Produtividade

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


Aplicativos de contagem regressiva são úteis para delimitar um tempo máximo para a execução de tarefas ou para marcar a chegada de um evento especial, como aniversários, feriados e datas comemorativas.

O timer pode ser encontrado de forma nativa nas configurações de relógio do Android e do iPhone (iOS), mas outros apps grátis também oferecem a função, inclusive com alguns adicionais, como a contagem por dias e meses, uso de papéis de parede especiais, envio de alertas e compartilhamento com redes sociais. Confira, a seguir, uma lista preparada pelo TechTudo com seis aplicativos de contagem regressiva.

Aplicativos gratuitos fazem contagem regressivas em celulares Android e iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Countdown Star

Countdown Star faz contagens regressivas de vários eventos no iPhone — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Um dos apps do segmento mais bem avaliados na App Store, o Countdown Star permite fazer contagens regressivas de segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses e anos. O app utiliza papéis de parede especiais para aguardar a chegada do evento, permite adicionar o timer na página de Widgets do iPhone, facilitando a visualização da contagem de forma fácil a qualquer momento, e tem integração com o Apple Watch. O usuário pode criar diversos eventos ao mesmo tempo e compartilhar pelas redes sociais — o destinatário receberá um texto com o título e o tempo faltante.

2. Cronômetro Timer Temporizador

Cronômetro Timer Temporizador faz contagem regressiva com relógio digital e analógico — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Disponível para Android, o app Cronômetro Timer Temporizador faz a contagem na tela usando dois relógios simultâneos: um digital, que mostra até os milésimos de segundo, e outro com estilo analógico, com ponteiros decrescentes, ambos com estilo moderno. O usuário pode iniciar uma contagem regressiva de um minuto até mil horas — é possível editar a contagem durante o percurso, para adiantar ou atrasar a conclusão. Ao final do processo, o app avisa com um alerta na tela, além de sinais sonoro e vibratório. O app também tem um cronômetro comum e um contador de voltas.

3. Contagem Regressiva – Contador de dias

Aplicativo Contagem Regressiva – Contador de dias tem calendário de eventos — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

O app Contagem Regressiva – Contador de dias está disponível para Android e permite criar eventos com nome, data e hora e uma descrição. A partir de então, ele contará os dias e horas que faltam para a chegada do acontecimento. Um calendário nativo facilita a visualização de todos os eventos ao mesmo empo. O aplicativo também envia notificações para avisar do fim da contagem regressiva.

4. Stopwatch & Timer

Stopwatch & Timer funciona na vertical e na horizontal — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

O Stopwatch & Timer é um aplicativo de cronômetro com design elegante e que também realiza contagem regressiva. O app faz a contagem de no máximo nove horas, mostrando a mudança decrescente de horas, minutos, segundos e décimos de segundo. O usuário pode parar e reiniciar o desenvolvimento quanto quiser. Outra vantagem é que o contador pode ser usado na horizontal, deixando-o visualmente maior na tela.

5. Relógio do iPhone

Relógio do iPhone tem função nativa de contagem regressiva — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

O app Relógio, nativo do iPhone, possui a função "Timer" que permite ao usuário determinar um tempo em horas, minutos e segundos para acompanhar a contagem regressiva. Após a ativação, o usuário poderá pausar e retomar a contagem quando quiser, além de visualizar a hora em que o contador chegará ao final. Também é possível escolher um toque específico para tocar ao final do tempo.

6. Relógio do Android

Relógio do Android tem função nativa de contagem regressiva — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

O relógio nativo do Android também possui a função "Timer", que permite criar uma contagem regressiva de até 99 horas, 99 minutos e 99 segundos. O usuário pode criar vários "timers" ao mesmo tempo, com diferentes durações. Eles continuarão diminuindo o tempo independentes um do outro — para alternar entre os contadores ativos, basta deslizar a tela para cima ou para baixo.

Como mudar a hora em um celular Android e no iPhone

Como mudar a hora em um celular Android e no iPhone

Mais do TechTudo