Redes sociais

Por Marcela Franco, para o TechTudo


Uma falha com um GIF malicioso foi a notícia mais lida do TechTudo sobre WhatsApp no mês de outubro. A brecha permitiria que hackers tivessem acesso ao conteúdo pessoal dos usuários por meio do simples compartilhamento de um GIF. Entre os destaques estão também a admissão do envio ilegal de mensagens em massa nas Eleições de 2018 e a união do mensageiro ao TSE para combater fake news.

No último dia do mês, o aplicativo liberou para usuários de Android o desbloqueio por digital. Tutoriais para recuperar mensagens apagadas e utilizar programas para limpar arquivos no app também estão entre as matérias mais lidas do mês. Confira, a seguir, os destaques sobre o WhatsApp publicados pelo TechTudo no mês de outubro.

Falha com GIF malicioso e mensagens ilegais nas Eleições foram destaques do WhatsApp em outubro — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Falha com GIF malicioso

No início do mês de outubro, uma falha de segurança envolvendo um GIF malicioso no WhatsApp foi divulgada por um pesquisador conhecido como Awakened. O bug permitia que hackers tivessem acesso a mensagens dos usuários que compartilhassem o arquivo contaminado em dispositivos com Android 8 (O) ou 9 (P). A brecha, já corrigida pelo mensageiro, não afeta dispositivos com Android 10 ou iPhone (iOS).

2. Envio ilegal de mensagens nas Eleições 2018

Uma declaração do gerente de políticas públicas e eleições globais do WhatsApp, Ben Supple, admitiu o uso do mensageiro para enviar ilegalmente mensagens em massa nas Eleições de 2018. De acordo com o executivo, "na eleição brasileira do ano passado houve a atuação de empresas fornecedoras de envios maciços de mensagens, que violaram nossos termos de uso para atingir um grande número de pessoas".

Em resposta ao TechTudo, a assessoria do aplicativo disse ter banido um grande número de contas que tentaram enviar mensagem em massa ou conteúdo automatizado durante o período eleitoral.

3. Limpar arquivos do aplicativo com o Cleaner for WhatsApp

Como usar o Cleaner for WhatsApp para limpar arquivos do aplicativo

Como usar o Cleaner for WhatsApp para limpar arquivos do aplicativo

Este tutorial ensinou a usar o Cleaner for WhatsApp para limpar arquivos do mensageiro e deixar o celular mais leve. O aplicativo gratuito está disponível para Android e conta com uma interface intuitiva, permitindo liberar espaço no smartphone ao descartar conteúdo que não é mais utilizado. O app ainda mostra o espaço ocupado pelas mídias e a quantidade de arquivos presentes no armazenamento do WhatsApp.

4. Limpar arquivos do app com o WCleaner for WA

Outra opção para remover arquivos do WhatsApp é o WCleaner for WA. O app também limpa conteúdo recebido nas conversas do mensageiro de forma grátis em aparelhos com o sistema do Google. O aplicativo separa os arquivos em categorias como Imagens, GIFs, áudios, mensagens de voz e vídeos.

WCleaner for WA apaga arquivos baixados do WhatsApp — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

5. Recuperar mensagens e fotos apagados "para todos"

Com o Deleted Whats Message, é possível recuperar mensagens e fotos apagadas "para todos". O app armazena o conteúdo recebido no WhatsApp e permite encontrar os arquivos mesmo após apagado do mensageiro. Para isso, é necessário ativar o serviço antes de as conversas serem deletadas.

Deleted Whats Message recupera mensagens e fotos apagados do WhatsApp — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

6. Desbloqueio por digital no Android

No último dia do mês, o WhatsApp começou a liberar para todos os usuários o desbloqueio do aplicativo por impressão digital. A função, que estava em fase de testes desde agosto, era aguardada pelos usuários, que costumavam recorrer a apps de terceiros para garantir o bloqueio. O recurso foi disponibilizado para iPhone (iOS) no início do ano.

7. Escrever no WhatsApp com letras diferentes

Outro destaque do mês foi o tutorial de como escrever com letras diferentes no WhatsApp, utilizando o BlueWords. O app permite utilizar diversos tipos de fontes nas mensagens, incluindo letras grandes azuis, texto espaçado, caracteres sobrescritos em figuras geométricas e muito mais. O programa está disponível no Android.

Aprenda a usar o app BlueWords para personalizar a fonte do WhatsApp — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

8. WhatsApp deixa de exibir avisos de conversas silenciadas no iPhone

O WhatsApp liberou uma atualização que passa a ocultar os avisos de conversas silenciadas do ícone do aplicativo no iPhone (iOS). A mudança, desejada por alguns usuários, está disponível a partir da versão 2.19.110 do mensageiro para a plataforma da Apple. Com isso, o app não mostrará mais o indicador vermelho com o número de mensagens de conversas cujas notificações foram desativadas.

9. WhatsApp não estará mais disponível em celulares antigos

A partir do dia 1º de fevereiro de 2020, o WhatsApp não estará mais disponível em aparelhos com sistemas operacionais muito antigos. O aplicativo perderá a compatibilidade com dispositivos que rodem Android 2.3.7 ou anterior e iOS 8 ou mais antigo. No caso do sistema do Google, a versão corresponde a 0,3% da base de usuários do mensageiro em todo o mundo.

10. WhatsApp se une ao TSE no combate a fake news

Neste mês de outubro, o WhatsApp passou a fazer parte do Programa de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o objetivo de combater os resultados negativos provocados por desinformação e fake news no processo eleitoral brasileiro. A iniciativa é voltada, principalmente, para as Eleições Municipais de 2020. Além do mensageiro, Google, Facebook e Twitter também integram o programa, que soma 40 instituições parceiras.

WhatsApp integra programa contra fake news criado pelo TSE — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Mais do TechTudo