Sistemas operacionais

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


O iOS 13, novo sistema operacional do iPhone, chegou aos consumidores nesta quinta-feira (19) com uma série de novidades. Disponível em modelos a partir do iPhone 6S, a mais recente versão do iOS traz recursos até então inéditos nos aparelhos da Apple, como o modo noturno, a possibilidade de fazer passeios panorâmicos por ruas com o app Mapas e a modalidade de economia de dados móveis. Entre os destaques do update estão também as melhorias nos Memojis, caricaturas personalizadas em 3D, e o efeito High-Key Light Mono. Confira, na lista a seguir, dez novidades do iOS 13.

iPhone com iOS 13? Saiba tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

iPhone com iOS 13? Saiba tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Ativar o modo noturno

Modo noturno está entre novidades do iOS 13 — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak Modo noturno está entre novidades do iOS 13 — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Modo noturno está entre novidades do iOS 13 — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Uma das principais novidades do iOS 13 é o modo noturno. Também conhecido como modo escuro ou dark mode, o recurso altera a paleta de cores da interface do sistema, que ganha tons menos agressivos aos olhos, como cinza-escuro e preto. A função é útil para usar o celular à noite ou no escuro, evitando que a claridade da tela canse sua vista. Para ativar o modo noturno, basta selecionar a aparência "escura", no menu "Tela e Brilho", em "Ajustes".

2. Personalizar ainda mais os Memojis

Memoji ganhou opções extras de personalização no iOS 13 — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak Memoji ganhou opções extras de personalização no iOS 13 — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Memoji ganhou opções extras de personalização no iOS 13 — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Os Memojis ganharam mais opções de personalização no iOS 13. Brincos, maquiagem e piercings são alguns dos elementos que você pode adicionar à sua caricatura em 3D para que ela fique ainda mais parecida com você. Vale lembrar que, com o novo sistema operacional do iPhone, também é possível transformar os Memojis personalizados em figurinhas de WhatsApp.

3. Silenciar sequências de e-mail

Apple Mail permite silenciar sequência de mensagens no iOS 13 — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak Apple Mail permite silenciar sequência de mensagens no iOS 13 — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Apple Mail permite silenciar sequência de mensagens no iOS 13 — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Entre as novidades que chegam ao aplicativo Mail com o iOS 13 está a possibilidade de silenciar conversas específicas. A função é útil caso você esteja recebendo muitas mensagens em determinada conversa e prefira respondê-las mais tarde — ou nem responder. Além disso, o recurso evita o recebimento de notificações desnecessárias. Silenciar uma sequência de e-mails é simples: deslize para a esquerda em um tópico da lista de conversas, toque em "Mais" e selecione a opção "Silenciar".

4. Passear por ruas e adicionar locais favoritos no Apple Maps

Apple Maps ganha recurso "Olhar ao redor", análogo ao Google Street View — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak Apple Maps ganha recurso "Olhar ao redor", análogo ao Google Street View — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Apple Maps ganha recurso "Olhar ao redor", análogo ao Google Street View — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

O Apple Maps incorporou uma série de recursos do seu rival, o Google Maps. O aplicativo conta agora com uma função chamada "Olhe ao Redor", semelhante ao Street View. No momento, porém, só é possível passear por ruas das cidades de San Francisco e Las Vegas, nos Estados Unidos, e em Honolulu, capital do Havaí. A opção de "olhar ao redor" aparece automaticamente se você procurar ou marcar um local em que ela é suportada.

No iOS 13, o Mapas do iPhone ganhou também a capacidade de definir locais como favoritos e um novo recurso de coleções que permite criar seleções de lugares, função útil para quem está planejando viagens, por exemplo. A maneira mais rápida de adicionar um lugar aos favoritos ou a uma coleção é por meio do cartão de informações, que você pode deslizar para cima na parte inferior da tela.

5. Reduzir o uso de dados móveis e Wi-Fi

O iOS 13 trouxe um modo de consumo baixo de dados para redes móveis (acessível em Ajustes > Celular > Opções de dados de celular) e redes Wi-Fi (disponível ao tocar no nome da rede, em Ajustes > Wi-Fi). Segundo a Apple, o recurso ajuda os aplicativos do iPhone a reduzir o uso de dados de rede — os uploads automáticos para a biblioteca de fotos do iCloud são pausados, por exemplo.

6. Experimentar o Apple Arcade por um mês grátis

Usuários que atualizarem para o iOS 13 poderão experimentar Apple Arcade de graça por um mês — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak Usuários que atualizarem para o iOS 13 poderão experimentar Apple Arcade de graça por um mês — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Usuários que atualizarem para o iOS 13 poderão experimentar Apple Arcade de graça por um mês — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Quem atualiza o iPhone para o iOS 13 tem a possibilidade de assinar o Apple Arcade, serviço de jogos premium da empresa, gratuitamente por um mês. A plataforma, que chegou ao Brasil nesta quinta-feira (19), fornece mais de 100 games exclusivos por uma taxa mensal de R$ 9,90. O acesso ao Apple Arcade é feito diretamente a partir da App Store.

7. Tirar fotos com o efeito High-Key Light Mono

High-Key Light Mono separa objeto do fundo da foto — Foto: Divulgação/Apple High-Key Light Mono separa objeto do fundo da foto — Foto: Divulgação/Apple

High-Key Light Mono separa objeto do fundo da foto — Foto: Divulgação/Apple

O modo retrato da câmera do iPhone ganhou um novo efeito no iOS 13. O High-Key Light Mono usa informações sobre profundidade de campo para separar o objeto do fundo para, em seguida, colá-lo em um fundo completamente branco. O modo é útil para fazer montagens com fotos ou aplicar efeitos especiais, como o de dupla exposição, em apps terceiros. Para usar o High-Key Light Mono, acesse o modo retrato, arraste o seletor para a esquerda e selecione essa opção.

8. Digitar deslizando o dedo

Usuários de celulares Android já estão familiarizados a digitar deslizando o dedo pelas teclas, mas para os donos de iPhone isso é uma novidade. Ativar o recurso é simples: no teclado padrão do iOS 13, segure a primeira letra da palavra desejada e então deslize sobre as demais teclas para escrever. Não gostou da função swipe? Vá até Ajustes > Geral e escolha Teclado para desativá-la.

9. Escolher a rede Wi-Fi na Central de Controle

Troque a rede Wi-Fi diretamente a partir da central de controle no iOS 13 — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak Troque a rede Wi-Fi diretamente a partir da central de controle no iOS 13 — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Troque a rede Wi-Fi diretamente a partir da central de controle no iOS 13 — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Com o iOS 13, não é mais preciso abrir os ajustes do iPhone para mudar a rede Wi-Fi: é possível fazê-lo a partir da Central de Controle. Para escolher uma nova conexão, deslize o dedo de baixo para cima na tela, dê um toque longo na seção de conexões e então repita o toque prologado no ícone de Wi-Fi.

10. Cortar, copiar e colar textos com gestos

Editar textos ficou mais fácil no iOS 13. Para copiar determinado trecho, selecione-o e aperte a tela com três dedos; para recortá-lo, pressione novamente a tela com três dedos. Para colar o fragmento, por sua vez, aperte com três dedos quando o cursor estiver no ponto desejado. A Apple incorporou, ainda, novos gestos para desfazer (deslizar com três dedos para a esquerda) e refazer (deslizar com três dedos para a direita) alterações.

Via Gizmodo

iOS realmente vale a pena ou é status? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo