Redes sociais

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


Perfis privados no Facebook podem despertar a curiosidade daqueles que não têm acesso à conta, uma vez que todo o conteúdo postado é restrito aos amigos do usuário. Para driblar o bloqueio de privacidade, curiosos e stalkers recorrem a táticas como criar perfis falsos, adicionar amigos em comum, roubar senhas e até mesmo instalar aplicativos espiões no dispositivo da vítima. Na lista a seguir, entenda como sua conta pode ser espionada e aprenda a se proteger de possíveis invasões.

Facebook: conheça quatro táticas que curiosos usam para visualizar perfis privados — Foto: Luciana Maline/TechTudo Facebook: conheça quatro táticas que curiosos usam para visualizar perfis privados — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Facebook: conheça quatro táticas que curiosos usam para visualizar perfis privados — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Perfis falsos

O método mais comum para visualizar perfis privados é a partir de contas falsas. Alguém muito interessado em fuxicar sua vida pode criar um perfil fake única e exclusivamente para ter acesso às suas informações pessoais. Para persuadir você a aceitar a solicitação de amizade, o “amigo fake” pode se passar por uma pessoa de idade semelhante, incluir interesses e fanpages em comum ou mesmo dizer que vem da mesma cidade, escola ou empresa.

O truque costuma ser mais eficaz com pessoas que têm muitos contatos no Facebook. Quem tem menos amigos na rede social, por sua vez, consegue identificar melhor possíveis solicitações falsas. Para evitar que curiosos tenham acesso ao seu perfil, abra as configurações do Facebook e, na seção “Privacidade”, restrinja quem pode enviar solicitações de amizade para você. Vale, ainda, ocultar a lista de amigos de desconhecidos.

2. Aplicativos com spywares

Spywares são capazes de monitorar atividade online no Facebook — Foto: Pond5 Spywares são capazes de monitorar atividade online no Facebook — Foto: Pond5

Spywares são capazes de monitorar atividade online no Facebook — Foto: Pond5

Após o Facebook ter dificultado o acesso a perfis privados, alguns stalkers decidiram recorrer a táticas mais extremas, como instalar spywares no celular ou computador do usuário. Esses programas espiões, capazes de monitorar as atividades online e repassá-las a terceiros, são especialmente perigosos, uma vez que podem extrair informações confidenciais e usá-las para os mais variados fins.

Ao contrário dos adwares, os spywares agem de maneira silenciosa no dispositivo e, por isso, são mais difíceis de detectar. O agente malicioso costuma ser contraído após a vítima clicar em links maliciosos, mas também pode vir oculto com o download de programas ou de arquivos online gratuitos. Para se proteger da ameaça, é importante manter o antivírus atualizado e redobrar a atenção aos links recebidos.

3. Roubo de senha

Roubo de senhas está entre táticas usadas para ter acesso a perfis privados — Foto: Pond5 Roubo de senhas está entre táticas usadas para ter acesso a perfis privados — Foto: Pond5

Roubo de senhas está entre táticas usadas para ter acesso a perfis privados — Foto: Pond5

Outro método para acessar um perfil privado no Facebook é o roubo de senha. A prática costuma requerer conhecimentos em programas do tipo password stealers (ladrões de senha, em português), mas também pode ser realizada a partir de uma técnica muito simples: adivinhação. Usuários com senhas curtas, sem números e caracteres especiais, são alvos mais fáceis.

Quem utiliza o mesmo código em vários sites também corre riscos. Isso porque, se algum dos serviços sofrer uma violação de dados, grande parte das contas do usuário estará vulnerável. No site Have I Been Pwned é possível verificar se o seu endereço de e-mail ou senha já foram expostos na internet. Para reforçar a segurança do seu perfil no Facebook, procure criar códigos mais fortes e usar gerenciadores de senhas.

4. Adicionar amigos dos amigos

Curiosos adicionam amigos dos seus amigos para visualizarem sua conta — Foto: Reprodução/Creative Commons Curiosos adicionam amigos dos seus amigos para visualizarem sua conta — Foto: Reprodução/Creative Commons

Curiosos adicionam amigos dos seus amigos para visualizarem sua conta — Foto: Reprodução/Creative Commons

Nem todas as pessoas restringem a privacidade das publicações apenas a amigos. Alguns usuários optam pela configuração que autoriza amigos dos amigos a verem o conteúdo do perfil. Sabendo disso, curiosos que não querem ter muito trabalho para bisbilhotar a sua conta enviam solicitações de amizade a contatos que vocês têm em comum. Embora não seja garantido, o método tem chances de funcionar. Caso queira evitar acessos indesejados ao perfil, basta manter as publicações restritas à sua lista de amigos.

Facebook: dicas para evitar que curiosos olhem suas informações

Facebook: dicas para evitar que curiosos olhem suas informações

Mais do TechTudo