E-commerce

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo


A Black Friday 2019 acontece nesta sexta-feira (29). Para quem quer economizar e garantir os melhores descontos durante a compra, a dica é utilizar aplicativos de ofertas e busca de preços. Pensando nisso, o TechTudo selecionou dez apps para encontrar os menores preços durante o evento. Todos os programas estão disponíveis de graça em celulares Android e no iPhone (iOS), em incluem diversas categorias de serviço, como Zoom, Promobit, Groupon, Cuponeria, entre outros.

Vale ressaltar que nenhum destes apps possui loja própria — eles apenas buscam e classificam as promoções encontradas no e-commerce brasileiro, seja por recurso de bot ou por participação da comunidade. Os descontos descobertos podem ser de produtos, como eletrônicos, perfumaria ou vestuário, ou de serviços, como pacotes de viagens, impressão de fotos ou refeição.

Black Friday 2019: veja melhores apps para acompanhar promoções e ofertas — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo Black Friday 2019: veja melhores apps para acompanhar promoções e ofertas — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Black Friday 2019: veja melhores apps para acompanhar promoções e ofertas — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos na Black Friday? Conheça o Compare TechTudo

Buscapé

Buscapé é um dos mais antigos serviços do tipo — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso Buscapé é um dos mais antigos serviços do tipo — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

Buscapé é um dos mais antigos serviços do tipo — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

O aplicativo do Buscapé possui o mesmo design do Zoom, empresa que agora também é responsável pelo antigo concorrente, um dos serviços de comparação de preço mais antigos da Internet. Com interface simples, o app prioriza o campo de buscas, que pode ser usado inclusive com o microfone, e as categorias de destaque. Para a Black Friday 2019, o Buscapé separou uma categoria de destaque com as ofertas "mais quentes", segundo a apuração da própria ferramenta. Nesta área, é possível encontrar ofertas de móveis, games, notebooks, televisores e muito mais.

O usuário pode ainda favoritar alguns produtos no menu do aplicativo para acompanhar de perto a variação de preço, o que é uma ótima forma de driblar as promoções enganosas na Black Friday 2019. Também é possível selecionar ofertas para o "alerta de preço", uma ferramenta que avisa quando determinado produto chegou ao valor desejado pelo consumidor.

Cuponeria

Cuponeria oferece um catálogo de cupons de descontos — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso Cuponeria oferece um catálogo de cupons de descontos — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

Cuponeria oferece um catálogo de cupons de descontos — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

O Cuponeria, por outro lado, possui uma proposta diferente, pois disponibiliza uma série de cupons virtuais que podem ser usados para adquirir diversos produtos com descontos em restaurantes, cinema e lojas de vestuário.

Ao entrar no app, o usuário se depara com um banner no topo convidando para aproveitar as ofertas especiais da Black Friday 2019 que, de acordo com o serviço, podem chegar a até 90% de desconto. Para gerar um cupom para a oferta selecionada, porém, é necessário ter um cadastro no app, que é gratuito.

Groupon

Groupon tem ofertas em destaque para a Black Friday 2019 — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso Groupon tem ofertas em destaque para a Black Friday 2019 — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

Groupon tem ofertas em destaque para a Black Friday 2019 — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

O Groupon funciona como um catálogo de ofertas disponíveis em diversas áreas, como viagens, parques, restaurantes e cinema, que estão próximas do usuário, localizadas por meio do GPS do celular. Para aproveitar cada promoção, utilizando o sistema e compra coletiva, é necessário adquiri-la pelo próprio aplicativo.

O app, que hoje pertence ao Peixe Urbano, possui uma categoria interna só para descontos do período da Black Friday 2019. O Groupon atesta que todas as ofertas são reais, com quedas substanciais de preço.

JáCotei

JáCotei mantém app simples e leve — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso JáCotei mantém app simples e leve — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

JáCotei mantém app simples e leve — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

O JáCotei é um site comparador de preços que tem um sistema independente e app próprio para celulares. Assim como seus principais concorrentes, a ferramenta em destaque é o seu sistema de busca interno, que encontra os menores preços para o produto pesquisado.

O aplicativo também possui alertas de preço e lista de desejos, para o consumidor acompanhar a variação de valores e saber se a oferta é real ou não neste período de Black Friday 2019. Entretanto, é preciso criar uma conta gratuita para aproveitar as facilidades.

Pelando

Pelando mostra quando uma oferta é quente ou fria — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso Pelando mostra quando uma oferta é quente ou fria — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

Pelando mostra quando uma oferta é quente ou fria — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

O app para smartphones do Pelando segue a mesma proposta do site, de ser uma comunidade em forma de rede social para as pessoas compartilharem as melhores ofertas da Internet. O serviço tem membros dedicados a apurar essas promoções e indicar quando um desconto é válido ou não.

Por meio de sinais visuais, sendo "quente" quando a oferta é realmente impactante e "frio" quando não vale a pena, o Pelando se posiciona como uma ferramenta capaz de acompanhar as verdadeiras ofertas da Black Friday 2019, para livrar o consumidor de qualquer furada.

Peixe Urbano

Peixe Urbano oferece descontos para compras coletivas — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso Peixe Urbano oferece descontos para compras coletivas — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

Peixe Urbano oferece descontos para compras coletivas — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

O app do Peixe Urbano é praticamente igual ao do Groupon, uma vez que são desenvolvidos pela mesma empresa — a única diferença é a cor. Por isso, todas as ferramentas e características presentes em um podem ser usadas no outro.

Promobit

Promobit traz ofertas bem organizadas — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso Promobit traz ofertas bem organizadas — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

Promobit traz ofertas bem organizadas — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

O Promobit é um dos maiores concorrentes do Pelando, pois tem a mesma proposta de atuação, com um design mais organizado. Apesar de não ter o sistema visual de indicação "quente ou frio", é fácil saber quando uma oferta vale a pena por meio de outros indicativos.

Diferentemente de outros apps, o feed principal atualiza as promoções em tempo real. Assim, o usuário pode ficar atento ao que há de mais recente, para não perder o desconto, que geralmente é por tempo limitado. Para a Black Friday 2019, o Promobit incentiva o uso da sua ferramenta de alertas, que avisa quando há queda no preço do produto pesquisado.

Promotop

Promotop traz proposta igual Promobit e Pelando — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso Promotop traz proposta igual Promobit e Pelando — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

Promotop traz proposta igual Promobit e Pelando — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

O Promotop é um novo concorrente nesta categoria de “rede social de descontos”. O app para celular possui o design mais limpo de todos, valorizando ainda mais a visualização das ofertas cadastradas.

O aplicativo não traz qualquer chamada para a Black Friday, mas é possível acompanhar as principais promoções por meio da área "Top Ofertas", que deve apresentar o maior desconto encontrado para aquele produto. Quando uma promoção chega ao fim, o cartão correspondente fica cinza, evitando possíveis enganos.

Vigia de Preço

O Vigia de Preço alerta o usuário quando tem desconto — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso O Vigia de Preço alerta o usuário quando tem desconto — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

O Vigia de Preço alerta o usuário quando tem desconto — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

O Vigia de Preço tem uma abordagem mais tradicional, agindo como um serviço de pesquisa de preços. Ao entrar no app, além do campo de busca em destaque, ele apresenta na página principal as principais ofertas da Black Friday 2019, obtidas em grandes lojas do e-commerce brasileiro. De fato, é um dos apps mais simples e leves da lista.

Zoom

Zoom mostra como o preço variou nos últimos 40 dias de um produto — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso Zoom mostra como o preço variou nos últimos 40 dias de um produto — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

Zoom mostra como o preço variou nos últimos 40 dias de um produto — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

O aplicativo do Zoom traz todas as principais ferramentas do site, com destaque para o campo de busca, as categorias de produtos e as ofertas da Black Friday 2019, que podem ser ordenadas pelas promoções "mais quentes", pelo "menor preço" geral ou pelo "maior desconto". Também é possível saber qual é o item mais buscado.

Ao clicar em um produto, é possível ver a variação do preço nos últimos 40 dias ou nos últimos seis meses, para saber se o desconto aplicado é realmente válido. O software também traz ferramentas de alerta de preço.

Como comprar o celular mais barato pelo Compare TechTudo

Como comprar o celular mais barato pelo Compare TechTudo

Mais do TechTudo