Por Bruna Telles, para o TechTudo


Pokémon é uma das maiores franquias de entretenimento, e também está presente nos esports. Embora tenha personagens na série Smash Bros., a franquia têm seu próprio competitivo, dividido em duas modalidades. Uma é dedicada aos jogos, conhecida como Video Game Championship (VGC). A outra é dedicada aos tradicionais jogos de cartas, a Trading Card Game (TCG). Com diferentes tipos de torneios, todos os anos o ponto alto do cenário é o Pokémon World Championship, o Mundial da categoria. Existe ainda o Pokkén Tournament, torneio do jogo de luta de Pokémon, e Pokémon GO, que tem competições organizadas pela própria comunidade. Confira, a seguir, cinco curiosidades sobre Pokémon nos esports.

Pokkén Tournament

Pokkén Tournament trouxe o mundo das lutas 3 vs 3 para franquia Pokémon, com elementos similares à Tekken — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Lançado em 2016, Pokkén Tournament colocou os personagens de Pokémon em lutas similares às de Tekken. Nada disso é coincidência, pois ambos os games são produzidos pela empresa Bandai Namco. O jogo já fez parte de duas Evolution Championship Series (EVO), coroou o japonês Abe "Tonosama" Hisaharu campeão em 2016, e o norte-americano Christian "Suicune Master" Patierno em 2017. Já Pokkén Tournament DX, versão para Nintendo Switch, fez parte da EVO 2018, e viu o norte-americano Liam "Twixxie" Nelson vencer.

Pokémon VGC

O cenário de Pokémon VGC é aberto a todos os treinadores que quiserem tentar uma vaga no Mundial — Foto: Reprodução/Pokémon.com

A cena de Pokémon se divide entre os trading cards (TCG) e os jogos (VGC), que engloba os outros games. O cenário de VGC é formado por diferentes níveis de torneios, onde todas as competições são abertas para os jogadores, exceto o Mundial. Os Premier Challenges e Midseason Showdowns são a porta de entrada para os players. Os Regional Championships reúnem os melhores treinadores do país. Os International Championships são o maior nível de torneio aberto, e para disputar o Pokémon World Championships é preciso ter conquistado pontos suficientes nos campeonatos anteriores.

Gustado Wada

Brasileiro Gustavo Wada levou a melhor e venceu o torneio de Pokémon TCG este ano em Berlim, Alemanha — Foto: Reprodução/Twitter Pokémon UK

Gustavo Wada é o nome de maior relevância no competitivo de trading cards. Campeão mundial da divisão Junior de TCG em 2011, Wada mudou para divisão Masters há alguns anos, e até o momento faturou cerca de US$ 30,7 mil (R$ 123,6 mil) em torneios, segundo o site Esports Earnings. Seus melhores resultados são o primeiro lugar no SPE Cannes, Special Event Chile #3 e no International Berlin, todos em 2019. No mundial de Pokémon TCG, seu melhor resultado foi o sexto lugar na edição 2016. No ranking brasileiro, o jogador é atualmente o quarto colocado.

Torneios no Brasil

Temporada competitiva 2020 de Pokémon TCG e VGC começará com dois torneios no Brasil — Foto: Reprodução/Pokémon.com

A temporada competitiva 2020 de Pokémon TCG e VGC terá seus primeiros torneios realizados no Brasil. A cidade de São Paulo irá receber o Latin America International Championships entre os dias 15 e 17 de novembro, onde os jogadores das duas modalidades se enfrentarão no Centro de Eventos PRO MAGNO. Com prêmios em dinheiro e pontos do circuito competitivo em jogo, as disputas serão transmitidas pelos canais oficiais de Pokémon e Pokémon TCG na Twitch TV.

Pokémon GO

Disputado durante o mundial de Pokémon, o Pokémon Go Invitational foi o primeiro torneio oficial do app — Foto: Reprodução/Youtube The Official Pokémon YouTube channel

Lançado em 2016 para dispositivos Android e iPhone (iOS), Pokémon GO é um grande sucesso no casual que ainda não conseguiu entrar oficialmente no competitivo. Em agosto de 2019 foi realizado o primeiro torneio do jogo durante o Mundial, que teve a vitória do influenciador Kieng "PoGoKieng". O competitivo de Pokémon GO existe e é ativo, mas é baseado em competições organizadas pela própria comunidade, em sua maioria através da Silph League Arena. Ainda em crescimento, a cena ainda não tem apoio oficial da Niantic ou da Pokémon Company.

Mais do TechTudo