Jogos de RPG

Por Gustavo Lima de Almeida, para o TechTudo


O gênero dos jogos MMORPG teve seu auge na década de 2000, com muitos títulos que marcaram a geração, como Ragnarok Online, RuneScape e Perfect World. Os games eram sucessos no PC, principalmente durante as jogatinas nas lan houses. Com a chegada da nova década e a queda de popularidade das lan houses, as empresas decidiram relançar os jogos online para vários usuários nos celulares Android e iPhone (iOS). Confira, a seguir, cinco MMORPG mobile disponíveis para download em smartphone e fazem parte de franquias de sucesso no PC.

Ragnarök M: Eternal Love reimagina MMORPG clássico da Gravity com visuais tridimensionais, mas mantém perspectiva de gameplay — Foto: Divulgação/Gravity

MU Origin 2

MU Origin 2 expande naquilo que suas versões anteriores trouxeram — Foto: Divulgação/Webzen

O título mais novo da franquia, MU Origin 2 é recebeu uma melhora significativa em comparação com seu antecessor mobile, MU Origin, e resgata bastante similaridades da versão clássica dos PCs. O jogador pode pode escolher entre quatro classes e completar missões, explorar masmorras e evoluir os personagens juntos dos amigos. Os controles podem ser confusos para quem está acostumado com o jogo original, mas o sistema de progressão e diversidade do jogo se destacam.

Ragnarok M: Eternal Love

Ragnarök M: Eternal love já está disponível para celulares — Foto: Divulgação/Gravity

Versão mobile do famoso MMORPG dos anos 2000, Ragnarok M: Eternal Love recria o universo do popular Ragnarok Online, que foi um dos grandes RPGs da época. A versão mobile é totalmente em português e já é considerado um sucesso com mais de um milhão de downloads. O jogo tem as mesmas classes já conhecidas da versão para PC e traz as mesmas aventuras pelo mundo de Rune Midgard. A principal diferença é que a edição para celulares utiliza um sistema de itens adquiridos por gacha.

Lineage 2: Revolution

Lineage 2: Revolution requer um celular mais modesto para rodar — Foto: Divulgação/Netmarble

Com gráficos muito bem trabalhados mesmo no mobile, Lineage 2: Revolution traz bastante dos elementos que marcaram sua versão no PC dos anos 2000, inclusive sua trama é bastante conectada com os jogos anteriores. Por carregar gráficos detalhados, o jogo é bastante pesado e requer um celular potente para rodar. O destaque do título é a presença de diferentes raças e classes. Os jogadores podem escolher entre serem humanos, elfos, elfos sombrios e anões. Cada raça tem um leque de seis classes para escolher, totalizando 24 profissões.

Old School Runescape

Old School Runescape mantém a versão clássica do jogo — Foto: Divulgação/Jagex

Old School RuneScape é uma versão do jogo RuneScape que recria o tempo mais clássico do game, mais precisamente a versão de 2007. Este servidor se tornou oficial em 2013 com o objetivo de conservar o estado nostálgico que os fãs lembravam do game. Uma versão mobile deste versão foi lançada em 2018, com multiplayer entre plataformas. Com alguns comandos adaptados para facilitar a vida do jogador mobile, Old School Runescape é leve e permite ter toda a experiência do game clássico no celular.

Perfect World Mobile

Perfect World finalmente chegou ao mundo dos mobiles — Foto: Divulgação/Perfect World Entertainment

Um dos MMORPGs mais famosos da década, Perfect World marcou a geração 2000 e já está disponível para baixar nos celulares atualmente. A versão mobile traz uma representação bastante fiel compara a original e gráficos muito bem trabalhados. PW Mobile foi lançado em 4 de setembro deste ano, sendo o lançamento mais recente da lista. O jogo conta com uma história original, mas que está inserida no universo do jogo, trazendo toda a nostalgia daqueles que jogaram o sucesso de 2005 nos PCs.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Mais do TechTudo