Redes sociais

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


O WhatsApp deve receber o modo escuro em breve. Nesta terça-feira (6), o site especializado WABetaInfo informou que o mensageiro está concluindo os testes do recurso na versão para iPhone (iOS) e celulares Android. O tema preto estaria 95% pronto no sistema operacional da Apple e 75% no rival, o que pode indicar que a atualização não será disponibilizada simultaneamente. Ainda não há data oficial de lançamento para o recurso. Na lista a seguir, saiba mais sobre o dark mode do WhatsApp.

WhatsApp testa modo escuro, que promete economizar energia e aprimorar experiência do usuário — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo WhatsApp testa modo escuro, que promete economizar energia e aprimorar experiência do usuário — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

WhatsApp testa modo escuro, que promete economizar energia e aprimorar experiência do usuário — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O modo escuro deve chegar primeiro para os usuários de iPhone

Segundo informações do site WABetaInfo, o recurso já está 95% pronto para o sistema iOS. Há apenas algumas telas, como a que exibe as informações de contato, que ainda estão na cor branca padrão do WhatsApp. A expectativa é de que o modo noturno chegue aos usuários de iPhone com o lançamento do iOS 13, a partir de setembro.

2. A atualização para Android pode vir com o novo Android Q

O modo noturno do WhatsApp para Android precisa de ajustes nas janelas de conversa e em outras seções. A tela que detalhas as informações dos grupos, por exemplo, ainda está parcialmente branca.

Chats, status e informações de contato são algumas das janelas cuja aplicação do modo noturno já foi concluída — Foto: Divulgação/WABetaInfo Chats, status e informações de contato são algumas das janelas cuja aplicação do modo noturno já foi concluída — Foto: Divulgação/WABetaInfo

Chats, status e informações de contato são algumas das janelas cuja aplicação do modo noturno já foi concluída — Foto: Divulgação/WABetaInfo

De acordo com informações do site WABetaInfo, faltam cerca de 25% de ajustes para que o modo noturno seja concluído. Status, chamadas, lista de chats, seletor de contatos e informações de contato são algumas das seções do app para Android que já estão prontas. Acredita-se que o recurso será liberado com o lançamento do Android 10 (Q), anunciado em maio pelo Google.

3. O modo noturno não é otimizado para telas OLED

O redesign trazido pela funcionalidade não oferece uma composição amigável para telas OLED. Com isso, acredita-se que o dark mode não trará economia de bateria significativa para os celulares Android cujas telas contam com esse tipo de tecnologia. No iOS, por outro lado, a alteração estética será parcialmente otimizada para telas OLED.

4. A cor de fundo do WhatsApp não será preta

Na versão beta para Android, o modo noturno aparece com fundo cinza escuro, ícones na cor verde escura e textos com fonte branca. Ao evitar o uso da cor preta, o WhatsApp contribui para a redução do cansaço visual dos usuários, uma vez que textos claros em uma superfície cinza-escura tem menos contraste do que textos claros em uma superfície preta.

5. O que é e como funciona o modo noturno?

Também conhecido como "dark mode" ou "modo escuro", o tema noturno é uma opção de configuração de tela. Geralmente disponível em plugins para navegadores, aplicativos e sistemas operacionais, o recurso permite à visão um uso confortável de aparelhos eletrônicos, principalmente, em ambientes de pouca luz. A principal função é mudar a paleta de cores de uma interface gráfica de maneira a tornar os temas mais escuros e diminuir o brilho da tela – pelo tempo que o usuário desejar. O objetivo é ajustar a iluminação da interface do app aos olhos e ambiente.

iPhone com iOS13? Saiba tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

iPhone com iOS13? Saiba tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

Kindle tem modo noturno? Veja no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo