Redes sociais

Por Raquel Freire, para o TechTudo


O TikTok é uma das redes sociais mais populares do momento, com aplicativo disponível para Android e iPhone (iOS). Segundo a consultoria SensorTower, o app de vídeos e dublagens foi o quarto mais baixado no segundo trimestre de 2019, passando da marca de 1 bilhão de downloads. Portanto, conseguir seguidores e fãs no app pode ser cada vez mais importante para alcançar sucesso como influenciador digital.

Se você está querendo trilhar o caminho para ser um influencer, as dicas abaixo de como aumentar sua popularidade no TikTok vão ajudar. Siga esses 10 passos e, com paciência, espere para que seus números na plataforma aumentem.

TikTok já passou da marca de 1 bilhão de instalações em celulares Android e iPhone (iOS) — Foto: Divulgação/TikTok TikTok já passou da marca de 1 bilhão de instalações em celulares Android e iPhone (iOS) — Foto: Divulgação/TikTok

TikTok já passou da marca de 1 bilhão de instalações em celulares Android e iPhone (iOS) — Foto: Divulgação/TikTok

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Poste conteúdo original

Postar conteúdo original é a regra de ouro para conseguir seguidores em qualquer plataforma, e no TikTok não seria diferente. Criar vídeos iguais aos que todo mundo está fazendo é o caminho mais curto para você se perder na multidão. Para se destacar, é preciso inovar de alguma forma.

Como o TikTok é repleto de clipes de dublagens de músicas, fugir um pouco deste formato pode ser uma saída. Tutoriais ou demonstrações de habilidades com maquiagem, esquetes de humor, criação de desenhos e outros conteúdos que mostrem um talento especial são algumas possibilidades para tentar se destacar na rede social.

Postar vídeos com conteúdo original é fundamental para se destacar no TikTok — Foto: Reprodução/Raquel Freire Postar vídeos com conteúdo original é fundamental para se destacar no TikTok — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Postar vídeos com conteúdo original é fundamental para se destacar no TikTok — Foto: Reprodução/Raquel Freire

2. Publique todos os dias

Atividade constante é outro elemento chave para o sucesso. Poste vídeos diariamente ou, pelo menos, uma vez a cada dois dias. Desta forma, seu perfil será mais facilmente encontrado por novos seguidores, ao mesmo tempo em que as pessoas que te seguem serão fidelizadas.

3. Preencha seu perfil completo

Um perfil atraente também é essencial para os seguidores — para isso, é fundamental preencher todos os campos disponíveis. A foto de perfil e o nome de usuário são, naturalmente, os campos que pedem maior atenção. Coloque uma boa imagem, de preferência de qualidade profissional, e crie um nome de usuário fácil de lembrar.

Além disso, conecte suas contas do Instagram e YouTube, o que fará com que o fluxo das outras plataformas ajude a movimentar sua conta no TikTok. Também não se esqueça de adicionar uma descrição, de forma que os membros da comunidade possam conhecer você melhor.

Complete seu perfil no TikTok para atrair mais seguidores — Foto: Reprodução/Raquel Freire Complete seu perfil no TikTok para atrair mais seguidores — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Complete seu perfil no TikTok para atrair mais seguidores — Foto: Reprodução/Raquel Freire

4. Interaja com seus seguidores

Dar atenção aos seguidores é um ótimo jeito de atrair mais pessoas e manter uma base de fãs cativa. Interaja com seu público curtindo e respondendo aos comentários. Mostre que você está aberto a receber críticas e sugestões, o que faz com que as pessoas se sintam construindo seu perfil junto com você.

5. Use boas hashtags

É importante usar hashtags nas publicações. Assim como em outras redes, são as tags que vão dar visibilidade ao seu post, permitindo que ele seja encontrado por outros usuários. Mas não basta digitar qualquer coisa depois do "#" — é preciso usar boas hashtags para que seu vídeo tenha um bom alcance.

O próprio TikTok indica a quantidade de usos que determinada palavra tem, o que é um forte indicador da popularidade de uma hashtag. No entanto, se você usar um termo que todo mundo também está usando, o mais provável é que seu conteúdo suma no mar de vídeos com aquela palavra-chave.

Uma dica para descobrir boas hashtags é usar uma ferramenta própria para isso, como o HashTest - Realtime Hashtag Testing. Embora o tutorial esteja focado no Instagram, a extensão funciona perfeitamente para o TikTok.

6. Participe de desafios

Outra maneira de alavancar suas publicações com a ajuda de hashtags é participar dos desafios do TikTok. A rede social possui uma aba inteira dedicada a eles, aumentando consideravelmente as chances de você aparecer entre os destaques.

Participar dos desafios do TikTok pode colocar seus vídeos em destaque para outros usuários — Foto: Reprodução/Raquel Freire Participar dos desafios do TikTok pode colocar seus vídeos em destaque para outros usuários — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Participar dos desafios do TikTok pode colocar seus vídeos em destaque para outros usuários — Foto: Reprodução/Raquel Freire

7. Tome nota dos perfis populares

Criar conteúdo original não significa que você não possa se inspirar e aprender com outros usuários. Uma boa fonte de inspiração é a aba "Para você", que reúne os clipes que o TikTok julga mais interessantes de acordo com o seu perfil.

Essas criações têm sempre milhares de curtidas e centenas de comentários, e navegar por elas pode te dar uma dica do que funciona na plataforma. O segredo aqui é captar aspectos que tornam o vídeo bem-sucedido — boa iluminação, hashtags, forma de interação com seguidores — e aplicar na sua própria produção original.

8. Use músicas populares

O TikTok tem suas raízes no Musical.ly, e essa vocação não foi abandonada na transição. O aplicativo conta com um catálogo enorme de músicas, dos mais variados estilos musicais. Ao criar um vídeo, toque em "Adicionar um som" e selecione a faixa preferida. Para facilitar a escolha, a plataforma indica o que está "bombando" no momento.

Outra forma de incorporar uma música é tocando no botão de vinil nos clipes de outros usuários. Assim, se você gostar de uma faixa e quiser colocá-la também na sua criação, basta seguir esse passo.

Usar músicas populares em seus vídeos do TikTok pode aumentar a popularidade dos clipes — Foto: Reprodução/Raquel Freire Usar músicas populares em seus vídeos do TikTok pode aumentar a popularidade dos clipes — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Usar músicas populares em seus vídeos do TikTok pode aumentar a popularidade dos clipes — Foto: Reprodução/Raquel Freire

9. Faça duetos com outros usuários

Fazer duetos com outros usuários é um jeito de aumentar sua base de fãs no TikTok. Além de produzir um resultado divertido, os seguidores dos dois perfis visualizarão o conteúdo, e uma boa parte dessas pessoas pode acabar seguindo sua conta.

O mais efetivo é colaborar com alguém que tenha uma quantidade semelhante de seguidores. Conforme seu número de fãs crescer, busque perfis com um público maior.

10. Melhore a qualidade dos vídeos

Qualquer câmera de smartphone serve para filmar os vídeos que serão postados no TikTok. No entanto, um equipamento profissional faz toda a diferença para que você se destaque e consiga os seguidores que deseja.

Da mesma forma, saber operar uma câmera profissional e aplicar efeitos de pós-produção e edição são ações que vão garantir um visual ainda mais interessante às suas filmagens.

Como criar Status do WhatsApp com o app Vigo Video

Como criar Status do WhatsApp com o app Vigo Video

Letras de músicas não aparecem no Instagram? Veja como resolver no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo