Produtividade

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


Mapas mentais são úteis para memorizar dados com mais facilidade, compreender e solucionar problemas ou auxiliar na gestão de informações na memória, em atividades pessoais, profissionais ou de lazer. A técnica utiliza diagramas, balões, linhas e textos coloridos para organizar as ideias visualmente, e pode ser feita direto no papel ou digitalmente, para programar a linha de raciocínio pelo computador ou pelo celular.

Alguns sites voltados para a criação de mapas mentais podem ajudar a elaborar o planejamento de forma fácil, com ferramentas automatizadas que simplificam a organização dos pensamentos na tela. Confira, a seguir, uma lista preparada pelo TechTudo com seis sites para fazer mapa mental de graça.

Lista traz opções de sites para fazer mapas mentais — Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo Lista traz opções de sites para fazer mapas mentais — Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo

Lista traz opções de sites para fazer mapas mentais — Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. GoConqr (goconqr.com/pt-BR/mapas-mentais)

Após o login no GoConqr, que pode ser feito rapidamente com endereço de e-mail ou conta do Google e Facebook, basta escolher a opção “Mapa mental” no painel do usuário para iniciar seu mapeamento. A interface limpa permite criar o planejamento do zero. Para adicionar ideias, basta tocar no ícone de “+” e arrastar para onde desejar, criando um novo balão de informação organizadamente, e seguir o fluxo de criação a partir de cada novo ícone.

GoConqr permite criar mapas mentais de forma fácil — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes GoConqr permite criar mapas mentais de forma fácil — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

GoConqr permite criar mapas mentais de forma fácil — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Cada ideia pode ser representada por uma cor diferente, com diferentes fontes, tamanhos e formas, de acordo com a importância daquele tema no mapa. Também é possível adicionar itens multimídia para incrementar o arquivo. Ao final das edições, o mapa mental pode ser baixado em formato PNG.

2. MindMeister

MindMeister cria mapas mentais individuais ou em grupo — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes MindMeister cria mapas mentais individuais ou em grupo — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

MindMeister cria mapas mentais individuais ou em grupo — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

O MindMeister permite criar mapas individuais ou em grupos com mais de cem colaboradores, ideal para utilização em empresas. A ferramenta de criação é fácil de usar e possui diversas possibilidades de segmentação, com cores, formas sinalizadoras e até emojis. Cada balão pode ser personalizado individualmente, sendo possível adicionar comentários, links, anexos e tarefas a produzir. Ao final, o site cria uma apresentação de slides automaticamente, em que cada tela apresentará uma ideia específica, permitindo explicá-las de forma clara.

O cadastro no MindMeister pode ser feito com endereço de e-mail ou conta do Google e Facebook. O mapa mental criado pelo usuário fica armazenado na nuvem do próprio serviço, podendo ser editado posteriormente de onde estiver, diretamente pelo navegador.

3. Draw.io

Mapas mentais criados no Draw.io ficam salvos no Google Drive — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Mapas mentais criados no Draw.io ficam salvos no Google Drive — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Mapas mentais criados no Draw.io ficam salvos no Google Drive — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Para usar o Draw.io, o usuário precisa acessar o site e conectar a ferramenta a um serviço de nuvem, como o Google Drive ou One Drive, para que o trabalho fique salvo com segurança e possa ser acessado em qualquer lugar. Após a autorização, é possível escolher entre diversos modelos prontos de organogramas e mapas mentais. A partir de então, será possível editar os textos, remover os balões indesejados, criar ramificações e deixar o mapa do jeito que desejar.

À medida que o usuário cria conexões entre os itens, poderá movimentar as ideias livremente pela tela — o mapa ajustará a setinha de ligação automaticamente, o que deixará o mapa sempre organizado de forma fácil. Entre as opções de formatação estão diferentes cores e gradientes, tipos de linha e tracejado, sombras e fontes tipográficas.

4. Coggle (coggle.it)

Coggle cria mapas mentais simples — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Coggle cria mapas mentais simples — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Coggle cria mapas mentais simples — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

O Coggle possui um layout mais simples e suas ramificações, que partem da ideia principal, podem receber diferentes cores para tornar o diagrama mais organizado. Nessa ferramenta, as ideias secundárias aparecem em formato de texto, não sendo possível criar balões ou utilizar formas geométricas. Apesar disso, é possível conectar as ideias perfeitamente e seguir um fluxo de raciocínio completo. Algumas funções do Coggle estão em inglês e outras em português, mas é possível usar a ferramenta sem maiores dificuldades.

5. Canva (canva.com/pt_br/graficos/mapa-mental)

Editor online Canva tem modelos prontos de mapas mentais — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Editor online Canva tem modelos prontos de mapas mentais — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Editor online Canva tem modelos prontos de mapas mentais — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Os mapas mentais fornecidos pelo Canva possuem diferentes formatos que podem ser editados livremente pelo usuário. Os templates têm cores e estilos modernos, e podem receber textos e elementos gráficos. A ferramenta de edição fornece uma galeria de ícones e figuras para usuários adicionarem suas ideias e criar novas conexões de pensamento a partir do tópico principal. Ao final, é possível compartilhar o mapa mental por e-mail, baixar em formato de imagem ou em PDF.

6. Gliffy

Gliffy cria mapas mentais e permite salvar organogramas no Google Drive — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Gliffy cria mapas mentais e permite salvar organogramas no Google Drive — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Gliffy cria mapas mentais e permite salvar organogramas no Google Drive — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

O Gliffy é uma ferramenta online para criação de diagramas e organogramas. Apesar de estar em inglês, possui um funcionamento intuitivo que não prejudicará os usuários que não dominarem o idioma. Para usar, basta utilizar o menu lateral para escolher os diferentes tipos de forma gráfica e depois adicionar os textos. A opção de mapas mentais permite criar ramificações e subdivisões a partir do tópico principal de forma fácil. É possível modificar o tamanho e as cores de cada item ou utilizar temas prontos disponibilizados pelo serviço.

O Gliffy permite salvar os mapas mentais online e gerar um link para compartilhar a edição com colaboradores externos. Além disso, é possível salvar o mapa diretamente no Google Drive.

Qual a melhor configuração de computador para Excel? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como criar gráficos no Microsoft Excel

Como criar gráficos no Microsoft Excel

Mais do TechTudo