais. Era possível bloquear e desbloquear os contatos quantas vezes quisesse, sem que soubessem do bloqueio.

Era possível bloquear contatos no MSN — Foto: Reprodução/MSN Era possível bloquear contatos no MSN — Foto: Reprodução/MSN

Era possível bloquear contatos no MSN — Foto: Reprodução/MSN

9. Jogar jogos dentro do MSN

Sem dúvidas, a ferramenta mais inovadora que o MSN implementou foram os jogos dentro do mensageiro. Eram games variados, como jogo da dama, campo minado e cartas em dupla com os contatos.

A funcionalidade ainda permitia usar o chat ao mesmo tempo em que o jogo rodava em uma segunda tela, ou seja, os jogadores poderiam realizar as duas atividades simultaneamente. A única plataforma atualmente a adotar uma funcionalidade parecida foi o Facebook Messenger.

Era possível jogar jogos dentro do MSN — Foto: Divulgação/MSN Era possível jogar jogos dentro do MSN — Foto: Divulgação/MSN

Era possível jogar jogos dentro do MSN — Foto: Divulgação/MSN

10. Enviar Winks

Muito semelhante às figurinhas utilizadas atualmente no WhatApp, os Winks eram figurinhas em tamanho gigante. Muito usados para chamar a atenção ou enviar mensagens engraçadas, os Winks ocupavam a tela toda e possuíam diversos temas diferentes. Os usuários podiam fazer o download de pacotes de figurinhas, similar aos dos emoticons.

Outro diferencial da funcionalidade era a de que as figuras não só chamavam a atenção por serem grandes, mas também possuíam sons e falavam frases pré-definidas. Juntamente ao tremer a tela, a ferramenta era uma das principais atrações do MSN.

Winks no MSN ocupavam grande parte da tela e eram enviados com som — Foto: Reprodução/MSN Winks no MSN ocupavam grande parte da tela e eram enviados com som — Foto: Reprodução/MSN

Winks no MSN ocupavam grande parte da tela e eram enviados com som — Foto: Reprodução/MSN

Redes sociais que (quase) todo mundo já usou

Redes sociais que (quase) todo mundo já usou

Mais do TechTudo