Jogos de estratégia

Por André Magalhães, para o TechTudo


Os jogos de “auto chess”, ou “auto battlers”, são um dos maiores sucessos do mundo dos games neste ano. As partidas têm batalhas automáticas que acontecem em um tabuleiro parecido com o xadrez. Com foco na estratégia de cada um dos jogadores, esse novo gênero emergente cativou os gamers, principalmente no mundo dos MOBAs. Na Twitch TV, por exemplo, o jogo Teamfight Tactics ultrapassou o Battle Royale Fortnite em número de espectadores durante o mês de junho.

O sucesso desse estilo de jogo atraiu grandes desenvolvedoras e produtoras, como a Riot Games, Valve, Epic Games e Tencent. O resultado é uma grande variedade de títulos de alto nível, com download grátis e que podem agradar jogadores tanto nos computadores quanto nos celulares Android e iPhone (iOS). Confira, a seguir, cinco jogos do gênero auto battle para baixar.

Dota Auto Chess

Batalhe com os oponentes usando seu time de peças no Dota Auto Chess — Foto: Reprodução/Murilo Molina Batalhe com os oponentes usando seu time de peças no Dota Auto Chess — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Batalhe com os oponentes usando seu time de peças no Dota Auto Chess — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Um dos primeiros jogos a popularizar o modo foi Dota Auto Chess. Inicialmente, foi lançado pela Drodo Studios como um mod de DotA 2 em janeiro desse ano, disponível pela Steam para Windows, Linux e Mac OS. Gratuito, trazia os personagens de DotA espalhados por um tabuleiro de xadrez e brevemente começou a se popularizar.

Na Steam Workshop, no momento da produção desta matéria, o mod já tem mais de 9,5 milhões de inscritos. A popularidade foi tão grande que a Drodo Studios lançou o seu próprio jogo, enquanto a Valve também aproveitou a onda para lançar a sua versão oficial.

Auto Chess

Epic Games trouxe o sucesso da Steam para a sua loja — Foto: Divulgação/Steam Workshop Epic Games trouxe o sucesso da Steam para a sua loja — Foto: Divulgação/Steam Workshop

Epic Games trouxe o sucesso da Steam para a sua loja — Foto: Divulgação/Steam Workshop

A Epic Games encontrou no modo de jogo uma oportunidade e, em conjunto com o Drodo Studio e a Dragonest Games, anunciou em junho o Auto Chess. O jogo não reúne personagens de alguma franquia icônica de MOBA, mas traz a jogabilidade criada pelos desenvolvedores originais do mod. Auto Chess é gratuito e disponível para PC e, na versão Auto Chess: Origin, para Android e iPhone (iOS). O progresso no game pode ser mantido e transferido entre as plataformas.

League of Legends para celular é verdade? Comente no Fórum do TechTudo

Chess Rush

Chess Rush inova com batalhas rápidas nos celulares — Foto: Divulgação/Tencent Games Chess Rush inova com batalhas rápidas nos celulares — Foto: Divulgação/Tencent Games

Chess Rush inova com batalhas rápidas nos celulares — Foto: Divulgação/Tencent Games

A Tencent Games foi outra empresa gigante que também quis criar o seu auto battler. Chess Rush foi lançado em julho desse ano para Android e iOS. Um de seus diferenciais é a duração das partidas: atendendo a um dos desejos da comunidade, o modo turbo oferece jogos com duração de até 10 minutos, trazendo uma dinâmica diferente e mais intensa nos tabuleiros.

Dota Underlords

A Vale também deixou sua marca no gênero com Dota Underlords — Foto: Divulgação/Valve A Vale também deixou sua marca no gênero com Dota Underlords — Foto: Divulgação/Valve

A Vale também deixou sua marca no gênero com Dota Underlords — Foto: Divulgação/Valve

O sucesso do mod em Dota 2 levou a Valve a desenvolver o seu próprio jogo. Dota Underlords foi lançado em junho desse ano para PC, Mac, Linux, Android e iOS. O jogo traz os personagens do MOBA e procura espaço no cenário competitivo com um torneio previsto para o ESL One Hamburg, entre os dias 25 e 27 de outubro, valendo um prêmio total de cinco mil euros (cerca de R$ 21 mil). No momento, Dota Underlords é o décimo primeiro jogo mais jogado na Steam.

Teamfight Tactics

Teamfight Tactics traz personagens do universo de League Of Legends — Foto: Divulgação/Riot Games Teamfight Tactics traz personagens do universo de League Of Legends — Foto: Divulgação/Riot Games

Teamfight Tactics traz personagens do universo de League Of Legends — Foto: Divulgação/Riot Games

Teamfight Tactics, ou TFT, foi a aposta da Riot Games em um auto battler com os campeoões de League of Legends (LoL). Além do sucesso na Twitch TV, o game ganhou um modo ranqueado e competições oficiais. O jogo foi lançado em julho para Windows e Mac OS e existem rumores de uma versão mobile a caminho. Enquanto isso, porém, existem métodos para jogá-lo em celulares.

Via Newzoo e Steam

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Mais do TechTudo