Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


Um alerta sobre golpes com pornografia no TikTok foi a matéria sobre aplicativos mais lida do TechTudo em agosto. A rede social de vídeos e dublagens foi vítima de práticas fraudulentas em que criminosos ganhavam dinheiro por meio da disseminação de conteúdo adulto na plataforma. Outro assunto de destaque foi o Make Money, app grátis para Android e iPhone (iOS) que concede dinheiro para os usuários a partir da conclusão de tarefas na plataforma.

O lançamento do Apple Card também ganhou repercussão entre os leitores. As instruções de conservação do cartão da Apple viraram piada na Internet por conta do excesso de cuidado com o material. Também estão na lista o Android 10, que deve ser lançado nesta semana, e um malware no CamScanner, popular aplicativo de digitalizar documentos. Confira, a seguir, as dez matérias relacionadas a aplicativos móveis mais lidas no TechTudo em agosto.

Relatório afirma que TIkTok foi alvo de golpes envolvendo sites adultos e contas falsas — Foto: Divulgação/TikTok Relatório afirma que TIkTok foi alvo de golpes envolvendo sites adultos e contas falsas — Foto: Divulgação/TikTok

Relatório afirma que TIkTok foi alvo de golpes envolvendo sites adultos e contas falsas — Foto: Divulgação/TikTok

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Golpes no TikTok

Um relatório emitido pela empresa de segurança Tenable no mês passado denunciou que o TikTok está sendo alvo de diferentes tipos de golpe. Entre as fraudes encontradas, estão a compra de seguidores e a presença de contas falsas que se passam por famosos. Em alguns dos casos, os mais graves, havia o redirecionamento para sites de conteúdo adulto, que levava o usuário para o Snapchat, prometendo fotos e vídeos de nudez. O TikTok afirma que removeu as contas denunciadas.

2. Como ganhar dinheiro pelo celular

Make Money permite ganhar dinheiro pelo celular — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Make Money permite ganhar dinheiro pelo celular — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Make Money permite ganhar dinheiro pelo celular — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

O aplicativo Make Money permite que o usuário receba vouchers que valem dinheiro para trocar no PayPal. Este tutorial ensinou como usar o aplicativo, explicando o passo a passo para garantir os valores, que podem ir de US$ 5 a US$ 50. Para acumular pontos e ter direito a receber o dinheiro, é preciso cumprir algumas tarefas, como escrever uma resenha sobre o aplicativo, completar o seu perfil, curtir a página no Facebook e convidar amigos.

3. Cuidados excessivos com Apple Card viram piada

O Apple Card tem um design diferente e não contém dados do usuário  — Foto: Divulgação/Apple O Apple Card tem um design diferente e não contém dados do usuário  — Foto: Divulgação/Apple

O Apple Card tem um design diferente e não contém dados do usuário — Foto: Divulgação/Apple

A Apple anunciou algumas instruções de conservação do recém-lançado Apple Card. Segundo a empresa, o cartão feito de titânio deve ser limpo de forma suave com um pano de microfibra macio, ligeiramente úmido e sem fiapos, entre outros métodos minuciosos. As recomendações excessivas viraram piada na Internet. "Pendure-o em uma moldura de vidro flutuante em um local com iluminação baixa, umidade controlada e com temperatura média anual de 21 graus", ironizou um usuário no Twitter.

4. Google Maps recebe realidade aumentada

Maps mostrará direções a pé com realidade aumentada — Foto: Divulgação/Google

Maps mostrará direções a pé com realidade aumentada — Foto: Divulgação/Google

O Google Maps disponibilizou o recurso de realidade aumentada durante a navegação pelo mapa. A função estava sendo testada desde 2018 e foi liberada no app para iPhones e Android. O TechTudo testou o serviço e mostrou o passo a passo. A atualização do Maps também liberou o acesso a reserva de hotéis e voos diretamente pelo aplicativo, mesmo offline.

5. Aplicativos muito úteis para baixar no celular

Lista tem dez aplicativos úteis para usar no Android e no iPhone — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Lista tem dez aplicativos úteis para usar no Android e no iPhone — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Lista tem dez aplicativos úteis para usar no Android e no iPhone — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Esta lista reuniu dez aplicativos úteis que você deveria baixar no celular para obter funcionalidades práticas no dia a dia. Entre as opções, estão editores de fotos com recursos fáceis, um app que indica bares e restaurantes a partir da sua localização, um guia de finanças pessoais e até um programa inusitado que mostra onde está o banheiro mais próximo, para momentos de emergência.

6. Apple Card liberado nos EUA

Escolha o valor que deseja pagar do seu Apple Card — Foto: Divulgação Escolha o valor que deseja pagar do seu Apple Card — Foto: Divulgação

Escolha o valor que deseja pagar do seu Apple Card — Foto: Divulgação

A Apple anunciou o lançamento do Apple Card nos Estados Unidos. O cartão de crédito sem tarifas, anunciado em março, pode ser solicitado pelo app Wallet, diretamente no iPhone. Além da versão digital, os usuários podem receber a versão física citada anteriormente. O Apple Card ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.

7. Novo Android abandona tradição

Android 10: sistema abandona tradição dos doces no nome e muda visual — Foto: Pedro Vital/TechTudo Android 10: sistema abandona tradição dos doces no nome e muda visual — Foto: Pedro Vital/TechTudo

Android 10: sistema abandona tradição dos doces no nome e muda visual — Foto: Pedro Vital/TechTudo

O Google anunciou o lançamento do Android 10, nova versão do sistema operacional para celulares. Quebrando uma tradição de anos, a empresa deixou de lado a nomenclatura de doces e sobremesas que identificava cada versão do software. O logotipo também foi alterado, com nova fonte tipográfica e trazendo de volta o robô verde. O sistema tem previsão de chegada em 3 de setembro, e traz como novidade o Modo Escuro e aperfeiçoamento em acessibilidade e segurança dos dados.

8. Malware no CamScanner

Um malware no CamScanner, popular app de digitalização de documentos, foi encontrado recentemente pela empresa de cibersegurança Kaspersky. A versão para Android do programa, que tinha mais de 100 milhões de downloads na Google Play Store, começou a receber muitas avaliações negativas, o que motivou o laboratório a realizar a investigação.

Como se trata de um aplicativo legítimo, a suposição da empresa russa é que o CamScanner tenha feito uma parceria com um anunciante inescrupuloso, sabendo ou não. O Google já removeu o app de sua loja. O relatório não mencionou a versão do software para iPhone (iOS), que continua disponível na App Store.

9. Como limpar o Android

Este tutorial ensinou como fazer uma limpeza no celular Android e liberar espaço na memória, sem precisar de aplicativos externos. A seção "Armazenamento", localizada dentro das configurações nativas do sistema, tem ferramentas que permitem eliminar arquivos excedentes, limpar o cache e remover arquivos e apps inúteis. Ainda é possível ativar um gerenciamento inteligente que automatiza o processo de limpeza.

10. Nubank ou Banco Inter?

Nubank e Inter são opções de bancos digitais com contas grátis — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira Nubank e Inter são opções de bancos digitais com contas grátis — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira

Nubank e Inter são opções de bancos digitais com contas grátis — Foto: Reprodução/Gabrielle Ferreira

Um comparativo listou as vantagens e desvantagens do Nubank e do Banco Inter, duas opções de banco digital disponíveis no Brasil em celulares com Android e iPhone. A matéria explica como os bancos funcionam, quais os requisitos para se tornar clientes, as taxas cobradas por cada empresa e as principais funções de cada aplicativo.

Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Mais do TechTudo