Redes sociais

Por Anna Kellen Bull*, de São Paulo


O WhatsApp Business é a versão comercial do aplicativo mais popular do Brasil. O app promete ajudar empresas, principalmente de pequeno e médio porte, a aprimorar a comunicação com clientes. Para expandir ainda mais seu uso no país, o WhatsApp promoveu um encontro com empreendedores em São Paulo, nesta quarta-feira (13), em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). No evento, a entidade e o mensageiro anunciaram uma parceria com o objetivo de popularizar a edição Business e torná-la o principal canal de comunicação entre estabelecimentos e consumidores.

O projeto, que inicia no estado de São Paulo, oferece treinamentos de recursos do aplicativo para pequenos empresários, para que eles aprendam a usar as ferramentas de forma mais eficiente. O TechTudo reúne, na lista a seguir, os principais pontos abordados durante a apresentação. Vale lembrar que o WhatsApp comercial está disponível para download gratuito no Android e iPhone (iOS).

O que é WhatsApp Business? Veja dicas para o app comercial de mensagens — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo O que é WhatsApp Business? Veja dicas para o app comercial de mensagens — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

O que é WhatsApp Business? Veja dicas para o app comercial de mensagens — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

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1. Treinamento do Sebrae

A parceria entre o Sebrae-SP e o WhatsApp tem como objetivo treinar e educar pequenos empresário e empreendedores brasileiros. As ferramentas do aplicativo podem ajudá-los a manter uma conexão otimizada com clientes e a expandir seus negócios. Os treinamentos, que começam em São Paulo, vão mostrar o modo de funcionamento de recursos e as melhores práticas do aplicativo. Além do curso, os materiais também ficam disponíveis no site do Sebrae, redes sociais e canais digitais. Segundo a entidade, o conteúdo estará pronto a partir de janeiro de 2020.

2. Catálogo de produtos ou serviços

No começo de novembro, o mensageiro liberou o recurso de Catálogo em perfis comerciais no Android e iPhone (iOS). A novidade, que também foi abordada no evento, é útil para empresas exibirem seus serviços ou produtos na plataforma, como uma espécie de cardápio. Dessa forma, é possível usar o perfil empresarial para mostrar imagens e preços de bolos, se você for dono de uma padaria, por exemplo. Além da foto, o empreendedor pode inserir outras informações e detalhes, como descrição, link e código. Vale lembrar que os itens seguem a mesma política de vendas do Facebook e do Instagram: animais, drogas, armas e objetos ilícitos são proibidos.

Crie catálogos no WhatsApp Business — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Crie catálogos no WhatsApp Business — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Crie catálogos no WhatsApp Business — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

3. Usar respostas rápidas

Os empreendedores também falaram sobre a importância de ser rápido ao responder dúvidas de usuários. Para passar uma boa impressão e ajudar a conquistar novos consumidores, o WhatsApp Business permite criar textos prontos para agilizar o atendimento ao cliente. O recurso de respostas prontas evita que seja preciso digitar manualmente mensagens longas, como cardápios e tabela de preços, a cada solicitação. Por meio de comandos que você mesmo cadastra no app, as frases são escritas automaticamente, a fim de agilizar o atendimento e evitar demora nas respostas.

Use respostas predefinidas no WhatsApp Business — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Use respostas predefinidas no WhatsApp Business — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Use respostas predefinidas no WhatsApp Business — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

4. Criar mensagens automáticas

Durante a apresentação, o WhatsApp frisou que é importante usar o recurso de mensagens automáticas para evitar que os clientes esperem por uma resposta por muito tempo. O app permite enviar textos automáticos, inclusive em horários fora do expediente, para avisar sobre a ausência e a previsão de próximo atendimento. Na mensagem, é possível indicar o dia ou hora em que a conversa será retomada, ou uma frase de saudação, para informar que o negócio está disponível e que o cliente será atendido em breve. Assim, o empreendedor tem a chance de começar a conversa de forma amigável.

Mensagem Automática no WhatsApp Business — Foto: Reprodução/ WhatsApp. Editado Ana Paula Rocha Mensagem Automática no WhatsApp Business — Foto: Reprodução/ WhatsApp. Editado Ana Paula Rocha

Mensagem Automática no WhatsApp Business — Foto: Reprodução/ WhatsApp. Editado Ana Paula Rocha

5. Etiquetas para organizar conversas

O profissional pode usar o recurso de Etiquetas para sinalizar as conversas com marcadores coloridos, a fim de categorizar os clientes e facilitar a organização das mensagens. A ferramenta é indicada, principalmente, para negócios que recebem um grande número de mensagens todos os dias. Isso porque o app permite escolher uma cor diferente para cada categoria, da maneira que você preferir. Com a opção, é possível, por exemplo, distinguir clientes novos dos antigos, destacar pedidos em aberto, separar pessoas por localidade, diferenciar atendimentos urgentes, entre outras opções.

A função etiquetas do WhatsApp Business  ajuda a atender as demandas com mais controle e organização — Foto: Marvin Costa/TechTudo A função etiquetas do WhatsApp Business  ajuda a atender as demandas com mais controle e organização — Foto: Marvin Costa/TechTudo

A função etiquetas do WhatsApp Business ajuda a atender as demandas com mais controle e organização — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Números e casos de sucesso

Segundo uma pesquisa do Sebrae, existem nove milhões de pequenas e médias empresas no Brasil, e 72% dos pequenos negócios brasileiros já utilizam a versão Business do mensageiro. Outro dado interessante é que 73% de pequenas e médias corporações que usam o WhatsApp no Brasil afirmam ter ampliado o volume de venda graças às ferramentas da plataforma, ainda de acordo com o estudo.

Na apresentação, o WhatsApp reuniu profissionais de diferentes ramos para que eles contassem suas experiências de uso do aplicativo em atividades dos negócios. Destacaram-se as histórias das empresas Cupcakes By Isa, em que a empresária contou que 70% das vendas vêm do WhatsApp; e Boutique de Krioula, em que 80% dos negócios ocorrem via app.

*A jornalista viajou para São Paulo a convite do WhatsApp

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