Sistemas operacionais

Por Julia Marques, para o TechTudo


O iOS é o sistema operacional da Apple para dispositivos móveis. A plataforma foi lançada junto com o primeiro iPhone, em 29 de junho de 2007. Inicialmente, o programa era chamado de OS 1 e estava disponível exclusivamente para o famoso smartphone da empresa. Hoje, o software também é a a base do iPad e do iPod Touch.

Com atualizações anuais, o sistema está chegando ao iOS 13, e podem existir alguns segredos e curiosidades em torno de suas origens. O TechTudo fez uma lista com cinco perguntas e respostas sobre o sistema operacional móvel da Apple.

Sistema operacional da Apple chega ao iOS 13 este ano — Foto: Divulgação/Apple Sistema operacional da Apple chega ao iOS 13 este ano — Foto: Divulgação/Apple

Sistema operacional da Apple chega ao iOS 13 este ano — Foto: Divulgação/Apple

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que é iOS?

O iOS (anteriormente chamado iPhone OS) é um sistema operacional exclusivo para aparelhos da Apple. Por ser um software para dispositivos móveis, ele é baseado no conceito de manipulação direta. Isso significa que a interação é feita a partir de toques na tela, como deslizar um ou mais dedos para realizar diferentes ações. As versões operacionais do programa são lançadas anualmente e o iOS 13 já está em fase de testes, com lançamento oficial previsto para setembro deste ano.

iPhone com iOS 13? Saiba tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

iPhone com iOS 13? Saiba tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

2. O que significa a palavra iOS?

A palavra iOS tem origem na sigla "OS" (Sistema Operacional, em inglês), somada à letra "i", que representa os produtos da Apple, como iPhone, iPad, iPod e iMac. É por meio desse programa que funcionam os dispositivos móveis da empresa, que não permite oficialmente sua utilização no hardware de terceiros. O iOS compete diretamente com o sistema operacional desenvolvido pelo Google, o Android.

3. Como o iOS foi criado e qual a sua história?

O primeiro sistema móvel da Apple tinha o nome de iPhone OS 1 e era exclusivo smartphone da empresa. Lançada por Steve Jobs, essa primeira versão foi essencial para o desenvolvimento do multitouch e para as novas ideias que surgiram com o tempo. Em 2010, com o lançamento da sua quarta atualização, o sistema passou a se chamar iOS, justamente pelo fato de não ser mais exclusivo do iPhone.

O iOS 4 foi fundamental para a execução de multitarefas sem perder rendimento. Esse foi um fator decisivo para manter o sistema em competição com o Android, que estava ganhando cada vez mais força e popularidade. Hoje, o programa possui inúmeras funcionalidades e se tornou um dos sistemas mais utilizados e valorizados no mundo todo, principalmente pelo fato de trazer atualizações anuais com um grande número de novos recursos.

4. Em quais aparelhos ele está presente atualmente?

A última versão já lançada oficialmente do sistema é o iOS 12, que está disponível em dispositivos a partir do iPhone 5S. O iOS 13, que trará novidades como o modo escuro, só poderá ser baixado em aparelhos a partir do iPhone 6S. Com isso, a Apple deixa para trás modelos como o iPhone 6.

iOS 13 terá recursos como o modo escuro; sistema chega oficialmente em setembro — Foto: Reprodução/Apple iOS 13 terá recursos como o modo escuro; sistema chega oficialmente em setembro — Foto: Reprodução/Apple

iOS 13 terá recursos como o modo escuro; sistema chega oficialmente em setembro — Foto: Reprodução/Apple

5. Quais versões foram mais marcantes?

Uma das versões mais marcantes do sistema móvel da Apple foi o iPhone OS 1, que se tornou a base para as novas atualizações do programa. Outra virada de página na história da empresa foi o iOS 4, que marcou a mudança de nome da plataforma. O software implementou o FaceTime e facilitou a realização de mais de uma tarefa de uma só vez (multitarefa). Essas novidades foram fundamentais para tornar o sistema no que ele é hoje. O iOS 13 também tem sido motivo de muita especulação. Com ele, chegam novidades como o modo escuro, melhorias na privacidade dos usuários e abertura de aplicativos duas vezes mais rápida.

iOS 13: apps de iPhone abrem até duas vezes mais rápido — Foto: Thássius Veloso/TechTudo iOS 13: apps de iPhone abrem até duas vezes mais rápido — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

iOS 13: apps de iPhone abrem até duas vezes mais rápido — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

iOS realmente vale a pena ou é status? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo