A Steam, plataforma de jogos para computador, tem um catálogo com games de diversos estilos. Entre eles há títulos grátis para baixar que oferecem modos competitivos, como partidas PvP (jogador contra jogador) e ranqueadas. Brawlhalla e Smite, por exemplo, já foram lançados com download grátis no serviço. Já Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e Quake Champions passaram a ser grátis para jogar após um tempo. Veja, a seguir, nove jogos competitivos para PC que são jogados online, e podem ser baixados totalmente de graça na plataforma da Valve.
CS:GO se tornou grátis na Steam após atualização em dezembro de 2018 — Foto: Divulgação/Valve
Brawlhalla
Hellboy é um dos personagens convidados que já apareceram em Brawlhalla — Foto: Divulgação/Steam
Brawlhalla foi desenvolvido pela Blue Mammoth e lançado em 2015. O jogo de luta de plataforma segue a fórmula da série Super Smash Bros., da Nintendo, nos aspectos básicos de jogabilidade, com a diferença de ser grátis desde o lançamento. O jogo costuma realizar competições individuais em eventos como o Shine 2019, e tem sua Pro Series disputada na Europa e América do Norte. Os requisitos mínimos para rodar o jogo são 1 GB de memória RAM e 350 MB de espaço no HD.
Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO)
CS:GO é um dos jogos de tiro mais famosos do mundo, e um dos mais tradicionais nos esportes eletrônicos — Foto: Divulgação/Steam
Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) foi lançado em 2012. Atualmente ele é um dos FPS mais jogados da Steam. Desenvolvido pela Valve, o jogo era pago até dezembro de 2018, mas se tornou gratuito na atualização em que recebeu o Danger Zone, modo Battle Royale.
Os requisitos mínimos para o PC rodar CS:GO são: sistema Windows 7, Vista ou XP e um processador Intel Core 2 Duo E6600, AMD Phenom X3 8750 ou superior. É necessário ainda ter uma placa de vídeo com memória de 256 MB ou superior, que seja compatível com DirectX 9 e tenha suporte a Pixel Shader 3.0. Também é preciso 2 GB de memória RAM e 15 GB de espaço no HD.
DotA 2
DotA 2 é o rei das premiações nos esports, e um dos principais nomes do gênero MOBA — Foto: Divulgação/Steam
DotA 2 foi lançado em 2013 e é um dos principais representante do gênero MOBA ao lado de League of Legends (LoL). O jogo, desenvolvido pela Valve, sempre foi gratuito e, ao mesmo tempo, é o game que mais premiou nos esports até o momento. Esse sucesso deve-se principalmente ao campeonato mundial The International, que todos os anos reverte parte das vendas do Passe de Batalha para premiação do torneio.
Os requisitos mínimos para rodar DotA 2 são sistema Windows 7 ou superior, processador Intel Dual Core ou AMD at 2.8 GHz e 4 GB de memória RAM. A placa de vídeo deve ser NVIDIA GeForce 8600 ou 9600GT, ATI/AMD Radeon HD2600 ou 3600, compatível com DirectX: 9. O PC também deve ter 15 GB de espaço no HD.
Dota Underlords
Dota Underlords é o Teamfight Tactics (TFT) lançado oficialmente pela Valve — Foto: Divulgação/Steam
Dota Underlords foi lançado este ano, sendo a versão oficial da Valve do Auto Chess, o modo "auto battle" de DotA 2 que virou febre entre os jogadores. O jogo ainda está estruturando seu cenário competitivo com torneios menores. Oficialmente, o primeiro campeonato offline de Dota Underlods acontecerá em outubro de 2019 na ESL One Hamburg.
Os requisitos mínimos para rodar o jogo são sistema Windows 7, 8 e 10 de 64-bits, processador Intel i5, 2.4 Ghz ou superior, e 4 GB de memória RAM. O PC precisa ainda de placa de vídeo integrada com HD Graphics 520 com 128 MB ou mais. É preciso ainda ter uma placa de som compatível com DirectX e 7 GB de espaço no HD.
Como montar um PC gamer que rode jogos em 4K ou ultra acima de 60 fps? Confira no Fórum TechTudo
Paladins
Paladins também ficou famoso pelas acusações de ter plagiado Overwatch — Foto: Divulgação/Steam
Paladins foi lançado em 2016. O jogo de FPS desenvolvido pela Evil Mojo Games é gratuito desde o seu lançamento. Seu competitivo é dividido em três divisões: a Paladins Premier League (PPL) é dedicada ao PC, a Console League aos consoles, e a Paladins Minor League aos jogadores amadores.
