Redes sociais

Por Gabrielle Ferreira, para o TechTudo


O aplicativo do Instagram pode apresentar problemas do tipo "abre e fecha", ou mostrar tela branca, quando sofre instabilidade. O erro pode ser causado por mal funcionamento do celular ou por quedas do servidor da rede social de foto. Caso o bug aconteça com você, é possível consertá-lo com as dicas abaixo. Ações como limpar o cachê, reiniciar o celular ou entrar no Instagram pelo navegador são algumas das maneiras de resolver tal imperfeição. Confira, a seguir, seis dicas para solucionar o problema.

Descubra como solucionar problemas no aplicativo do Instagram — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Limpar cache

Os dispositivos móveis costumam criar arquivos temporários para acelerar o carregamento dos dados dos aplicativos. Entretanto, com o passar do tempo, os dados acabam por se acumular e geram, assim, sobrecarga na memória do celular. O excesso de arquivos no cache pode ser um dos motivos pelo qual o Instagram falha para abrir.

Para isso, é preciso realizar a limpeza de cache interno do aplicativo no celular. Acesse a seção "Aplicativos" nas configurações do dispositivo e selecione o Instagram. Na página seguinte, procure pela opção "Limpar cache".

Opção para limpar cache no Android 8 — Foto: Reprodução/Taysa Coelho

2. Forçar parada do app

A função de forçar parada de um aplicativo é muito utilizada para melhorar o desempenho do dispositivo, uma vez que encerra o funcionamento do aplicativo em segundo plano, limpando parte do cache do scelular. Para utilizar a função, basta procurar por "Aplicativos", nas configurações do smartphone. Após isso, escolha o app do Instagram e selecione a opção "Forçar Parada".

Pode ser preciso forçar a parada do aplicativo do Instagram para que volte a funcionar normalmente — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

3. Reiniciar o celular

Reiniciar o celular pode ser uma outra forma de solucionar falhas de funcionamentos nos aplicativos, pois o processo fecha todos os apps abertos, melhorando o desempenho do aparelho. Após desligar e ligar novamente o celular, volte a abrir a versão mobile do Instagram para saber se o problema persiste.

Selecione a opção "Reiniciar" quando a tela acima for exibida — Foto: Fernando Telles/TechTudo

4. Desinstalar e instalar de novo o app

Se nenhuma das soluções diretamente no dispositivo funcionarem, é possível que seja necessário desinstalar e instalar novamente o aplicativo. Ao apagar o app do celular, todos os dados são apagados e o espaço na memória liberado, limpando automaticamente seu cache no celular.

Depois de excluir o Instagram do celular, acesse a página do TechTudo Downloads para baixar o aplicativo novamente. Quando o download for concluído, insira de novo seus dados de acesso da rede social de foto. A versão mobile da rede deve voltar a funcionar normalmente.

Instalando o Instagram no Android — Foto: Reprodução/Helito Bijora

5. Entrar no Instagram pelo navegador do celular

Caso a memória de seu dispositivo esteja cheia ou seu celular não suporte mais as novas atualizações do aplicativo, é possível acessar o Instagram pelo navegador do celular. Essa versão da rede social tem todos os recursos que a plataforma oferece no aplicativo, como postar e visualizar stories, enviar mensagens e adicionar novas fotos, sem ocupar de fato a memória do celular.

Versão web da rede social é parecida com o aplicativo — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

6. Acessar o Instagram web no PC

Para descobrir se a falha em questão é causada por seu dispositivo ou pelo servidor do Instagram, é possível acessar a versão web da rede social por um computador. Caso a plataforma não esteja funcionando ou respondendo normalmente, o erro pode ser do próprio Instagram. Geralmente tais comprometimentos no funcionamento são corrigidos rapidamente pela empresa. Basta aguardar que a rede de fotos voltará ao normal em pouco tempo.

Instagram web falta algumas funções, mas permite saber se o problema em questão é do celular ou da rede social — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

O que significa DIX no Instagram? Descubra no Fórum do TechTudo.

Como saber se fui bloqueado no Instagram? Veja dicas

Como saber se fui bloqueado no Instagram? Veja dicas

Mais do TechTudo