Câmeras

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


A GoPro deve revelar a nova geração de suas câmeras de ação Hero na próxima terça (1). A indicação da data de lançamento, divulgada no Instagram a marca, vem acompanhada de uma série de vazamentos dos sites WinFuture e PhotoRumors, que indicam que as novas Hero 8 devem chegar com 4K de até 60 FPS, novo processador e um design que facilita o uso de acessórios, como iluminação, microfones e uma tela secundária. Os rumores também apostam na chegada da GoPro Max 360, câmera para vídeos em 360 graus que teria suporte a 4K, além de recursos de transmissão ao vivo. Confira os rumores abaixo:

Site da GoPro indica possível lançamento das Hero 8 para o dia 1º de outubro — Foto: Reprodução/Filipe Garrett Site da GoPro indica possível lançamento das Hero 8 para o dia 1º de outubro — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Site da GoPro indica possível lançamento das Hero 8 para o dia 1º de outubro — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Mais FPS em 4K

Os rumores indicam que a Hero 8 terá a capacidade de dobrar o ritmo de gravação em 4K da Hero 7, com capacidade de realizar registros em UHD a 60 FPS. Em resolução Full HD, a câmera capturaria até 480 quadros por segundo. O sensor, a princípio, continuaria sendo de 12 megapixels.

O aumento de performance pode ser explicado pela introdução do processador GP2, sucessor do GP1 empregado pela GoPro nas Hero 6, em 2017. Além da capacidade de trabalho da câmera, o processador é encarregado de executar tarefas que têm impacto na qualidade de vídeo, como precisão de cor, contraste e HDR.

Hero 8 pode aparecer com novo encaixe para facilitar a montagem em tripés — Foto: Reprodução/WinFuture Hero 8 pode aparecer com novo encaixe para facilitar a montagem em tripés — Foto: Reprodução/WinFuture

Hero 8 pode aparecer com novo encaixe para facilitar a montagem em tripés — Foto: Reprodução/WinFuture

O vazamento também indica a Hero 8 deve chegar com novos conjuntos de lentes. Também é esperado que a câmera tenha GPS, Bluetooth, Wi-Fi e suporte a transmissões ao vivo, usando redes sem fio e o app oficial da GoPro. A Hero 8 pode chegar com bateria de 1.220 mAh, que seria capaz de aguentar 1 hora e meia de uso, sem a necessidade de carregamento.

Nova GoPro Max 360

GoPro Max seria a nova aposta para vídeos em 360 graus — Foto: Reprodução/PhotoRumors GoPro Max seria a nova aposta para vídeos em 360 graus — Foto: Reprodução/PhotoRumors

GoPro Max seria a nova aposta para vídeos em 360 graus — Foto: Reprodução/PhotoRumors

Além do vazamento que parece antecipar a Hero 8, a publicação divulgou os detalhes da GoPro Max 360. Destinada a gravar vídeos em 360 graus, a câmera foi flagrada em documentações e registro de produtos eletrônicos junto a autoridades japonesas.

Sucessora da GoPro Fusion 360, a Max gravaria vídeos de ângulo aberto, que podem ser usados em experiências de realidade virtual, por exemplo.

A câmera teria também sensor de 12 megapixels e capacidade de gravar a 4K em 60 FPS. Assim como a Hero 8, a Max 360 é à prova d’água (sobrevive a 10 metros de profundidade) e oferece suporte a recurso de transmissão de vídeo ao vivo.

Suporte e acessórios

Hero 8 com o "Media Module" acoplado: câmera ganha microfone melhor, iluminação e tela secundária a trás — Foto: Reprodução/WinFuture Hero 8 com o "Media Module" acoplado: câmera ganha microfone melhor, iluminação e tela secundária a trás — Foto: Reprodução/WinFuture

Hero 8 com o "Media Module" acoplado: câmera ganha microfone melhor, iluminação e tela secundária a trás — Foto: Reprodução/WinFuture

Os vazamentos do WinFuture mostram imagens que podem representar o design final das novas câmeras. No caso da Hero 8, as mudanças são perceptíveis, sobretudo, com o uso de uma nova case, que facilita a integração de acessórios, como spot para iluminação, microfones e até uma tela LCD. A case seria chamada de “Media Module” e seria um acessório opcional para a Hero.

Outra novidade do design das câmeras é a inclusão de um ponto de montagem na base da câmera. Essa modificação pode facilitar a montagem da Hero 8 em tripés, gruas e outros tipos de suporte. Nas gerações atuais da GoPro, a montagem da câmera nessas estruturas depende do uso de adaptadores ou cases.

Via GoPro, WinFuture (1 e 2), Photo Rumors (1 e 2), The Verge

GoPro Hero7 Black faz imagens incríveis? Testamos a câmera de ação

GoPro Hero7 Black faz imagens incríveis? Testamos a câmera de ação

Mais do TechTudo