Os requisitos mínimos para rodar o jogo são sistema Windows 7 64-bit ou superior, processador Intel Core 2 Duo 2.4 GHz ou Athlon X2 2.7 GHz. O PC precisa ainda ter 4 GB de memória RAM, placa de vídeo NVIDIA GeForce 8800 GT, placa de som compatível com DirectX e 30 GB de espaço no HD.
Quake Champions
Quake Champions é outro FPS que também tem sua própria liga profissional — Foto: Divulgação/Steam
Quake Champions foi lançado em 2017, mas apenas em 2018 se tornou gratuito. Desenvolvido pela Bethesda, o FPS ainda está em acesso antecipado, e tem eventos online como a Quake Open League. Os requisitos mínimos para rodar o jogo são sistema Windows 7 ou superior, processador AMD Phenom II X4-810, Intel Core i5-750 ou Core i3-530. O PC precisa ainda ter 8 GB de memória RAM, placa de vídeo AMD R7 240 GB, NVIDIA GT 730 2GB ou Intel HD 530 e 20 GB de espaço no HD.
Ring of Elysium
Ring of Elysium é mais um jogo do gênero Battle Royale que está entrando na cena de esports — Foto: Divulgação/Steam
Ring of Elysium foi lançado em 2018, e é mais um representante do gênero Battle Royale. Desenvolvido pelo Aurora Studio, o jogo é grátis desde o lançamento. Em 2019, o game entrou no competitivo ao ganhar o seu primeiro torneio oficial, realizado em abril com 15 times profissionais.
Os requisitos mínimos para rodar o jogo são sistema Windows 7, 8.1 ou 10, processador Intel i3 8130U (2 cores, 2.3GHz) ou equivalente. O PC precisa ter ainda 4 GB de memória RAM, placa de vídeo NVIDIA GeForce GT 730 ou equivalente, placa de som compatível com DirectX e 10 GB de espaço no HD.
Smite
Smite traz batalhas onde os jogadores podem escolher deuses como Atena e Thor para batalhas de MOBA — Foto: Divulgação/Steam
Smite foi lançado em 2014 e é outro MOBA. Desenvolvido pela Titan Forge Games, o jogo traz batalhas onde os campeões são divindades de diversas mitologias, como grega, nórdica e egípcia. O competitivo do game é composto por três divisões: a Smite Pro League (PC), a Console League e a Smite Minor League, focada nos jogadores amadores.
Os requisitos mínimos para rodar o jogo são sistema Windows 7 64-bit ou superior, processador Intel Core 2 Duo 2.4 GHz ou Athlon X2 2.7 GHz. O PC precisa ter ainda 4 GB de memória RAM, placa de vídeo NVIDIA GeForce 8800 GT, placa de som compatível com DirectX e 30 GB de espaço no HD.
Team Fortress 2
Team Fortress 2 é um dos "vovôs" dos FPS que continua na ativa entre jogadores competitivos e casuais — Foto: Divulgação/Steam
Team Fortress 2 (TF2) foi lançado em 2007 e é um dos precursores do gênero de FPS. O jogo desenvolvido pela Valve ficou famoso por seus personagens cativantes, um dos elementos que ajudou a fazer sucesso no casual.
Embora já tenha mais de 10 anos na indústria, Team Fortress ainda promove diversos torneios, como o anual Moscow LAN a Recharge Gaming League, a maior liga norte-americana de Team Fortress 2 com representantes na América do Norte, Europa e Austrália. Os requisitos mínimos para rodar o jogo são: sistema Windows 7 (32 ou 64-bit), Vista e XP, processador de 1.7 GHz ou superior, 512 MB de memória RAM, DirectX versão 8.1 e 15 GB de espaço no HD.
Via Steam, Esports Earnings, Gamepedia, Brawlhalla, The Esports Observer, Paladins Esports, Bethesda, Quake Champions,TweakTown, Smite Esports,Team Fortress 2 e RGL.gg
Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
- AMD
- ATI
- Bethesda
- Brawlhalla
- Campeonatos
- Counter Strike: Global Offensive (CS:GO)
- Dota Underlords
- Intel
- Jogos de aventura
- Jogos de ação
- Jogos de estratégia
- Jogos de luta
- League of Legends
- NVIDIA
- Nintendo
- Paladins
- Quake Champions
- Sistemas Operacionais
- Smite
- Super Smash Bros. Ultimate
- Team Fortress 2 (TF2)
- The International
- Valve
- Valve Software
- Windows 10
- Windows 7
- Windows Vista
- Windows XP