Armazenamento

Por Fernando Sousa, para o TechTudo


Utilizar todo o espaço de armazenamento disponível em um computador com Windows não é uma boa ideia. Isso porque a prática limita algumas funções da máquina, como baixar atualizações, por exemplo, algo importante para manter o dispositivo seguro, assim como seus dados. Dessa forma, é interessante liberar espaço no HD para evitar problemas.

Pensando nisso, o TechTudo apresenta a seguir seis práticas simples e funcionais para manter algum espaço vazio no computador equipado com Windows. As dicas são interessantes mesmo para usuários menos experientes, e a limpeza do HD pode ser feita a qualquer momento.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Computadores com Windows precisam de algum espaço disponível para receber possíveis atualizações; veja dicas para limpar o disco — Foto: Divulgação/Seagate

1. Apagar arquivos duplicados

Quem possui um HD muito cheio pode ter um volume grande de arquivos duplicados. Isso também acontece com usuários que baixam conteúdos por meio de torrent, já que a prática compromete bastante espaço para concluir os downloads. Para acabar com o problema, a maneira mais simples de localizar e excluir os duplicados é optar por um software de localização. Com ele, o usuário pode encontrar todos os arquivos "gemeos" salvos no HD e apagar as cópias, mantendo apenas o original.

Com o software de localização, encontrar os arquivos duplicados fica mais fácil — Foto: Felipe Alencar/TechTudo

2. Limpar arquivos de atualizações

Conforme o Windows baixa novas atualizações, fragmentos das versões passadas continuam ocupando espaço em disco. Apesar disso, é possível apagar esse conteúdo sem prejudicar o funcionamento da máquina. Para acessar a ferramenta de limpeza de disco, o usuário pode pressionar as teclas Windows + R e inserir o comando "cleanmgr", sem as aspas. Em seguida, basta selecionar a unidade em que o sistema está instalado e marcar a opção "Instalações anteriores do Windows". Ao lado direito de cada item, o sistema exibe o volume de dados que será apagado ao final do procedimento.

Os arquivos de atualizações passadas podem ser apagados sem causar problemas para o funcionamento da máquina — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

3. Desinstalar programas não utilizados

Ao comprar um computador ou notebook novo, o aparelho pode vir equipado de fábrica com uma série de softwares que, por vezes, não fazem parte do uso diário do comprador. Para evitar o problema, o usuário pode acessar o “Painel de Controle” e escolher na guia “Programas e Recursos” aqueles que não são necessários e podem ser apagados. Dessa forma, é possível conseguir mais espaço no HD, evitando ainda a execução dos programas em segundo plano.

No Painel de Controle, é possível desinstalar programas desnecessários para o funcionamento do computador — Foto: Reprodução/Nicollas Ribeiro

4. Realizar backup para serviços de nuvem

Fazer backup dos arquivos é outra maneira de manter o sistema limpo. O backup também permite ao usuário guardar seus arquivos de forma mais segura, já que os discos físicos podem ter seu funcionamento comprometido em algum momento.

Existem diversas opções de armazenamento em nuvem – inclusive uma opção integrada aos sistemas da Microsoft, o OneDrive. Ao enviar arquivos para servidores online, o usuário pode liberar bastante espaço no HD sem se preocupar.

O OneDrive é uma solução simples e prática para salvar arquivos na nuvem em PCs com sistema Windows — Foto: Reprodução/Paulo Alves

5. Fazer limpeza de disco

A limpeza de disco é outra funcionalidade nativa do sistema Windows, mas também pode ser realizada por meio de softwares dedicados. Essa prática elimina arquivos desnecessários ou obsoletos em seu sistema, sem comprometer o funcionamento do mesmo. Diversos programas deixam para trás alguns fragmentos, sendo importante fazer a limpeza tanto para conseguir espaço quanto para melhorar o funcionamento do sistema como um todo.

6. Desativar modo hibernação

O modo hibernação do Windows requer bastante espaço de seu disco rígido, já que a ferramenta do sistema salva o estado que está sendo executado e garante que o usuário tenha um acesso mais rápido ao retomar o uso do computador.

Para quem não faz uso dessa ferramenta, desativar a função pode ser uma forma interessante de liberar espaço no HD. Para realizar o procedimento, é preciso acessar o “Prompt de Comando” e, em seguida, inserir “powercfg /hibernate off”, sem aspas.

Digite o comando da imagem acima e pressione "Enter" para desativar a hibernação do Windows — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

Qual é o melhor notebook barato para comprar? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo